Faleceu António Brás Monteiro, conhecido como o “patriarca da impressão”
António Brás Monteiro, apelidado de “Patriarca da Impressão”, faleceu no passado dia 2 de dezembro vítima de infeção respiratória. Tinha 97 anos. Natural de Pinhel, na Guarda, foi fundador e […]

Meios & Publicidade
Brand 22 gere redes sociais do ISPA e reforça clientes em Lisboa
Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What
Cristina Girão lidera direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
António Brás Monteiro, apelidado de “Patriarca da Impressão”, faleceu no passado dia 2 de dezembro vítima de infeção respiratória. Tinha 97 anos.
Natural de Pinhel, na Guarda, foi fundador e administrador de várias empresas, nomeadamente a Bertrand & Irmãos, da qual acabou por se tornar sócio, e do grupo Lisgráfica, que fundou em 1973 com António Pedro Ruella Ramos e o qual presidiu o conselho de administração ao longo de quatro décadas. Foi ainda proprietário de vários jornais e revistas, como o Comércio do Porto, e presidiu durante várias décadas à holding Gestprint, onde a família Brás Monteiro é ainda sócia-maioritária.
O Presidente da República lamentou a sua morte, tendo deixado uma nota no site da presidência onde recorda “o cunho de modernização da impressão e distribuição gráfica, que em muito contribuiu para o fortalecimento da indústria dos livreiros e jornais portugueses, em particular da livraria Bertrand e do semanário Expresso”.
Ao longo da carreira recebeu várias distinções e prémios, tendo sido distinguido na presidência de Jorge Sampaio com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial.