Audiências semanais: SIC e TVI reforçam quota na primeira semana do ano
Na semana de 30 de dezembro a 5 de janeiro, o ‘reality show’ da TVI ‘Secret Story’ ocupa quatro das primeiras cinco posições dos programas mais vistos e o consumo de televisão recua sete minutos por dia, alcançando as seis horas e 11 minutos diários

Meios & Publicidade
Brand 22 gere redes sociais do ISPA e reforça clientes em Lisboa
Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What
Cristina Girão lidera direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
Na primeira semana de 2025, o consumo global de televisão aumenta ligeiramente, com um acréscimo de cerca de sete minutos por dia face à semana anterior, atingindo as seis horas e 11 minutos diários.
Nas variações da quota semanal face à semana anterior, a SIC e a TVI são os canais que registam um crescimento da quota. A RTP1 e ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘timeshift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos) mantêm, por seu lado, a quota de audiência da semana passada, com o cabo a ser o único canal a registar uma quebra. A RTP1 mantém os 10,9% de quota semanal, a SIC e a TVI reforçam a sua presença, com a SIC a alcançar 13,9% de quota de audiência e a TVI a crescer de forma mais significativa, alcançando esta semana 16,2%.
O cabo, que é o único canal em queda, desce até aos 37,9% de quota de audiência, enquanto o ‘outros’ permanece estável, mantendo os 20% de quota semanal.
Esta semana, a CNN Portugal regressa ao segundo lugar da tabela dos canais mais vistos da televisão por cabo, depois de ter ficado fora do pódio na semana do Natal. A CMTV mantém-se no topo da tabela, com o Star Channel a completar o pódio dos canais mais vistos, mantendo o terceiro lugar.
Não há entradas de canais no top 10, apenas diversas trocas de lugares. As restantes posições da tabela são ocupadas por Hollywood, SIC Notícias, Globo, Star Movies, AXN, Star Life e SIC Mulher, que fecha a tabela da primeira semana do ano.
Um dos blocos da final do ‘reality show’ da TVI, no ar na noite de passagem de ano, o ‘Secret Story – O Vencedor’ ocupa a liderança do ranking da programação global na primeira semana de 2025, seguido pela estreia de ‘Secret Story Desafio Final’ e por ‘Meio Milhão’, também da TVI, cujos programas ocupam todos os lugares do top 5 da semana.
As restantes posições são ocupadas por ‘Secret Story: Desafio Final – As Decisões’ e ‘Secret Story – A Final’. O top 5 da oferta do cabo é, mais uma vez, composto por programas da CMTV, com ‘Golos: Segunda Parte/Benfica X Sp. Braga’ em primeiro lugar, seguido por ‘Duelo Final/V. Guimarães X Sporting’ e ‘Golos: Primeira Parte/Benfica X Sp. Braga’. Nas posições seguintes, encontram-se os programas ‘Grande Jornal – Noite’ e ‘Notícias CM’.
Data Insights, Havas Media Network