Liga dos Campeões em Lisboa pode gerar impacto económico na ordem dos 50 milhões de euros
O formato Final 8 que trará sete jogos da Liga dos Campeões a Lisboa pode gerar maior impacto económico e mediático para o país, podendo chegar aos 50,4 milhões de euros, estima o IPAM. Em comparação, a final disputada no Estádio da Luz em 2014 terá gerado 46 milhões de euros de impacto económico em Lisboa.
Pedro Durães
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O formato Final 8 que trará sete jogos da Liga dos Campeões a Lisboa pode gerar maior impacto económico e mediático para o país, podendo chegar aos 50,4 milhões de euros, estima o IPAM. Em comparação, a final disputada no Estádio da Luz em 2014 terá gerado 46 milhões de euros de impacto económico em Lisboa. “Devido ao actual contexto, a final da Champions League deste ano terá um formato inédito que originará estadias mais longas do que a final tradicional de um dia, o que implicará que as comitivas das equipas finalistas fiquem alojadas em Lisboa durante um período de 15 dias ininterruptos”, justifica a instituição, que levou a cabo um estudo para analisar o impacto económico e mediático desta fase final atípica.
Dos 50,4 milhões de euros estimados, prevê o estudo, 49% desse montante estará ligado ao in home e outdoor eating and drinking, destacando-se ainda os segmentos de accomodation (13%), traveling (9%), turism activities (5%), hospitality (4%), shopping (3%), fun (3%), catering (3%), sponsor activation (3%), e special events (3%). Por fim, as áreas de logistics, other services e security, combinados, deverão representar 5% do impacto económico para o país. Embora sem público nas bancadas, estes valores são estimados com base nos números apontados 16 mil adeptos sem bilhete e 3.300 visitantes na final, incluindo os 600 elementos das comitivas das equipas, 400 jornalistas, 1.000 pessoas de staff de apoio à competição, a par de 1.000 convidados da UEFA, 200 elementos de produção de televisão e 42 elementos das equipas de arbitragem.
Além disso, sublinha o estudo, “o impacto mediático dos jogos será muito forte e representa uma extraordinária campanha de promoção para Portugal, uma vez que a final de 2019 teve uma audiência de 400 milhões de espectadores em 217 países e gerou mil milhões de interacções nas redes sociais, um recorde de performance digital”.
“A televisão continua a assegurar mais de 70% da audiência total, apesar da forte procura pelos serviços de streaming pelo público desportivo em todo o mundo, constituindo a final da Liga dos Campeões uma oportunidade muito positiva para os anunciantes alcançarem o público de futebol em grande escala”, aponta o estudo, referindo que “em média, os telespectadores da Liga dos Campeões assistem a mais de uma hora da final, embora a tendência nos últimos anos tenha vindo a diminuir”.