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Heineken inova em DOOH na UEFA Champions com Dentsu Creative, Publicis e LivePoster

A três meses da final da UEFA Champions League (UCL), a Heineken, patrocinadora oficial do torneio, vai trazer o tão cobiçado troféu da UCL para Portugal, onde pretende brindar com […]

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Heineken inova em DOOH na UEFA Champions com Dentsu Creative, Publicis e LivePoster

A três meses da final da UEFA Champions League (UCL), a Heineken, patrocinadora oficial do torneio, vai trazer o tão cobiçado troféu da UCL para Portugal, onde pretende brindar com […]

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A três meses da final da UEFA Champions League (UCL), a Heineken, patrocinadora oficial do torneio, vai trazer o tão cobiçado troféu da UCL para Portugal, onde pretende brindar com os verdadeiros fanáticos de uma maneira única. Através de uma ação fake out-of-home (FOOH), uma técnica inovadora que combina imagens reais com computação gráfica, o troféu de vencedor da UCL estará “visível” em Lisboa e no Porto.

Esta experiência visual estará disponível nas redes sociais da Heineken, bem como em reels, stories e no feed do Facebook e Instagram da marca. Uma motivação digital extra para os adeptos do FC Porto, a única equipa portuguesa ainda em prova.

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Após a passagem pela Invicta, nesta terça-feira, o troféu seguirá para Lisboa, onde estará “exposto” na rotunda do Marquês de Pombal no dia seguinte. Esta iniciativa faz parte da campanha “Um brinde aos verdadeiros fanáticos”, onde a Heineken procura redefinir o verdadeiro significado de ser um adepto incondicional de futebol.

Além da ação FOOH, a marca lançou uma inovação em digital out-of-home (DOOH) em colaboração com a Dentsu Creative, a Publicis e a LivePoster. Lisboa e Porto serão palco de uma ação estratégica de real-time content, com mupis digitais que vão transimitr uma contagem decrescente para os jogos da UCL e apresentar os golos e resultados durante os 90 minutos de cada partida.

Os fãs de futebol vão ser expostos a mupis de norte a sul do país, convidando-os a assistir aos jogos da UCL nos pontos de venda Heineken mais próximos. Em ações digitais, a Heineken desenvolveu rich media com countdown para os jogos, resultados em tempo real e comemoração dos golos. Além disso, a marca promove a interação dos consumidores com um passatempo para vencer bilhetes garantidos nos jogos da fase final da UCL, e inclui ainda um mapa de bares aderentes.

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José Cid protagoniza campanha da Olá criada pela WYcreative (com vídeo)

A campanha multimeios tem direção criativa de Carlos Pontes, Tiago Varino e Sérgio Lobo e está presente em televisão, digital e publicidade exterior. O filme, produzido pela Bro e realizado por Chico Gomes, transporta os protagonistas para um mundo paralelo, onde José Cid canta diversos trechos de algumas das suas músicas mais emblemáticas

Sob o mote ‘É bom, ontem, hoje e amanhã’, a Olá recorre ao protagonismo do cantor José Cid e das suas músicas na nova campanha multimeios criada pela WYcreative, para promover o novo gelado Cornetto Brigadeiro, desenvolvido em exclusivo para o mercado nacional.

“O novo Cornetto Brigadeiro reúne todos os ingredientes para surpreender este verão. Um sabor que tem tanto de surpreendente como de inacreditável. Apetece dizer que contado ninguém acredita”, refere o comunicado de imprensa que cita Tiago Varino e Carlos Pontes, diretores criativos da WYcreative, acrescentando que “José Cid era o ingrediente extra que faltava para materializar este pensamento e tornar o novo Brigadeiro no próximo hit de verão”.

A campanha multimeios, que contou com a direção criativa de Carlos Pontes, Tiago Varino e Sérgio Lobo da WYcreative, está presente em televisão, digital e publicidade exterior. O filme publicitário, produzido pela Bro Cinema e realizado por Chico Gomes, transporta os protagonistas para um mundo paralelo, numa praia onde José Cid canta diversos trechos de algumas das suas músicas mais emblemáticas, associadas ao novo gelado.

