ICA vai apoiar filmes para estrearem em televisão e em plataformas de streaming
O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) vai manter as datas previstas de fecho dos concursos de apoio ao cinema e ao audiovisual de 2020. No entanto, a entidade pública […]

Rui Oliveira Marques
Brand 22 gere redes sociais do ISPA e reforça clientes em Lisboa
Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What
Cristina Girão assume direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) vai manter as datas previstas de fecho dos concursos de apoio ao cinema e ao audiovisual de 2020. No entanto, a entidade pública decidiu avançar com “medidas excepcionais”, em resultado da declarada pandemia covid-19.
Este ano as obras cinematográficas deixam de manter a obrigatoriedade de estreia em salas de cinema, isto é, passa a existir a possibilidade de os filmes serem exibidos pela primeira vez em televisão ou através de “serviços de comunicação audiovisual a pedido”. Mantém-se o limite de apoio a atribuir pela entidade pública, mas o ICA faz agora saber que abdica da verificação do limite de apoios privados.
Os concursos de 2020 de apoio financeiro ao cinema e audiovisual abriram em Fevereiro com 22,7 milhões de euros repartidos por vários programas.
O ICA anunciou ainda irá suspender, por tempo indeterminado a obrigatoriedade por parte dos exibidores de reter 7,5 por cento do preço de venda ao público dos bilhetes de cinema. Neste momento, todas as salas de cinema do país encontram-se encerradas.