APECATE pede mais verbas depois de esgotados em 48 horas os 5 milhões do programa Adaptar
“Dos associados da APECATE pouco mais de 5% conseguiram submeter candidatura, existindo ainda relatos de empresas que sucessivamente tentaram aceder ao portal sem sucesso”, relata a associação que representa as empresas do sector dos congressos, animação turística e eventos sobre a abertura do programa de apoio Adaptar Turismo.

Pedro Durães
Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What
Cristina Girão lidera direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
Casa do Passadiço assina bar da Aquazzura em Roma
António Marques Vidal, presidente da direcção da APECATE
“Dos associados da APECATE pouco mais de 5% conseguiram submeter candidatura, existindo ainda relatos de empresas que sucessivamente tentaram aceder ao portal sem sucesso”, relata a associação que representa as empresas do sector dos congressos, animação turística e eventos sobre a abertura do programa de apoio Adaptar Turismo. A associação considera que os 5 milhões de euros alocados ao mecanismo de apoio às empresas do sector são “um valor escasso”, o que se comprovará, argumenta, pelo facto de que “a verba esgotou em menos de 48 horas após a abertura das candidaturas”.
“Esta é uma prova de que era uma medida muito aguardada e pretendida, pelo que a associação apela ao Governo que encontre os instrumentos financeiros para uma nova fase com a maior brevidade”, pode ler-se no comunicado emitido pela APECATE, onde se sublinha “a importância que esta medida tem para a sobrevivência das empresas”, deixando o apelo para que o programa “seja reforçado em termos de verbas”. “Com a abertura do mercado nota-se um aumento elevado da procura assim como do aumento dos problemas de contexto, que condicionam a capacidade de resposta das empresas, principalmente nas que operam fora dos grandes centros de destino”, acrescenta a associação.
O programa Adaptar Turismo, recorde-se, é um mecanismo de apoio à recuperação apontado ao esforço de adaptação e de investimento das empresas de modo a ajustar os métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores ao contexto pós-covid-19”.