Redes sociais: Novo estudo aponta tendências que marketeers devem seguir
A HubSpot e a Meltwalter inquiriram 1.269 especialistas em marketing que desenvolvem estratégias para as redes sociais na Europa, Médio Oriente e África, com a pretensão de identificar as tendências […]

Luis Batista Gonçalves
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A HubSpot e a Meltwalter inquiriram 1.269 especialistas em marketing que desenvolvem estratégias para as redes sociais na Europa, Médio Oriente e África, com a pretensão de identificar as tendências que os marketeers devem ter em linha de conta nos tempos que correm. Segundo o estudo, um dos aspetos que estes profissionais mais devem valorizar são as interações nas redes sociais.
90% dos inquiridos estão convencidos de que o sucesso de uma campanha de Marketing Digital passa por aí, pelo que a análise pormenorizada do número de seguidores, do tráfico para o site e dos leads gerados se afigura essencial.
Como os consumidores procuram cada vez mais as suas insígnias preferidas nas redes sociais, a notoriedade das marcas também se joga muito neste campo. 84% dos marketeers auscultados estão mesmo convencidos de que os clientes farão as pesquisas sobre as suas preferências nestas plataformas e não nos motores de busca, como ainda sucedia há uns anos.
Otimizar os perfis das marcas e das organizações nas redes sociais deve ser, assim, outra das prioridades. Potenciar a venda direta através de aplicações móveis é outra das tendências. Mais de 75% dos inquiridos acredita que o aumento das vendas nos canais digitais se fará por essa via, em detrimento das plataformas de comércio eletrónico tradicionais.
A personalização crescente é outra das realidades identificadas. Atualmente, muitas marcas, empresas e organizações têm vindo a disponibilizar serviços de apoio ao cliente nestas plataformas. 81% dos marketeers que responderam ao inquérito acredita, todavia, que, num futuro próximo, muitas mais vão recorrer às redes sociais para o fazer.
Celebridades influenciam menos
Segundo o estudo, realizado pela empresa americana que desenvolve e comercializa produtos de software para inbound marketing, vendas e atendimento ao cliente em parceria com a firma finlandesa que criou um software de monitorização de média digitais, as celebridades têm vindo a perder peso enquanto influenciadores digitais.
O futuro passa, assim, pelos micro e pelos nanoinfluenciadores, com menos de 10 mil seguidores, mas, em muitos casos, com comunidades efetivas e muito mais interativas. A aposta em vídeos mais curtos, uma tendência que se tem revelado muito eficaz no TikTok e nos Reels do Instagram, também é para manter, acreditam 80% dos inquiridos.
O recurso a múltiplas plataformas, com conteúdos adaptados a cada uma delas, é, a par da adoção de estratégias de comunicação mais autênticas, com as quais os consumidores se possam identificar mais facilmente, outras das linhas de ação a privilegiar.
Rentabilizar melhor os orçamentos alocados ao Marketing Digital deve ser outra das preocupações dos marketeers. Este ano, 46% dos inquiridos contam com um budget superior ao do ano passado para desenvolver campanhas promocionais nas redes sociais, apuraram ainda os autores do estudo.