Como foi impactada a comunicação financeira pela covid-19?
A Fincom Alliance, rede europeia de agências independentes em comunicação financeira, publicou os resultados de um inquérito com o objectivo de compreender melhor como as práticas de comunicação e relações […]
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A Fincom Alliance, rede europeia de agências independentes em comunicação financeira, publicou os resultados de um inquérito com o objectivo de compreender melhor como as práticas de comunicação e relações públicas no sector financeiro mudaram devido à pandemia da covid-19.
A maioria dos inquiridos (75%) acredita que os meios de comunicação social passaram a ter maior influência durante a pandemia porque o jornalismo e a divulgação de notícias ganharam maior importância. Daí que a maioria dos profissionais inquiridos (76%) tenha aumentado a actividade mediática da sua instituição e que, ao mesmo tempo, tenha passado a haver um maior interesse por parte dos jornalistas no seu conhecimento do mercado e nos seus produtos.
À medida que foram impostos confinamentos e distanciamento social, as redes sociais – com uma clara preferência pelo LinkedIn que assistiu a um aumento de utilização por parte de 68% dos inquiridos – e as ferramentas digitais tais como webinars e podcasts foram amplamente utilizados durante a crise por profissionais do sector financeiro. Daí que 84% dos inquiridos tenha afirmado que a covid-19 os tinha levado a aumentar a utilização dos canais digitais nas suas comunicações, e estima-se que a sua influência continue a aumentar nos próximos anos.
Os principais desafios identificados foram as relações com os clientes, com 42% dos profissionais do sector financeiro a relatar que passaram a ter menos reuniões e tempo com os seus clientes, e maior dificuldade em adquirir novos clientes, devido à incerteza contínua relativa ao desenvolvimento do negócio.
O inquérito contou com 67 inquiridos da Áustria, França, Alemanha, Itália, Portugal, Reino Unido, Espanha e Suíça. A Fincom Alliance integra a portuguesa ALL Comunicação.