Fotojornalista Simone Padovani mostra “Shame – European Stories” no Colombo
No próximo dia 8 de agosto chega a Lisboa a exposição “Shame – European Stories“, que irá viajar por toda a Europa para divulgar histórias de sobreviventes de abusos. Nos […]
Sandra Xavier
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
No próximo dia 8 de agosto chega a Lisboa a exposição “Shame – European Stories“, que irá viajar por toda a Europa para divulgar histórias de sobreviventes de abusos.
Nos últimos meses, foram recolhidos testemunhos de quase 100 vítimas de abusos na infância em toda a Europa. Fotos e vídeos do premiado fotojornalista Simone Padovani “documentando as injustiças dão, agora, voz às vítimas e à sua luta por justiça”.
De acordo com a organização da mostra, “os valores nos quais a Europa assenta são o respeito pela dignidade humana, a liberdade e a igualdade, o Estado de Direito e o respeito pelos direitos humanos. Estes valores fundamentais não se aplicaram a centenas de milhares de crianças e jovens na Europa, tendo os seus direitos e dignidade sido gravemente violados. Estas violações têm ocorrido de várias formas, especialmente sob a forma de abuso sexual e maus tratos, com particular incidência em instituições de acolhimento e através de adoções forçadas”.
Ainda segundo a organização, “até hoje, dezenas de milhares de vítimas sofrem com a injustiça e as consequências dos abusos sofridos na infância. Muitos sofrem de traumas psicológicos e vivem na pobreza devido à experiência da violência. Em alguns países da Europa, foram feitos esforços para diminuir o sofrimento. Na maioria dos países, não houve, até hoje, um confronto sério com os abusos. Neste contexto, grupos de vítimas, académicos e ONG de toda a Europa uniram forças para elaborar uma iniciativa política comum. Como resultado, uma moção foi apresentada, no Conselho da Europa, exigindo a verdade sobre os abusos de crianças, o reconhecimento oficial e a reparação, reforçando a importância da prevenção.”
A exposição estará patente ao público de 8 a 31 de agosto de 2023 das 9h00 às 23h00, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.