“A inovação é uma parte fundamental da nossa estratégia. Todos os anos, os consumidores aguardam com entusiasmo pelas novidades da Olá. Este ano, estamos especialmente orgulhosos por apresentar o Cornetto Brigadeiro, um gelado desenvolvido exclusivamente para os portugueses. A nossa campanha, protagonizada pela energia contagiante do José Cid, é uma homenagem à criatividade e ao prazer de saborear algo único e apaixonante”, refere Bernardo Mello, diretor de marketing da Olá, citado em nota de imprensa.

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Cannes Lions 2024 Dia 3: Conheça os vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

O Festival Internacional de Criatividade entregou, na gala na noite de 19 de junho, os troféus aos vencedores dos Grandes Prémios nas categorias Creative B2B Lions, Creative Data Lions, Direct Lions, Media Lions, PR Lions e Social & Influencer Lions (na foto)

Depois do primeiro dia, em que distinguiu os melhores trabalhos nas categorias de Health & Wellness, Health for Good, Print & Publishing, Radio & Audio, Outdoor e Pharma, e do segundo dia, em que anunciou os vencedores nas categorias de Design, Digital Craft, Entertainment, Entertainment Lions for Gaming, Entertainment Lions for Music, Entertainment Lions for Sport, Film Craft e Industry Craft, a 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a decorrer até 21 de junho, entregou a terceira ronda de Grandes Prémios, numa gala realizada na noite de quarta-feira, 19 de junho.

Na categoria Creative B2B Lions, ‘Meet Marina Prieto’, desenvolvida pela David para a JCDecaux, conquistou o troféu máximo. Para demonstrar a eficácia das estações de metro de Madrid como suporte publicitário, a agência espanhola recorreu a Marina Prieto, uma idosa de 100 anos com apenas 28 seguidores no Instagram, promovendo as suas publicações em múpis. Em poucos dias, o perfil da madrilena cresceu 39.285%, alcançando mais de 1,5 milhão de visualizações e um aumento de 13,4% nas interações.

A campanha ‘Room For Everyone’, da McCann Poland para a Mastercard, foi distinguida com o Grande Prémio em Creative Data Lions. O filme publicitário retrata os meses que se seguiram à invasão da Ucrânia pela Rússia, que obrigou 1,55 milhões de ucranianos a fugir para a Polónia, aumentando a população do país em 4%. A vaga de imigração gerou tensões sociais, mas também sinergias que a empresa de crédito desvenda no anúncio.

A campanha ‘The Everyday Tactician’, que já tinha ganho um Grande Prémio na categoria de Entertainment Lions for Gaming, repetiu o feito na categoria Direct Lions. Protagonizada por Nathan Owolabi, a série digital, idealizada pela McCann London para a Xbox, mostra o jogador de Football Manager, que ficou conhecido por ter sido contratado pelo clube inglês Bromley para orientar a equipa, a revelar as táticas de futebol que usou para levar a competir na Liga de Futebol Inglesa pela primeira vez em 132 anos.

Em Media Lions, o Grande Prémio foi entregue à Gut, agência criativa sediada em São Paulo, pela campanha ‘Tá Na Mão’, desenvolvida para a plataforma de comércio eletrónico Mercado Livre. O filme publicitário, destinado a promover a Black Friday no Brasil, foi exibido na TV Globo, transformando cenas de apertos de mão em oportunidades de descontos. Em vez de competir por espaços publicitários convencionais, a plataforma de comércio eletrónico integrou códigos QR em mais de dois milhares de cenas de programas, que, ao serem lidos pelos telespetadores, davam acesso a promoções exclusivas.

Em PR Lions, o vencedor do Grande Prémio é outro repetente. O júri do festival distinguiu a ‘The Misheard Version’, que já tinha ganho o Grande Prémio na categoria Radio & Audio. A campanha da Golin London recupera a canção “Never gonna give you up”, um êxito internacional do britânico Rick Astley. Encomendada pela Specsavers, empresa de serviços de audiologia e oftalmologia, a campanha de sensibilização pretende combater o estigma em relação aos testes auditivos.

