Redes sociais influenciam compra de 42% dos portugueses
O Instagram é a rede social preferida de 57% dos portugueses para comprar online, a maioria dos portugueses (53%) já faz as suas compras através do smartphone e 35% dos […]
Sandra Xavier
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O Instagram é a rede social preferida de 57% dos portugueses para comprar online, a maioria dos portugueses (53%) já faz as suas compras através do smartphone e 35% dos Millennials portugueses faz compras online, pelo menos, uma vez por semana.
Estas são algumas conclusões da mais recente edição do Shopping Pulse da Klarna, plataforma de compras e pagamentos a nível global. O relatório, que avalia as principais tendências de compra de mais de 19 mil consumidores de 18 países a nível mundial, incluindo Portugal, indica que quase metade dos portugueses adquire produtos que viu nas redes sociais (42%), embora a maioria ainda prefira comprar em loja.
A pesquisa revela ainda que nos últimos três anos, os canais online registaram um crescimento entre a preferência dos consumidores, com 26% dos portugueses a fazer compras online uma vez por semana, mais 4% do que no último trimestre de 2022. Em Portugal, os canais online já conquistaram a preferência da Gen Z (36%) e dos Millennials (36%). Os dois grupos têm mostrado uma preferência crescente pela experiência de compras online, impulsionada pela conveniência, variedade de produtos e facilidade de comparação de preços, com 35% dos Millennials a comprar online pelo menos uma vez por semana, mais 5% que no último trimestre do ano passado.
Além disso, o estudo diz que a Geração X e os Baby Boomers “começaram a migrar para os canais online, à medida que vão estando mais familiarizados com os avanços tecnológicos, embora ainda demonstrem uma preferência pela loja física”. Em metade dos países analisados, “há uma preferência pela compra online mas, na outra metade, ainda prevalece o método de compra mais tradicional. Os consumidores portugueses enquadram-se na metade mais tradicional, apesar de as duas gerações mais jovens já mostrarem preferência pelas plataformas de e-commerce”.
De forma global, os consumidores, “preferem duas vezes mais iniciar a sua jornada de compra em redes sociais do que em publicações impressas”.
O estudo da Klarna indica ainda “que 35% dos inquiridos assume já ter comprado um produto após ter visto o mesmo nas redes sociais. Um cenário ultrapassado pelos consumidores portugueses, onde 41% da amostra admite tê-lo feito. As mulheres portuguesas (42%) e a Gen Z (48%) são os que mais se enquadram neste tipo de comportamento. Enquanto 59% dos inquiridos assume ter comprado um produto diretamente na rede social em que viu o mesmo, apenas 40% dos portugueses afirma o mesmo”.
Quando compram através das redes sociais, no geral, os consumidores preferem fazê-lo na página da própria marca, seguindo-se páginas de retalhistas e, por fim, diretamente na página de um/a influencer digital. Os consumidores portugueses acompanham o cenário global, embora a geração Z e o público feminino sejam os que mais compram através da página de um influenciador digital.
Plataformas preferidas
Quanto às plataformas onde os consumidores mais compram globalmente, Facebook, Instagram e Youtube estão no pódio, com o TikTok a ganhar cada vez mais expressão. Em Portugal, o Instagram é a plataforma preferida dos consumidores (57%), com a GenZ (75%), Millennials (68%) e mulheres (60%) a preferirem esta rede social. Homens (62%) , GenXers (59%) e Baby Boomers (67%) ainda preferem comprar no Facebook. A Gen Z é a que menos compra no Facebook (21%) e a que mais compra no Tik Tok (33%).
De acordo com o estudo, “a experiência de compra ainda é considerada pelos portugueses mais agradável em loja física. No entanto, são cada vez mais os que fariam todas as suas compras online, se tivessem de escolher. No segundo trimestre deste ano, 41% preferia comprar apenas online, mais 3% que no final de 2022”.
Para melhorar processos entre a experiência de compra digital e em loja, “a grande maioria dos consumidores acharia útil poder falar com funcionários ou especialistas em produtos, quando fazem compras online. Em Portugal, esta preferência é apontada por 91% dos consumidores”. Na hora de pagar, os consumidores portugueses acompanham o comportamento global, dando preferência ao método Buy Now Pay Later (61%) em detrimento do cartão de crédito (20%).