Bareme: Comercial e Bauer Media Audio continuam a liderar audiências de rádio
O estatuto de estação mais ouvida do país continua a pertencer à Rádio Comercial numa segunda vaga do Bareme Rádio em que as duas estações no top das preferências dos ouvintes reforçam audiências e reduzem distâncias, estando agora separadas por nove décimas.
Pedro Durães
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
O estatuto de estação mais ouvida do país continua a pertencer à Rádio Comercial numa segunda vaga do Bareme Rádio em que as duas estações no top das preferências dos ouvintes reforçam audiências e reduzem distâncias, estando agora separadas por nove décimas. A rádio detida pelo grupo Bauer Media Audio segue na liderança com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) na ordem dos 21,2%, valor que traduz um crescimento de precisamente nove décimas face aos resultados alcançados na primeira vaga de 2023. Igualmente com evolução positiva, a RFM cresce 1,3 pontos percentuais, fechando a segunda vaga do estudo da Marktest com uma AAV de 20,3%.
Com estes resultados, reduz-se a distância que separa as duas rádios preferidas dos portugueses, que se fixava em 1,3 pontos percentuais na primeira vaga deste ano. A Comercial lidera igualmente em reach semanal e em share de audiência, com 40,2% e 26,3%, respetivamente, que comparam com um reach semanal de 38,5% e um share de audiência de 25,9% no caso da RFM.
A M80 mantém o estatuto de terceira estação mais ouvida do país, confirmando a tendência de reforço no consumo de rádio nesta segunda vaga de 2023. A estação detida pela Bauer Media Audio Portugal regista uma AAV de 8,5%, um crescimento ligeiro, de uma décima, face à vaga anterior, quando se situava nos 8,4%. Segue-se a Renascença, com audiências em linha com as registadas na vaga anterior, repetindo uma AAV de 6,1%. A fechar o top 5 das estações mais ouvidas continua a estar a Antena 1, estação do grupo RTP que mantém a posição conquistada na primeira vaga deste ano e vê a sua AAV reforçada, ao crescer três décimas entre vagas, dos 4,9% para os 5,2%.
Apesar de voltar a ocupar a sexta posição, a Cidade FM aproxima-se novamente do top 5, encurtando a distância que a separava da estação pública de quatro para duas décimas, já que nesta segunda vaga a estação do grupo Bauer cresce seis décimas, passando de uma AAV de 4,5% na primeira vaga de 2023 para 5%. Seguem-se, na fasquia dos 3%, a TSF, com 3,9%, um crescimento de três décimas face à vaga anterior, e a Mega Hits, com 3,4%, mais uma décima do que na primeira vaga deste ano. A encerrar o top 10 encontram-se a Antena 3, com uma AAV de 1,7%, e a Smooth FM, com 1,1%, um recuo de uma décima em ambos os casos.
Distância entre os principais grupos de rádio alargada para 3,7 pontos percentuais
Analisando os resultados de audiência por grupo de media, a liderança mantém-se nas mãos da Bauer Media Audio Portugal. Os novos donos da Comercial, M80, Cidade FM e Smooth FM seguem na liderança das audiências de rádio em Portugal, com uma vantagem de 3,7 pontos percentuais para o grupo Renascença Multimédia. Segundo os dados divulgados pela Marktest relativamente à segunda vaga do Bareme Rádio em 2023, os resultados alcançados pelas estações que integram o portefólio de cada um dos grupos colocam a AAV da Bauer Media Audio nos 31,2%, um reforço de 1,1 pontos percentuais relativamente aos 30,3% registados no arranque deste ano, enquanto o grupo Renascença Multimédia fica pelos 27,5%, valor que traduz, ainda assim, um crescimento de 0,7 pontos percentuais relativamente aos 26,8% da vaga anterior. Com 7,5%, a RTP surge na terceira posição, com um crescimento de 0,6 pontos percentuais entre vagas.
A divulgação dos dados do Bareme Rádio passou a incluir também, a partir da primeira vaga de 2021, um conjunto de estações que não integram o top 10 das rádios mais ouvidas em Portugal. Após as dez mais ouvidas, seguem-se nesta segunda a vaga de 2023 a Rádio Observador, com uma AAV de 1,2% (+0,2 p.p.), a Rádio Nova Era, com 0,7% (-0,7 p.p.), a Antena 2, cp, 0,8% (+0,3 p.p.), a Rádio Meo Sudoeste e a Rádio Orbital, ambas com 0,4%, uma diminuição de três décimas no caso da primeira, enquanto a segunda mantém os mesmos valores da vaga anterior.