Na categoria Social & Influencer Lions, a Ogilvy PR conquistou o Grande Prémio com ‘Michael CeraVe’ (na foto no topo), campanha que desenvolveu para a marca de dermocosmética CeraVe. Protagonizado pelo cantor e compositor canadiano Michael Cera, e tirando partido da semelhança do apelido com o nome da marca, o anúncio mostra o artista a tentar convencer um grupo de dermatologistas que é o autor das formulações dos produtos CeraVe.

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Vitacress lança nova assinatura em campanha da McCann Lisboa, On Spot Net, Souza Filmes e Upstairs (com vídeo)

“Folhas que respiram e inspiram” é o novo mote que a marca do Grupo RAR assume no mercado português. Além da campanha, a nova assinatura é promovida através de um passatempo que oferece viagens de helicóptero e fins de semana no Craveiral Farmhouse, no Alentejo

A Vitacress tem uma nova assinatura, “Folhas que respiram e inspiram”, um conceito que está a ser promovido através de uma campanha multimeios que resulta de uma colaboração entre a marca alimentar do Grupo RAR, a agência publicitária McCann Lisboa, a agência de marketing On Spot Net, a produtora audiovisual Souza Filmes e o estúdio de design Upstairs, apurou o M&P. O planeamento de meios da comunicação publicitária, que decorre de 17 de junho e 31 de agosto, está a cargo da Initiative.

“A campanha e o novo mote vão estar refletidos no ponto de venda, através de faixas promocionais e de uma imagem mais moderna das embalagens. Além disso, serão difundidos em rádio, em múpis, no digital e no website oficial da marca, assegurando uma vasta cobertura com vista ao envolvimento do público”, informa a Vitacress em comunicado de imprensa.

Para além dos filmes publicitários que integram a ação promocional, a insígnia está também a dar a conhecer a nova assinatura através de um passatempo que oferece viagens de helicóptero e fins de semana no Craveiral Farmhouse, no Alentejo. “Com esta promoção e o nosso novo mote, reforçamos o elo entre a natureza e o consumidor, proporcionando não apenas produtos de qualidade superior, mas também experiências”, refere Nuno Crispim, diretor de marketing da Vitacress.

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Cannes Lions 2024 Dia 2: Conheça os vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

Os Grandes Prémios de Design, Digital Craft, Entertainment, Entertainment Lions for Gaming, Entertainment Lions for Music, Entertainment Lions for Sport, Film Craft e Industry Craft já são conhecidos

A 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a decorrer até 21 de junho, continua a acrescentar nomes à lista de vencedores de Grandes Prémios, depois de um primeiro dia que distinguiu os melhores trabalhos nas categorias de Health & Wellness, Health for Good, Print & Publishing, Radio & Audio, Outdoor e Pharma.

Na noite de 18 de junho, segundo dia do festival, foi entregue uma nova leva de Grandes Prémios. Na categoria de Design, a agência Circus Grey foi premiada com o ‘Sightwalks’ para a Cemento Sol, fabricante de cimentos e pavimentos, que realça a importância para os invisuais de marcas nos pavimentos dos passeios. O projeto dá a conhecer a iniciativa da empresa que disponibiliza placas informativas acessíveis com símbolos identificadores de estabelecimentos comerciais, restaurantes, cabeleireiros, hospitais e paragens de autocarros.

Na categoria Digital Craft, a distinguida com o Grande Prémio foi a ‘Spreadbeats’, campanha da FCB New York para o Spotify protagonizada por uma célula de Excel verde. O filme publicitário, gráfico e musical, arranca com o programa informático em preto e branco e vai ganhando cor à medida que vai transmitindo uma mensagem de alegria e diversão.

