Como foi impactada a comunicação financeira pela covid-19?
A Fincom Alliance, rede europeia de agências independentes em comunicação financeira, publicou os resultados de um inquérito com o objectivo de compreender melhor como as práticas de comunicação e relações […]
Meios & Publicidade
Audiências semanais: TVI regressa à liderança
A Padaria Portuguesa recorre ao recrutamento sénior para mudar paradigma
Marcas estão a falhar no planeamento de meios
NetAudience: TVI reforça liderança em mês de queda da Global Media
Grupo L’Oréal quer captar talento jovem
Maurizio Vitale lidera marketing, distribuição e estratégia da AMC
Omnicom associa-se à Amazon para identificar intenções de compra dos consumidores
Lamine Yamal é o novo embaixador global da Oppo (com vídeo)
ROI médio das campanhas publicitárias está a subir
CCP lança Brief Aberto com Betclic e abre inscrições para o festival
A Fincom Alliance, rede europeia de agências independentes em comunicação financeira, publicou os resultados de um inquérito com o objectivo de compreender melhor como as práticas de comunicação e relações públicas no sector financeiro mudaram devido à pandemia da covid-19.
A maioria dos inquiridos (75%) acredita que os meios de comunicação social passaram a ter maior influência durante a pandemia porque o jornalismo e a divulgação de notícias ganharam maior importância. Daí que a maioria dos profissionais inquiridos (76%) tenha aumentado a actividade mediática da sua instituição e que, ao mesmo tempo, tenha passado a haver um maior interesse por parte dos jornalistas no seu conhecimento do mercado e nos seus produtos.
À medida que foram impostos confinamentos e distanciamento social, as redes sociais – com uma clara preferência pelo LinkedIn que assistiu a um aumento de utilização por parte de 68% dos inquiridos – e as ferramentas digitais tais como webinars e podcasts foram amplamente utilizados durante a crise por profissionais do sector financeiro. Daí que 84% dos inquiridos tenha afirmado que a covid-19 os tinha levado a aumentar a utilização dos canais digitais nas suas comunicações, e estima-se que a sua influência continue a aumentar nos próximos anos.
Os principais desafios identificados foram as relações com os clientes, com 42% dos profissionais do sector financeiro a relatar que passaram a ter menos reuniões e tempo com os seus clientes, e maior dificuldade em adquirir novos clientes, devido à incerteza contínua relativa ao desenvolvimento do negócio.
O inquérito contou com 67 inquiridos da Áustria, França, Alemanha, Itália, Portugal, Reino Unido, Espanha e Suíça. A Fincom Alliance integra a portuguesa ALL Comunicação.