Leitores do Expresso já podem escolher Dark Mode
A partir de agora, o site do Expresso já pode ser consultado em “dark mode”, ou seja, os textos podem ser lidos sob um fundo escuro ou sem luz. A pedido […]
Sandra Xavier
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
A partir de agora, o site do Expresso já pode ser consultado em “dark mode”, ou seja, os textos podem ser lidos sob um fundo escuro ou sem luz. A pedido de vários leitores, a opção constitui uma forma de visualização mais sustentável, que foi possível implementar com o patrocínio da Iberdrola, empresa mundial em energias renováveis.
David Dinis, subdiretor do semanário, explica que “o Expresso e a Iberdrola juntaram-se para trazer até si esta funcionalidade, mas a decisão é sempre sua. Use o botão de ligar e desligar e escolha a opção que for mais confortável para si”.
Gonçalo Rosa, diretor de marketing da Iberdrola, salienta que “esta parceria com o Expresso vai ao encontro do compromisso da Iberdrola com a sustentabilidade, poupança energética e a descarbonização da economia. Uma missão que a Iberdrola assume, passo a passo, incorporando ações inovadoras que pretendem melhorar o quotidiano da sociedade e promover o caminho a percorrer para um planeta sustentável”, sublinha .
O Dark Mode – ou modo escuro – permite economizar energia, uma vez que os pixels pretos não emitem luz, ao contrário do modo claro que acende todos os pixels. Por outro lado, também permite poupar a economia de bateria nos LCD, pois a retroiluminação é menos exigida em ecrãs escuros.
Em ambientes com pouca luz ou durante o uso prolongado de dispositivos, “o Dark Mode reduz a emissão de luz branca, que pode causar cansaço visual, tornando a leitura mais confortável para os olhos. Esta opção propicia ainda menor sensação de ofuscamento: em ambientes escuros, o brilho excessivo de ecrãs no modo claro pode ser incómodo e ofuscante. O Dark Mode atenua esse problema ao reduzir a quantidade de luz emitida”.
Por outro lado, “o texto e elementos gráficos em branco ou cores claras tendem a ter maior contraste em fundo escuro, facilitando a leitura e destacando informações importantes”. Ao usar dispositivos em ambientes escuros ou à noite, o Dark Mode “reduz igualmente o impacto negativo da luz intensa nos olhos, ajudando os utilizadores a adaptarem-se melhor ao ambiente e pode também ajudar a otimizar a experiência de leitura para pessoas com sensibilidade à luz, para as quais a leitura em fundo branco se torna desconfortável”.