A ‘We Are Ayenda’, campanha que a Creative X, a Palo Alto e a Modern Arts conceberam para o WhatsApp, é a vencedora do Grande Prémio na categoria de Entertainment. Realizado pela canadiana Amber Fares, o minidocumentário parte de uma história verdadeira para mostrar a fuga da equipa feminina da seleção juvenil de futebol do Afeganistão. Após a chegada dos talibã ao poder em 2021, as jogadoras tiveram de abandonar o país para não serem presas.

Na categoria de Entertainment Lions for Gaming, o Grande Prémio foi para a McCann London, com o trabalho ‘The Everyday Tactician’, para a Xbox. Protagonizada por Nathan Owolabi, a série digital mostra o jogador de Football Manager, que ficou conhecido por ter sido contratado pelo clube inglês Bromley para orientar a equipa, a revelar as táticas de futebol que usou para levar a competir na Liga de Futebol Inglesa pela primeira vez em 132 anos.

A agência brasileira AlmapBBDO conquistou o Grande Prémio na categoria de Entertainment Lions for Music, com a campanha ‘Errata at 88’ criada para a Diageo. O anúncio arranca a preto e branco, em 1962, e homenageia Alaíde Costa, cantora e compositora brasileira que figura entre os percussores da bossa nova, recordando o impulso que o patrocínio da Johnnie Walker deu à carreira da artista de 88 anos.

Na categoria Entertainment Lions for Sport, o Grande Prémio foi para a campanha ‘Women’s Football’, encomendada pela empresa de telecomunicações francesa Orange à Marcel. O anúncio televisivo, que pretende combater estigmas e preconceitos, tornou-se viral à medida que os que o foram vendo foram percebendo que as jogadas em campo não pertenciam aos jogadores da seleção masculina de futebol francesa mas, sim, a duas jogadoras da seleção feminina, Delphine Cascarino e Sakina Karchaoui.

‘The Square Meter’, campanha que a Heimat TBWA desenvolveu para a Hornbach, ganhou o Grande Prémio na categoria Film Craft. O filme mostra o quotidiano de um grupo de moradores que vive num prédio com divisões minúsculas, realçando a importância que os espaços todos têm para aqueles que os habitam.

Na categoria Industry Craft, o Grande Prémio foi atribuído à Scholz & Friends pela campanha ‘The 100th Edition’, para o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung. A protagonista é uma idosa judia (na foto no topo), que foi fotografada por Wim Wenders no Memorial do Holocausto, em Berlim. O anúncio que suporta o filme publicitário da campanha foi divulgado a 27 de janeiro de 2024, para assinalar o aniversário da libertação de Auschwitz, onde a protagonista do anúncio esteve detida.

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Dentsu Creative é finalista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (com vídeo)

O projeto ‘Improbable Housemates’ (‘Dá Espaço À Partilha’), para a Meo, já tinha chegado à ‘shortlist’ na categoria de Direct, em Consumer Services/Business to Business e Single Market Campaign, mas sem ser premiado

Catarina Nunes

O ‘Improbable Housemates’ da Dentsu Creative está na ‘shortlist’ do Cannes Lions 2024, na categoria Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Cidades e Comunidades Sustentáveis), com o website para a Meo que junta jovens estudantes à procura de casa com idosos que vivem sozinhos e procuram companhia.

Esta plataforma deu origem a uma campanha de Natal, com um filme realizado por Marco Martins. O projeto, em português ‘Dá Espaço À Partilha’, que é agora candidato a Leão em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, já tinha chegado à ‘shortlist’ do festival de Cannes na categoria de Direct, em Consumer Services/Business to Business e Single Market Campaign, mas sem ser premiado.

 

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VML faz campanha para nova assinatura global do Santander (com vídeo)

Com produção da Garage, a campanha multimeios abrange televisão, exterior, display e redes sociais, além dos canais próprios do Santander, e estará no ar até agosto

‘Começa Agora’ é a nova assinatura global do Santander, desenvolvida em conjunto com todos os países onde o banco tem operações, que está a ser lançada com uma campanha criada pela VML e produzida pela Garage Films. O primeiro dos dois vídeos vai para o ar a 18 de junho, ao qual se seguirá o segundo em julho.

