O que pode ler na mais recente edição do M&P
Fique a par dos temas desta quinzena no M&P, numa edição onde encontra também o book dedicado aos protagonistas e projetos vencedores dos Prémios Marketing M&P’22
Meios & Publicidade
Natal no M&P com notícias diárias no site
Milka promove Calendário do Advento digital e interativo
Media britânicos recusam uso de obras protegidas por empresas de IA
Joana Santos Silva é a nova CEO do ISEG Executive Education
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Temu cresce em mercados ocidentais e enfrenta desafio da rentabilidade
Rádio Comercial mantém liderança
Bloom lança concurso no TikTok para escolher influenciadoras digitais
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível
Fique a par dos temas desta quinzena no M&P, numa edição onde encontra também o book dedicado aos protagonistas e projetos vencedores dos Prémios Marketing M&P’22. No jornal, a capa coloca em primeiro plano uma entrevista com Rodrigo Albuquerque, managing director da Arena Media, agência que, além de se ter destacado como a melhor agência de meios nos Prémios Marketing M&P, surge agora na 15ª posição do ranking WARC Effective 100, sendo, não só a agência nacional melhor colocada, mas posicionando-se também como o melhor escritório da network a nível global.
Na capa desta quinzena, destacamos também um dossier especial dedicado ao gaming, indústria que cresce de forma acelerada, quer ao nível da audiência captada pelos conteúdos relacionados com este universo quer na atratividade gerada junto dos anunciantes. Além de analisarmos a evolução das apostas que têm sido feitas por cá numa área que já deixou de ser “coisa” de miúdos para passar a atingir um público mais vasto, procurámos saber qual o potencial deste território para as marcas numa altura em que até o festival Cannes Lions se prepara para estrear uma categoria dedicada a projetos de comunicação que envolvam o universo do gaming.
Destaque ainda para um artigo onde damos a conhecer algumas das hipóteses preliminares de um estudo conduzido pelo Observatório para as Condições de Vida e Trabalho, com coordenação de Raquel Varela, que traçam um retrato preocupante do jornalismo em Portugal. Conheça ainda os objetivos da ReFood para aquela que será a primeira edição do FoodStock, festival que irá decorrer a cada dois anos para amplificar o trabalho da organização de solidariedade, e os planos da Loba, que adquiriu recentemente a agência criativa bracarense Cápsula e não exclui a hipótese de avançar com novas aquisições e está também de olhos postos na internacionalização.
Os espaços de opinião são assinados por Luís Barreto Xavier (Abreu Advogados), Ricardo Tomé (Media Capital Digital) e Vítor Cunha (JLM & Associados). Os temas que poderá ler nesta edição em pormenor:
Entrevista: “As agências de meios atuam hoje como verdadeiras consultoras”
A Arena Media Portugal chegou ao 15º lugar do ranking WARC Effective 100, assumindo-se como o melhor escritório da network a nível global. O M&P foi ouvir Rodrigo Albuquerque, managing director da agência, numa conversa sobre eficácia, evolução do negócio das agências de meios, das metodologias de trabalho aos modelos de remuneração, passando pelas áreas com maior potencial de crescimento e objetivos da operação local
Jornalistas portugueses tristes e exaustos
Dos contratos precários aos baixos salários, passando pela sobrecarga de trabalho e queixas de assédio, as hipóteses preliminares de um estudo conduzido pelo Observatório para as Condições de Vida e Trabalho, com coordenação de Raquel Varela, traçam um retrato preocupante do jornalismo em Portugal
FoodStock: A amplificação da solidariedade da ReFood
A ReFood assinala 12 anos em Portugal com a primeira edição do FoodStock. Marcas, chefs e artistas juntam-se num festival organizado para amplificar o movimento que resgata e doa, em média, mais de 2,5 milhões de refeições por ano e evita 1.250 toneladas de resíduos
A Loba quer ter uma pegada maior
A Cápsula pode ter sido apenas a primeira prescrição de um plano de crescimento traçado com o objetivo de fortalecer a Loba e aumentar a sua pegada no mercado criativo. Os coCEO da agência, Adelino Silva e João Gaspar, explicam o racional da aquisição e antecipam a possibilidade de novas investidas da Loba noutras geografias
Especial Gaming: Evolução do gaming e esports em Portugal em fast forward
Televisões e Federação Portuguesa de Futebol já não vivem sem as transmissões de gaming e esports. A pandemia deu o impulso, mas agora, esta é uma área de negócio que vai de vento em popa e onde cada vez mais marcas alinham
Especial Gaming: Indústria de gigantes
Considerado “bigger than Hollywood”, o gaming deixou de ser “coisa” de miúdos para passar a atingir um público mais vasto. O crescimento tem sido de tal forma que é já maior do que cinema e música juntos. O M&P quis saber qual o potencial para as marcas numa altura em que o festival Cannes Lions estreia uma categoria dedicada a este território
Um dia na vida de…
Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da Fnac Portugal
5 questões a ter em conta antes de entrar no metaverso
Artigo de opinião de Luís Barreto Xavier, presidente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados
TV vs streaming e a (des)sincronização social
Artigo de opinião de Ricardo Tomé, diretor coordenador da Media Capital Digital e docente na Católica Lisbon School of Business and Economics
50 anos
Artigo de opinião de Vítor Cunha, administrador da JLM & Associados
A versão completa desta edição em formato e-paper e em papel é exclusiva para subscritores do M&P. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do M&P obtendo aqui o acesso imediato. Para mais informações contacte: Graça Dias – 215 825 426 – gdias@workmedia.pt