A radiografia da SIBS às compras de Natal dos portugueses. Novo máximo de transações a 23 de dezembro
A 23 de dezembro registou-se o maior número de compras por segundo de sempre: 365 transações por segundo. É o que revela o retrato das alterações nos hábitos de consumo […]
Sandra Xavier
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões
A 23 de dezembro registou-se o maior número de compras por segundo de sempre: 365 transações por segundo. É o que revela o retrato das alterações nos hábitos de consumo dos portugueses na época de Natal de 2022, divulgado esta terça feira pela SIBS Analytics.
O número representa um máximo histórico na rede ATM e inclui compras físicas, online e levantamentos, segundo a empresa que gere os multibancos.
Os mais recentes dados da SIBS Analytics revelam, também, que o consumo em Portugal, em dezembro do ano passado, aumentou 20 por cento face a 2021.
No que se refere ao tipo de compras, o avanço foi mais expressivo nas online, que aumentaram 31%, em 2022. Já as compras físicas registaram uma subida de 19% face ao período homólogo de 2021.
O valor médio por compras, físicas e online, registou um decréscimo de 2,6% face a 2021, situando-se nos 36,30€.
O comércio online continua a crescer, com os pagamentos online a pesarem 15% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2022, mais um ponto percentual do que em 2021.
Também o MB Way continua a ser cada vez mais uma escolha dos portugueses na hora de pagar as compras, tanto online como físicas. No último mês de 2022, os pagamentos em loja através do MB Way cresceram 5 vezes face ao período homólogo e as compras online registaram um incremento de 3 vezes face ao mesmo período.
Na análise aos setores com maior aumento de pagamentos, aqueles que registaram maior variação do número de compras em, dezembro de 2022, face ao resto do ano, foram os de jogos e brinquedos, perfumaria e cosmética e casa e decoração.
As compras físicas realizadas pelos portugueses no estrangeiro durante dezembro do ano passado cresceram 57% face ao período homólogo. Já o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal cresceu 60% em relação a dezembro de 2021.