Coronavírus: Direcção-geral de Saúde e Polígrafo juntam-se no combate às notícias falsas
Os conteúdos produzidos pelo Polígrafo sobre o coronavírus passaram a ser validados cientificamente pela Direcção-Geral da Saúde. A parceria, válida desde segunda-feira, consiste em identificar, avaliar e classificar a informação […]
Meios & Publicidade
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões
Os conteúdos produzidos pelo Polígrafo sobre o coronavírus passaram a ser validados cientificamente pela Direcção-Geral da Saúde.
A parceria, válida desde segunda-feira, consiste em identificar, avaliar e classificar a informação que vai sendo publicamente partilhada sobre o tema. Graça Freitas, directora-geral da saúde, refere que a “publicação e partilha de informação falsa é um dos maiores riscos para a saúde pública, quando se trata de problemas emergentes como o da COVID-19. Esta parceria é um importante contributo para distinguir informação falsa da fidedigna”.
Já Fernando Esteves, director do Polígrafo, considera que esta parceria, que não envolve contrapartidas financeiras, “é um exemplo acabado dos princípios que estiveram na base da criação do jornal: a defesa da verdade, nomeadamente em cenários críticos de saúde pública, como é manifestamente o caso”.
A nível internacional, o Polígrafo participa no projecto CoronaVirusFacts Alliance, que envolve dezenas de sites de fact-checking que se uniram para verificar a veracidade das informações sobre o tema.