A radiografia da SIBS às compras de Natal dos portugueses. Novo máximo de transações a 23 de dezembro
A 23 de dezembro registou-se o maior número de compras por segundo de sempre: 365 transações por segundo. É o que revela o retrato das alterações nos hábitos de consumo […]

Sandra Xavier
Coacionista da Nova Expressão ganha conta de meios da Spectrum por €728 milhões
Hugo Veiga no júri de Titanium do Cannes Lions
Meta faz ‘lobbying’ para evitar julgamento sobre abuso de posição dominante
Francisca Ponce da Silva e Sousa reforça realizadores da Hand
WPP investe em gestão de dados e IA com aquisição da InfoSum
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
A 23 de dezembro registou-se o maior número de compras por segundo de sempre: 365 transações por segundo. É o que revela o retrato das alterações nos hábitos de consumo dos portugueses na época de Natal de 2022, divulgado esta terça feira pela SIBS Analytics.
O número representa um máximo histórico na rede ATM e inclui compras físicas, online e levantamentos, segundo a empresa que gere os multibancos.
Os mais recentes dados da SIBS Analytics revelam, também, que o consumo em Portugal, em dezembro do ano passado, aumentou 20 por cento face a 2021.
No que se refere ao tipo de compras, o avanço foi mais expressivo nas online, que aumentaram 31%, em 2022. Já as compras físicas registaram uma subida de 19% face ao período homólogo de 2021.
O valor médio por compras, físicas e online, registou um decréscimo de 2,6% face a 2021, situando-se nos 36,30€.
O comércio online continua a crescer, com os pagamentos online a pesarem 15% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2022, mais um ponto percentual do que em 2021.
Também o MB Way continua a ser cada vez mais uma escolha dos portugueses na hora de pagar as compras, tanto online como físicas. No último mês de 2022, os pagamentos em loja através do MB Way cresceram 5 vezes face ao período homólogo e as compras online registaram um incremento de 3 vezes face ao mesmo período.
Na análise aos setores com maior aumento de pagamentos, aqueles que registaram maior variação do número de compras em, dezembro de 2022, face ao resto do ano, foram os de jogos e brinquedos, perfumaria e cosmética e casa e decoração.
As compras físicas realizadas pelos portugueses no estrangeiro durante dezembro do ano passado cresceram 57% face ao período homólogo. Já o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal cresceu 60% em relação a dezembro de 2021.