Já está esgotado o orçamento de 2022 para incentivos fiscais a produções estrangeiras
O governo está a preparar “uma solução” para responder à “enorme procura” de Portugal como destino de filmagens, depois de ter esgotado o orçamento deste ano de incentivos fiscais a […]
Meios & Publicidade
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
O governo está a preparar “uma solução” para responder à “enorme procura” de Portugal como destino de filmagens, depois de ter esgotado o orçamento deste ano de incentivos fiscais a produções estrangeiras, avançou à agência Lusa fonte do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). O mesmo instituto público revelou à Lusa que o governo, através das áreas da Economia e da Cultura, “está a trabalhar numa solução que responda à enorme procura que Portugal tem tido enquanto destino de filmagens”.
Este ano houve 43 candidaturas a incentivos fiscais para filmagens em Portugal, no âmbito do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, tendo já sido atingido o teto máximo de 12 milhões de euros orçamentados para 2022.
Para obter incentivos fiscais, as produtoras têm de fazer uma despesa mínima em Portugal entre os 250 mil e os 500 mil euros, consoante os projetos ou a participação de profissionais portugueses em diferentes áreas de produção. A taxa geral aplicável às despesas elegíveis para aceder ao “cash rebate” é de 25 por cento, que pode ser majorada para 30 por cento.
Entre os projetos mais recentes anunciados para Portugal estão a quinta temporada da série Casa de Papel, a série Hasta El Cielo ou o filme Damsel, todos eles para a plataforma Netflix, assim como a série House of the Dragon ou o filme Velocidade Furiosa 10.