“Viver com cancro da mama”: Nova campanha da SPS integra guia e podcast
Aumentar a literacia sobre a doença e ensinar a descodificar dados e conceitos científicos associados à patologia são os principais objetivos de “Viver com cancro da mama”, a nova campanha […]
Luis Batista Gonçalves
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Aumentar a literacia sobre a doença e ensinar a descodificar dados e conceitos científicos associados à patologia são os principais objetivos de “Viver com cancro da mama”, a nova campanha de sensibilização da Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS), que mantém como embaixadora a locutora de rádio Joana Cruz. Apoiada pela AstraZeneca, pela Daiichi Sankyo, pela Gilead e pela Novartis, a iniciativa integra um guia informativo e um podcast de quatro episódios.
“Literacia em saúde”, “Cancro da mama hereditário”, “Comunicação dos dados científicos e qualidade de vida” e “Prevenção” são temas abordados por vários especialistas médicos. Além de Gabriela Sousa, vice-presidente da SPS, a iniciativa conta também com a participação de Miguel Telo de Arriaga, chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O guia dedicado às mulheres com cancro da mama inclui um dicionário explicativo de termos como hibridização in situ por fluorescência (FISH), imagiologia por ressonância magnética (IRM), imunohistoquímica (IHQ) e tomografia por emissão de positrões (PET). “A sua descodificação permite às doentes uma melhor interpretação do seu estado clínico e, consequentemente, um melhor e mais esclarecido diálogo com o médico que a segue”, assegura a SPS.
“Viver com cancro da mama” sucede à campanha de sensibilização que a organização lançou em 2021, “Viver depois do cancro da mama”, uma iniciativa com o intuito de “promover a compreensão e a aceitação da doença, bem como o autoconhecimento que beneficiem o bem-estar físico e mental das pessoas que vivem e convivem com uma doença oncológica, em particular, com cancro da mama”, esclarece a instituição.
“O cancro da mama é a segunda causa de morte por cancro na mulher. Em Portugal, são detetados cerca de 7.000 casos por ano e cerca de 1.800 mulheres morrem devido a esta patologia. Estes números revelam a necessidade de manter este tema na agenda pública, priorizando todas as formas de consciencialização e capacitação para lidar com a doença”, defende Gabriela Sousa, vice-presidente da SPS.