Já está esgotado o orçamento de 2022 para incentivos fiscais a produções estrangeiras
O governo está a preparar “uma solução” para responder à “enorme procura” de Portugal como destino de filmagens, depois de ter esgotado o orçamento deste ano de incentivos fiscais a […]

Meios & Publicidade
Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What
Cristina Girão lidera direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
Casa do Passadiço assina bar da Aquazzura em Roma
O governo está a preparar “uma solução” para responder à “enorme procura” de Portugal como destino de filmagens, depois de ter esgotado o orçamento deste ano de incentivos fiscais a produções estrangeiras, avançou à agência Lusa fonte do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). O mesmo instituto público revelou à Lusa que o governo, através das áreas da Economia e da Cultura, “está a trabalhar numa solução que responda à enorme procura que Portugal tem tido enquanto destino de filmagens”.
Este ano houve 43 candidaturas a incentivos fiscais para filmagens em Portugal, no âmbito do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, tendo já sido atingido o teto máximo de 12 milhões de euros orçamentados para 2022.
Para obter incentivos fiscais, as produtoras têm de fazer uma despesa mínima em Portugal entre os 250 mil e os 500 mil euros, consoante os projetos ou a participação de profissionais portugueses em diferentes áreas de produção. A taxa geral aplicável às despesas elegíveis para aceder ao “cash rebate” é de 25 por cento, que pode ser majorada para 30 por cento.
Entre os projetos mais recentes anunciados para Portugal estão a quinta temporada da série Casa de Papel, a série Hasta El Cielo ou o filme Damsel, todos eles para a plataforma Netflix, assim como a série House of the Dragon ou o filme Velocidade Furiosa 10.