“A campanha tem dois temas principais, habitação e educação, que têm uma relevância na sociedade e pretendemos  mostrar o nosso papel e impacto”, refere um porta-voz do Santander, em declarações ao M&P.

O conceito criativo baseia-se na premissa de que a vida é feita de mudanças e que cada um decide o quê, quando e como o quer fazer. O Santander apresenta-se como o banco que está disponível para materializar esses desejos e projetos, mesmo quando parecem difíceis de alcançar. Desta forma, o Santander posiciona-se como um banco próximo das pessoas e a campanha irá abordar temas como empreendedorismo, transição energética (na foto), empoderamento financeiro e literacia financeira.

A campanha multimeios abrange televisão, exterior, display e redes sociais, além dos canais próprios do Santander.

 

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Cannes Lions 2024 Dia 1: Conheça os vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

Health & Wellness, Health for Good, Print & Publishing, Radio & Audio, Outdoor e Pharma são algumas das categorias cujos prémios já foram anunciados

A 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a decorrer em Cannes entre 17 e 21 de junho, já tem vencedores. Na categoria Health & Wellness, a campanha da The Last Barf Bag para a Dramamine rendeu à FCB Chicago o Grande Prémio. O minidocumentário de 12 minutos, produzido pelo Interpublic Group of Companies e pela Sunny Sixteen, explora a subcultura dos sacos para enjoos, traçando o perfil de quatro colecionadores que exibem aqueles que consideram ser os seus tesouros.

Child Wedding Cards, a campanha da UN Women idealizada pela Impact BBDO Dubai, para defender a elevação da idade mínima de casamento para os 18 anos no Paquistão, conquistou o Grande Prémio na categoria Health For Good. O país é, com mais de 4,6 milhões, o sexto do mundo com mais noivas infantis, uma realidade que a organização pretende combater.

Na categoria Print & Publishing, a campanha Recycle Me, da Coca-Cola, onde o logotipo da marca surge com uma aparência desconfigurada, foi a distinguida. Desenvolvida pela WPP Open X em colaboração com a Ogilvy New York, foi inicialmente lançada na Argentina, no México e no Brasil, antes de ser divulgada globalmente.

The Misheard Version, campanha da Golin London que recupera a canção “Never gonna give you up”, um êxito internacional do britânico Rick Astley, ganhou o Grande Prémio na categoria Radio & Audio. Encomendada pela Specsavers, empresa que disponibiliza serviços de audiologia e oftalmologia, a campanha de sensibilização pretende combater o estigma em relação aos testes auditivos.

Na categoria Outdoor, venceram a Lola MullenLowe e a Colenso BBDO. A agência criativa sediada em Madrid viu reconhecidas os anúncios Stairs, Corner e Doorstep, da campanha Find Your Summer para a Magnum, com imagens a preto e branco de consumidores a saborear gelados num dia de inverno.

A agência neozelandesa Colenso BBDO foi distinguida pela campanha Adoptable, também na categoria Outdoor. Produzida pela Nexus Studios para a Pedigree, apela a uma adoção animal responsável, dando a oportunidade a cães que vivem em abrigos, à espera de novos donos, a serem as estrelas de anúncios publicitários da marca.

Na categoria Pharma, foi distinguida a Magnetic Stories da Area 23, agência de Nova Iorque da IPG Health Network Company, com produção da Bro Cinema e realização de Mário Patrocínio. Encomendada pela Siemens Healthineers, divulga um projeto que transforma os sons do exame por ressonância magnética em protagonistas de uma coleção de audiolivros infantis.

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Cannes Lions 2024: Bar Ogilvy ganha Leão de Bronze com ‘The Endangered Typeface’

O projeto vencedor em Digital Craft (Data Visualisation) é uma tipografia em que cada letra representa uma espécie animal e à medida que o número desses animais diminui, a letra correspondente a essa espécie desaparece. “O maior vencedor foi a natureza”, considera José Carlos Bomtempo, CCO e sócio da Bar Ogilvy

Catarina Nunes

A Bar Ogilvy foi distinguida no Cannes Lions 2024 com um Leão de Bronze na categoria Digital Craft (Data Visualisation), com o ‘The Endangered Typeface’, soube o M&P. O projeto desenvolvido em parceria com a Associação Natureza Portugal (ANP), em colaboração com o World Wide Fund for Nature (WWF), pretende sensibilizar a sociedade para a atual sexta extinção em massa de espécies no planeta, que se caracteriza pela perda de biodiversidade.

