“Praticamente ninguém usava água micelar para a limpeza de rosto”
Tiago Melo, director de marketing de grande consumo da L’Oréal Portugal, explica por que há áreas em que vale a pena investir em inovação e marketing.

Rui Oliveira Marques
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Há sete anos praticamente ninguém usava água micelar para a limpeza de rosto. Hoje, e de acordo com os estudos da L’Oréal, é o produto mais usado em Portugal na limpeza de rosto. Tiago Melo, director de marketing de grande consumo da L’Oréal Portugal, explica por que há áreas em que vale a pena investir em inovação e marketing.
Meios & Publicidade (M&P): Depois de ter estado um ano como director de marketing e vendas da Swatch regressou no início deste ano à L’Oréal como director de marketing. Que objectivos é que lhe estabeleceram quando assumiu este desafio?
Tiago Melo (TM): Foi-me atribuída a responsabilidade de conduzir as marcas L’Oréal Paris e Garnier, que estão presentes em todas as categorias de beleza. Os grandes desafios que tenho passam por reforçar as vitórias alcançadas nos últimos anos, do ponto de vista de posição e penetração no mercado, bem como de proximidade e relevância local destas marcas internacionais.
M&P: Quais as diferenças entre a realidade do mercado português e as de outros países europeus em matéria de produtos de beleza? Em que é que a L’Oréal Portugal se diferencia face às sucursais de outros países?
TM: Portugal é um país com características muito próprias relativamente aos outros países europeus, mesmo em comparação com Espanha que está mesmo aqui ao lado. Desde logo o nosso clima único, com boas temperaturas durante praticamente todo o ano. Somos o país com maiores taxas de penetração em produtos de higiene: champô, desodorizantes e gel de banho. Por outro lado, somos o único país europeu onde o cabelo se assume como o elemento mais importante para a beleza feminina, enquanto que pela Europa fora é a pele do rosto, quer via tratamento ou via maquilhagem.
M&P: Quais as implicações dessas diferenças?
TM: No que toca a produtos capilares, Portugal apresenta excelentes taxas de penetração de produto. O desafio do marketing é a forte competição pela luta de posição no mercado. No que toca a produtos para a pele, o desafio passa, pelo menos no que toca às nossas marcas, pelo aumento de penetração e criação de novas e importantes rotinas no cuidado diário da pele dos portugueses. Exemplo disso foi o papel desempenhado pela Garnier nos últimos sete anos no que toca à limpeza de pele. Há sete anos, praticamente ninguém usava água micelar para a limpeza de rosto. Hoje, e de acordo com os nossos estudos, é o produto mais usado em Portugal na limpeza de rosto (39 por cento das mulheres) e Garnier é o líder indiscutível do segmento, porque foi esta a marca a educar e ensinar os portugueses sobre os benefícios únicos deste gesto no cuidado da sua pele. Portugal é um dos países europeus onde a penetração das marcas da L’Oréal, e em específico em grande consumo, é maior. Temos inclusive a maior Garnier do mundo em termos de quota de mercado – explicada pela relevância e proximidade da cultura da marca com a cultura do país – o que nos deixa naturalmente bastante orgulhosos, mas implica uma grande responsabilidade por sermos país-exemplo para todo o mundo L’Oréal.
Temos inclusive a maior Garnier do mundo em termos de quota de mercado – explicada pela relevância e proximidade da cultura da marca com a cultura do país
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