Agências do WYGroup trabalham reposicionamento da Volkswagen Digital Solutions
A By e a Performance Sales são as duas agências do WYgroup envolvidas num projeto que visa o reposicionamento estratégico da comunicação do hub tecnológico responsável pela transformação digital do grupo Volkswagen.

Pedro Durães
Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What
Cristina Girão lidera direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
Casa do Passadiço assina bar da Aquazzura em Roma
A By e a Performance Sales são as duas agências do WYgroup envolvidas num projeto que visa o reposicionamento estratégico da comunicação do hub tecnológico responsável pela transformação digital do grupo Volkswagen. Um dos objetivos passou por dar resposta aos desafios enfrentados pela Volkswagen Digital Solutions ao nível da atração e retenção de talento, ao mesmo tempo que se apontava à criação de uma “framework de comunicação” para estabelecer a marca, a operar no mercado português com três tech units, como uma das principais empresas na área das tecnologias de informação.
“Para liderar amanhã e captar mais e melhor talento, é fundamental ser inovador hoje, e inspirar o futuro. Somos especialistas com um legado histórico imenso, mas pioneiros destemidos, entusiasmados com o futuro. Somos uma empresa de tecnologia, inovadora. Mas como inovar e inspirar ainda mais?”, questiona Rui Martins, head of marketing & communication da Volkswagen Digital Solutions, explicando que isso tem de passar pela “criação de um ecossistema que promove a inovação, a partilha de conhecimento, a criatividade, a interação e, principalmente, a integração entre as nossas unidades de negócio”. “Somos efetivamente promotores de novas formas de fazer acontecer, de explorar novos caminhos e arriscar. E agora transparecemos essa essência. Este espírito transpira para fora, expressa e reforça o nosso posicionamento nos vários touchpoints da marca, de forma integrada”, acredita o responsável.
Com esse propósito, o projeto desenvolvido pelas agências do WYgroup abrangeu a redefinição do posicionamento ao nível da assinatura, tone of voice, património gráfico, cromático, fotográfico e arquitetura de marca das diferentes tech units, cuja comunicação passou a convergir na designação A Tech unit of VWDS. Visando a atração e retenção de talento, o projeto incluiu também iniciativas ao nível do employer branding, focadas na divulgação do novo posicionamento e no “reforço de uma cultura interna transversal, mais integrada, coesa e com uma atitude criativa, pioneira e aventureira”.
Objetivos materializados num novo site que “reflete e reforça esta cultura, oferecendo ainda um espaço para a criação e partilha de conteúdos pelos colaboradores da VWDS”, além de uma campanha de recrutamento e da presença digital nas redes sociais, que passou a ser gerida pela Performance Sales, unidade do WYgroup dedicada a media e data.