“Uma ideia tão animal só poderia ganhar Leão. Mas, trocadilhos à parte, o maior vencedor foi a natureza”, comenta José Carlos Bomtempo, CCO e sócio da Bar Ogilvy, em declarações ao M&P.

‘The Endangered Typeface’ é uma fonte viva para proteger toda a vida animal. Nesta tipografia, cada letra representa uma espécie animal e à medida que o número desses animais diminui, a letra correspondente a essa espécie desaparece proporcionalmente. A fonte é atualizada com dados da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da International Union for Conservation of Nature (IUCN).

No Dia Mundial da Vida Selvagem, a 3 de março, os parceiros deste projeto lançaram uma edição limitada de serigrafias numeradas, alertando para a extinção massiva de espécies em curso no planeta. A coleção de serigrafias (na foto) é composta por 25 posters, um para cada letra/animal, destacando o nível de ameaça de cada espécie e o número restante. Ao fazer um donativo mínimo de €50, qualquer pessoa poderá escolher uma letra e receber um dos posters em casa. Todo o dinheiro angariado reverte para os projetos de conservação natural da ANP/WWF.

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Bar Ogilvy cria campanha para produtos de marca própria da Auchan (com vídeos)

Auchan Baby e Auchan Bio são as duas submarcas que integram a campanha multimeios, que conta com a criatividade da Bar Ogilvy e produção da Jungle Corner. O planeamento de meios é da EssenceMediacom Portugal

Idealizada pela Bar Ogilvy e produzida pela Jungle Corner, a nova campanha multimeios da Auchan põe em destaque a variedade de produtos de marca própria que esta cadeia de grande distribuição disponibiliza na rede de lojas que detém de norte a sul do país. Realizados por Paulo Grade, os spots publicitários que a integram têm direção criativa executiva de José Bomtempo, direção de arte de Gabriel Mendes, redação de César Silva e sonoplastia da Estrela de Alcântara.

Auchan Baby e Auchan Bio são as duas primeiras submarcas promovidas pela campanha. “Ao longo do ano, vão surgir mais filmes publicitários centrados noutros produtos. Esta campanha estará presente em televisão, rádio, digital, outdoors e nas plataformas online da marca”, informa o retalhista em comunicado de imprensa. O planeamento de meios é da responsabilidade da EssenceMediacom Portugal.

“Na Auchan existem várias gamas e produtos que nos diferenciam dos concorrentes. Com esta nova campanha queremos aproximar-nos tanto de quem consome os nossos produtos, como de quem os compra, e demonstrar que, à semelhança das coisas que só temos em nossa casa, também há coisas que só encontramos na Auchan”, esclarece Solange Farinha, diretora de marketing, de cliente e de digital da Auchan Retail Portugal.

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A grandeza de um conceito assente numa aparente simplicidade (com vídeos)

Na rubrica Como É Que Não Me Lembrei Disto? do M&P, a campanha Find Your Greatness, da Wieden+Kennedy Portland para a Nike, é a que Tiago Varino gostaria de ter feito. A Olhó Picolero, para a Solero, é a que o diretor criativo da WYcreative mais gostou de fazer

Catarina Nunes

Qual é a campanha que gostaria de ter feito?

A campanha para a Nike, Find Your Greatness.

Quais são as razões dessa escolha?

A grandeza de um conceito assente numa aparente simplicidade. Este equilíbrio é algo genialmente intemporal. Mas, acima de tudo, tem uma verdade, algo que é transversal à idade, género ou religião. Através de um copy extremamente bem escrito, palavra a palavra, esta campanha como um todo, diz-nos que todos podemos tudo. Cada um de nós, atleta ou não, pode encontrar a sua própria grandeza. Basta acreditarmos.

