Fumaça recebe nova bolsa de 175 mil euros para financiar projecto jornalístico
Fumaça, o projecto de jornalismo independente que nasceu a partir do podcast É Apenas Fumaça, vai receber novo financiamento da Open Society Foundations no valor de 175 mil euros.
Pedro Durães
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Fumaça, o projecto de jornalismo independente que nasceu a partir do podcast É Apenas Fumaça, vai receber novo financiamento da Open Society Foundations no valor de 175 mil euros. É a segunda vez que esta bolsa de apoio ao jornalismo é atribuída ao projecto, que havia já recebido 80 mil euros em Abril do último ano. A bolsa servirá para financiar o projecto até 2020, permitindo a contratação de profissionais para reforçar especificamente as áreas de jornalismo, marketing e angariação de fundos, e design e multimédia. “Apostar em jornalismo de investigação, com profundidade e tempo para pensar, explicando os comos e os porquês dos acontecimentos que condicionam as nossas vidas, e ainda expandir a área de actuação para o Brasil e Angola, tendo jornalistas brasileiros e angolanos a fazer reportagens a partir desses países” são os objectivos agora traçados pelos responsáveis do projecto para 2019 e 2020.
O financiamento agora obtido permitirá garantir a sustentabilidade do projecto até meio de 2020, sendo o objectivo alcançar a sustentabilidade através de “contribuições individuais de quem ouve, vê ou lê os seus trabalhos”. “Viver apenas de quem nos apoia ainda é curto, sabemos isso. Mas esta bolsa vai ajudar-nos a chegar a esse objectivo, a contratar profissionais que nos farão chegar lá”, afirma Ricardo Esteves Ribeiro, jornalista do Fumaça. “Recusamos a ideia de que as pessoas não queiram pagar por informação. Querem, mas apenas a que consideram boa, pensada, estruturada. Onde possam ver o trabalho e a honestidade de quem a produziu. E, principalmente, por projectos que façam menos, mas bem”, acrescenta, considerando que “é preciso reconquistar a confiança do público”.
Enquanto podcast, o Fumaça foi fundado em Junho de 2016 e já produziu mais de 200 trabalhos dedicados a temas como direitos humanos, racismo, imigração, discriminação, educação, feminismo, questões LGBTI ou ambiente, entre eles “Palestina, histórias de um país ocupado”, reportagem distinguida com os prémios do júri e do público na categoria Narrativa Sonora Digital dos Prémios de Ciberjornalismo do Observatório do Ciberjornalismo.