SIC Notícias anuncia nova fase com rebranding e novo logotipo
A partir desta segunda-feira, dia 9 de outubro, a SIC Notícias quer ser mais do que um canal de televisão. A atualidade noticiosa passa a ser abordada numa perspetiva transversal, […]
Sónia Ramalho
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
A partir desta segunda-feira, dia 9 de outubro, a SIC Notícias quer ser mais do que um canal de televisão. A atualidade noticiosa passa a ser abordada numa perspetiva transversal, com o digital a ocupar um espaço mais relevante. Quer seja através da televisão, do telemóvel ou outro dispositivo, a SIC Notícias quer ser o destino da informação.
O canal que inaugurou em Portugal a informação no cabo, em 2001, antecipa-se ao consumo da informação e aposta num movimento de foco no digital, com um novo site e uma nova app. Esta reformulação é acompanhada por uma campanha de publicidade multimeios, em TV, imprensa, rádio, outdoor, digital e multibanco.
“Quem ligar a SIC Noticias, quem consultar a app ou quem aceder ao site na segunda-feira vai encontrar algo novo. Fizemos um rebranding e temos um novo logotipo, o que é a primeira vez que acontece desde 2001”, revela em exclusivo ao Meios & Publicidade Ricardo Costa, diretor de informação da SIC Notícias.
“Este foi um processo no qual trabalhámos com a consultora Adyant, que nos ajudou na reformatação e no rebranding. O principal objetivo passa por solidificar a audiência, aumentá-la e manter a nossa força e distinção em targets comerciais. O volume e a quota de mercado são obviamente importantes, não são tudo”, refere. “A SIC Notícias é um projeto com muita solidez empresarial e financeira, sabemos que isso é o garante da nossa independência editorial e não estamos a procurar quota de mercado com destruição de perfil”, avança.
A SIC Notícias quer apresentar-se como um canal mais moderno e mais digital, no sentido em que coloca os conteúdos à disponibilidade dos espetadores, ouvintes e leitores onde os preferirem ver, ouvir ou ler. “Não somos um canal novo, somos um canal que vai fazer uma evolução, talvez a maior que fez na sua história desde 2021. Agora damos um salto do ponto de vista de imagem, sem nenhuma alteração na linha editorial”.
Quais as principais novidades
O início da nova fase da SIC Notícias está marcado para o início da manhã. Às 6 horas, estreia um novo logótipo e grafismo de antena, numa emissão especial conduzida por João Moleira e Mónica Martins, que irá lançar uma sondagem que vai marcar a política e uma investigação judicial sobre um dos casos que mais marcaram a atualidade deste verão.
Aos fins de semana, a Edição da Manhã será apresentada por Cláudio França e Madalena Lourenço, que se estreia no canal. Outra das estreias acontece No Jogo Aberto com Mariana Fernandes, uma jornalista de 26 anos que se junta à equipa da SIC Notícias como comentadora de desporto.
Destaque ainda para uma nova grelha com 7 edições diárias e novos espaços informativos. A estação aposta numa nova dinâmica de pivots, com destaque para o SIC Notícias Manhã, apresentado entre as 10h e as 13h por Marta Atalaya e Guilherme Simões – que regressa como pivot ao canal que ajudou a fundar em 2001.
Para o Jornal do Dia, com Teresa Dimas e Miguel Ribeiro entre as 18h e as 20h, vão estar alguns dos comentadores principais do canal, a que se junta Sebastião Bugalho, contratado pela SIC e pelo Expresso este verão.
A noite vai ser marcada pela estreia do comentário de Pedro Nuno Santos na Edição da Noite, conduzida por Patrícia Carvalho, à qual se junta Rosa de Oliveira Pinto para os debates do Linhas Vermelhas. Destaque para as entrevistas exclusivas com Fernando Medina e Carlos Moedas na Edição da Noite de terça e quarta-feira.
Na sexta, dia 13, a SIC Notícias preparou emissões especiais do “Expresso da Meia-noite” e do “Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer”, ao vivo no Edifício Impresa.
A SIC Notícias amplia ainda a oferta nos podcasts com Iryna Shev, a partir da Ucrânia, com um Diário da Guerra; dois podcasts de comentário, um de Pedro Nuno Santos e outro de Sebastião Bugalho; e a rubrica “Contas Poupança” também vai passar a estar disponível em formato podcast.