O que é que lhe chamou mais a atenção, o texto, a imagem, o protagonista ou outro aspeto da campanha? Porquê?

Quando uma campanha precisa de muita pós-produção, grandes atores e efeitos 3D, entre outra parafernália, por norma, não tem um conceito muito forte. Se despirmos uma campanha de tudo isto até à sua mensagem principal, muitas vezes temos conceitos fracos.

Neste caso, é precisamente o contrário. A campanha foi construída a partir de uma grande verdade e toda a sua força está assente na mensagem, por isso visualmente não precisa de grandes maquilhagens e artifícios. É um trabalho já com 12 anos, mas continua pertinente e verdadeiro. Tal como continuará daqui a 20, 30 ou 40 anos.

Esta campanha inspirou-o a nível criativo? Em quê e de que formas?

Inspirou-me no sentido de procurar diariamente conceitos que sejam verdadeiros e que possam efetivamente mudar a vida de alguém. Muitas vezes, as marcas esquecem-se de que falam com pessoas. Para isso, é preciso estar ao lado delas e não acima, estabelecer um diálogo e dizer-lhes algo que seja realmente importante para a sua vida.
Acredito que, desta forma, as marcas podem realmente fazer a diferença e entrar no dia a dia das pessoas.

Qual é a campanha que fez que mais o concretizou profissionalmente? Porquê?

Poderia enumerar várias campanhas que me concretizaram profissionalmente, mas vou destacar uma que fiz recentemente e que, por isso, ainda está fresca na minha memória: os Picoleros da Solero.

É uma daquelas campanhas que se tornaram num fenómeno popular, com toda a gente a cantarolar a música em todo o lado. Algo verdadeiramente notável nos dias de hoje, tendo em conta a dificuldade em captar a atenção dos consumidores. E, no fim, foi uma campanha que teve um enorme sucesso de vendas, tendo conquistado dois prémios Eficácia.

Como é que chegou a esta ideia e avançou para a execução?

O nome Picolero associado à marca Solero já transmitia alguma musicalidade. Desde o início que sentia que era um caminho que fazia muito sentido. Dentro desta métrica “Picolero da Solero”, dei por mim a cantarolar ao ritmo do famoso “Bamboléo” dos Gipsy Kings. Ficou óbvio que era mesmo por ali. Entrámos em contacto com a agente dos Gipsy Kings e acabámos a gravar tudo com eles. Foi uma experiência única.

O que é que faz quando não tem ideias?

Nada. Ou melhor, nado. Gosto de ir para piscina e libertar a cabeça. Sei que o subconsciente continua a funcionar e que vou ter uma boa ideia. Tenho muita confiança neste processo. Na maior parte das vezes, as melhores ideias surgem quando menos esperamos.

Ficha técnica

Campanha: Find Your Greatness
Cliente: Nike
Agência: Wieden+Kennedy Portland
Criativos: Ryan O’Rourke, Alberto Ponte, Dan Hon, Brock Kirby, Sezay Altinok, Sara Phillips, Mark Fitzloff e Susan Hoffman
Produtora: Park Pictures
Realização: Lance Acord e Seb Edwards
Ano: 2012

Ficha técnica

Campanha: Olhó Picolero
Agência: WYcreative
Cliente: Solero/Olá
Diretores criativos: Tiago Varino e Carlos Pontes
Redatores: Tiago Pereira e Tiago Varino
Diretora de arte: Mafalda Manaia
Designer: Mafalda Manaia
Estratega: Margarida Marques
Diretora de contas: Vânia Furtado
Executivo de contas: Vânia Furtado
Arte finalista: João Ruas
Produtora: Romana Vidal
Diretor de fotografia: Duarte Domingos
Realizador: João Fanfas
Assistente de realização: António Amaral
Produtor: José Neto
Produtor executivo: João Silva
Direção de arte cinematográfica: Marta do Vale

 

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