As sugestões de Natal de… José Pedro Silva, diretor de marketing da Lemon Jelly
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três […]
Luis Batista Gonçalves
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três podcasts que recomendam e três livros que aconselham a (re)ler, também revelam um dos presentes que mais gostariam de poder receber este Natal. Estas são as sugestões de José Pedro Silva, diretor de marketing da Lemon Jelly.
3 campanhas natalícias
“Nunca é tarde para ouvires o teu coração” da Vodafone é a que mais o surpreendeu ultimamente. “É, para mim, o destaque de 2023”, confidencia. “Simples na mensagem, mas tão relevante para quem a precisa de ouvir. Todos temos histórias, todos temos alguém que não queremos dececionar e que contamos ter sempre ao nosso lado”, refere ainda.
“The long wait”, a campanha de Natal de 2011 da John Lewis também o marcou. “Tem a capacidade de encapsular uma narrativa sem palavras, o espírito do Natal e o posicionamento da marca, de forma tão clara”, elogia.
“Não posso deixar de destacar um regresso às campanhas de Natal que me deixa muito feliz, a Mimosa, com uma história simples, em família, humana como a marca o é”, assume também. A campanha chama-se “A alegria dos outros também alimenta”.
3 podcasts
O Que É Que Sucede? de Ana Garcia Martins, um podcast da Rádio Observador. “É um formato que junta o tom que conhecemos da humorista à atualidade e às notícias mais recentes. Duas vezes por semana, faz uma revisão dos principais acontecimentos. É feito com algum humor, o que, por vezes, ajuda a processar e a pôr em perspetiva o que se passa no mundo”, desabafa.
O podcast mais ouvido em Portugal, Extremamente Desagradável de Joana Marques, é outra das escolhas. “Numa sátira constante a tudo o que está à nossa volta, que chega a exigir de nós um poder de encaixe grande quando percebemos o quão fácil é encontrar, diariamente, material para um conteúdo como este. Feito com inteligência, bom humor e com uma dose (grande) de risco. É a companhia diária que não pode faltar”, considera.
The Business of Fashion (BoF) Podcast. “Numa área mais técnica, sugiro este. É feito em formato de entrevista, onde convidados de renome do mundo da moda são convidados a conversas sobre as mais recentes tendências ou a evolução do setor e das marcas. Uma forma prática e agradável de acompanhar a indústria e de estimular a criatividade”, garante.
3 livros
“How brands grow” de Byron Sharp (Oxford University Press Australia). “Dentro da gestão de marca, é um dos que mais recomendo e ao qual regresso algumas vezes. A influência que cada vetor do marketing mix tem na perceção da marca e no seu equity é o tema principal e o autor navega em questões práticas, com as quais nos deparamos com muita frequência nesta área”, assume.
“Creativity, Inc. – Overcoming the unseen forces that stand in the way of true inspiration” de Ed Catmull (Transworld Publishers). “Neste livro, o cofundador da Pixar junta o mundo dos negócios e da criatividade e explica como os princípios da segunda podem ser aplicados para uma gestão mais eficiente e eficaz dos primeiros”, descreve.
“Harry Potter” de J. K. Rowling (Editorial Presença). “As restantes leituras têm sido todas muito focadas em marketing, estratégia e gestão, mas, juntando num aquilo que são sete livros muito especiais para mim, não posso deixar de falar desta saga, um mundo que acompanhou a minha infância e adolescência e que, hoje ainda, é uma companhia para serões de domingo no formato de livro ou de filme”, partilha. “E, não, não tem de ser apenas no Natal”, sublinha.
1 presente que gostaria de receber este Natal
Na dificuldade de eleger apenas um, arrisca dois. “Gostaria que todas as portuguesas abrissem os armários e de lá saísse o aroma a limão que só umas Lemon Jelly têm! Isso e um Apple Watch Ultra 2″, revela ainda José Pedro Silva.