TikTok cria algoritmo só para os Estados Unidos
Engenheiros da ByteDance e do TikTok, tanto nos Estados Unidos como na China, estão a separar milhões de linhas de código, filtrando o algoritmo da empresa que associa os utilizadores a vídeos do seu agrado, avança a Reuters
![Daniel Monteiro Rahman](https://backoffice.meiosepublicidade.pt/app/uploads/2024/04/silhueta-120x120.jpg)
Daniel Monteiro Rahman
Impresa com prejuízo de €4 milhões. SIC aumenta lucros para €1,3 milhões
Fora do Escritório com António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos
El Ojo de Iberoamérica anuncia calendário de inscrições
Receitas da Alphabet aumentam 14% no segundo trimestre
Segunda campanha da Havas Portugal para a APSI põe 26 crianças à prova (com vídeo)
Patrícia Ramos regressa à Repsol como gestora de marketing
Media Capital aumenta receitas publicitárias e reduz prejuízo
Havas trabalha embalagens, publicidade e redes sociais de nova gama da Milaneza
Venda de títulos da Global Media por €16,5 milhões será concluída esta semana
Carclasse associa-se à Camisola Montanha na Volta a Portugal em Bicicleta
O TikTok está a desenvolver uma versão adaptada ao mercado norte-americano do seu algoritmo, dirigida aos seus 170 milhões de utilizadores nos Estados Unidos. Esta solução faz com que o TikTok fique independente da ByteDance, empresa chinesa proprietária da rede social, tornando-o mais favorável aos legisladores norte-americanos, que a pretendem proibir, noticia a Reuters.
Assim que o código de algoritmo para os Estados Unidos estiver autonomizado, vai ser possível estabelecer as condições para uma possível venda dos ativos norte-americanos, embora não haja planos para o fazer, adianta a Reuters.
Nos últimos meses, centenas de engenheiros da ByteDance e do TikTok, tanto nos Estados Unidos como na China, receberam ordens para começar a separar milhões de linhas de código, filtrando o algoritmo da empresa que associa os utilizadores a vídeos do seu agrado, avança a Reuters, citando duas fontes com conhecimento direto do projeto.
A missão dos engenheiros é criar uma base de código separada que seja independente dos sistemas utilizados pela versão chinesa do TikTok – o Douyin – da ByteDance, eliminando ao mesmo tempo qualquer informação ligada aos utilizadores chineses. Espera-se que o trabalho leve mais de um ano para ser concluído.
As questões legais e de conformidade, envolvidas na determinação das partes do código que podem ser transferidas para a nova versão do TikTok, estão a complicar o trabalho. Isto porque cada linha de código tem de ser revista para determinar se pode ser integrada no código separado.
O resultado da cópia e adaptação do algoritmo de recomendação da versão atual do TikTok vem com o risco de a nova versão da rede social nos Estados Unidos poder não oferecer o mesmo nível de desempenho que o TikTok existente, porque está dependente dos engenheiros da ByteDance na China, para atualizar e manter o código para maximizar o envolvimento do utilizador. “A administração do TikTok está ciente deste facto”, acrescenta uma fonte citada pela Reuters .