Testes obrigatórios para entrar em eventos
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu esta quarta-feira que se mantém a exigência de comprovativo de teste à covid-19 para acesso a eventos culturais, ou a realização de autoteste, até […]

Meios & Publicidade
Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What
Cristina Girão lidera direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
Casa do Passadiço assina bar da Aquazzura em Roma
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu esta quarta-feira que se mantém a exigência de comprovativo de teste à covid-19 para acesso a eventos culturais, ou a realização de autoteste, até ao dia 2 de Janeiro, depois de ter publicado uma norma com informação errada, que indicava que o acesso a eventos culturais poderia ser feito com teste negativo ou com certificado digital de vacinação.
Agora, a DGS justifica que a orientação, “por lapso”, não estava actualizada nalguns pontos que clarificam as regras de acesso a estes eventos e que, entretanto, já foram substituídos. “Entre os dias 25 de Dezembro e 2 de Janeiro, o acesso a eventos de natureza cultural implica a apresentação de um comprovativo de realização laboratorial de teste ou a realização de teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste (colheita nasal)”, refere a DGS. Esta exigência de teste tinha sido aprovada na reunião do Conselho de Ministros da semana passada.
A orientação da DGS refere ainda a questão dos eventos de grande dimensão, incluindo concertos, conferências ou eventos desportivos, que reúnam ou possam reunir a partir de cinco pessoas em local aberto ou a partir de mil pessoas em local fechado. A DGS recomenda “fortemente” que entre 25 de Dezembro de 2021 a 9 de Janeiro de 2022, estes eventos não se realizem. Para se realizarem, sugere que o organizador “solicite uma avaliação de risco completa em articulação com a autoridade de saúde territorialmente competente”. Também entre 25 de Dezembro e 2 de Janeiro, são exigidos testes para acesso a eventos, incluindo casamentos e baptizados, eventos de natureza corporativa, culturais ou desportivos. Nestes casos também podem ser realizados autotestes.