TikTok cria algoritmo só para os Estados Unidos
Engenheiros da ByteDance e do TikTok, tanto nos Estados Unidos como na China, estão a separar milhões de linhas de código, filtrando o algoritmo da empresa que associa os utilizadores a vídeos do seu agrado, avança a Reuters

Daniel Monteiro Rahman
Brand 22 gere redes sociais do ISPA e reforça clientes em Lisboa
Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What
Cristina Girão assume direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
O TikTok está a desenvolver uma versão adaptada ao mercado norte-americano do seu algoritmo, dirigida aos seus 170 milhões de utilizadores nos Estados Unidos. Esta solução faz com que o TikTok fique independente da ByteDance, empresa chinesa proprietária da rede social, tornando-o mais favorável aos legisladores norte-americanos, que a pretendem proibir, noticia a Reuters.
Assim que o código de algoritmo para os Estados Unidos estiver autonomizado, vai ser possível estabelecer as condições para uma possível venda dos ativos norte-americanos, embora não haja planos para o fazer, adianta a Reuters.
Nos últimos meses, centenas de engenheiros da ByteDance e do TikTok, tanto nos Estados Unidos como na China, receberam ordens para começar a separar milhões de linhas de código, filtrando o algoritmo da empresa que associa os utilizadores a vídeos do seu agrado, avança a Reuters, citando duas fontes com conhecimento direto do projeto.
A missão dos engenheiros é criar uma base de código separada que seja independente dos sistemas utilizados pela versão chinesa do TikTok – o Douyin – da ByteDance, eliminando ao mesmo tempo qualquer informação ligada aos utilizadores chineses. Espera-se que o trabalho leve mais de um ano para ser concluído.
As questões legais e de conformidade, envolvidas na determinação das partes do código que podem ser transferidas para a nova versão do TikTok, estão a complicar o trabalho. Isto porque cada linha de código tem de ser revista para determinar se pode ser integrada no código separado.
O resultado da cópia e adaptação do algoritmo de recomendação da versão atual do TikTok vem com o risco de a nova versão da rede social nos Estados Unidos poder não oferecer o mesmo nível de desempenho que o TikTok existente, porque está dependente dos engenheiros da ByteDance na China, para atualizar e manter o código para maximizar o envolvimento do utilizador. “A administração do TikTok está ciente deste facto”, acrescenta uma fonte citada pela Reuters .