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“Gosto da inquietação de desafiar as ideias pré-concebidas e de fazer o que ainda não foi feito”

Para Rosa Carriço (na foto), presidente global da Kérastase e a viver em Paris há cerca de 20 anos, trabalhar com horizontes temporais mais dilatados é um dos desafios permanentes, revela na rubrica do M&P dedicada a profissionais expatriados, De Portugal Para o Mundo

Luis Batista Gonçalves
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“Gosto da inquietação de desafiar as ideias pré-concebidas e de fazer o que ainda não foi feito”

Para Rosa Carriço (na foto), presidente global da Kérastase e a viver em Paris há cerca de 20 anos, trabalhar com horizontes temporais mais dilatados é um dos desafios permanentes, revela na rubrica do M&P dedicada a profissionais expatriados, De Portugal Para o Mundo

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Presente em cerca de 60 países e utilizada por uma comunidade que ronda os 150 mil cabeleireiros, a Kérastase é liderada internacionalmente por Rosa Carriço.

Em Paris desde 2005, excetuando os três anos que viveu em Nova Iorque, entre 2009 e 2012, a presidente global da Kerástase é responsável pela estratégia de reposicionamento internacional da marca de cuidados capilares, que acaba de comemorar 60 anos.

Além de a ter rejuvenescido, está a torná-la mais luxuosa e inclusiva, a partir da capital francesa, com as vendas a triplicar após o reposicionamento.

Trabalhar no estrangeiro era uma ambição ou foi uma circunstância?

Diria que foi um bocadinho das duas coisas. Quando tinha dez anos, os meus pais decidiram embarcar na aventura de ir viver para a Austrália. Passei lá os anos da adolescência e isso transformou-me para sempre. Rasgou-me os horizontes, desenvolvi uma abertura para a diversidade, de religiões, de cores de pele e de modos de vida.

Esta sede de descoberta e aventura nunca mais me deixou. Anos mais tarde, atraiu-me o caráter mundial da L’Oréal Paris. Trabalhei alguns anos em Portugal, mas rapidamente começaram a seduzir-me com uma carreira internacional, que me poderia abrir outro nível de oportunidades. Estou em Paris desde 2005.

Quais são as diferenças entre trabalhar em Portugal e em França?

Culturalmente, são dois países bastante diferentes. Mas, sobretudo, o cargo e as responsabilidades que tenho, que são completamente distintos. Quando estava em Portugal, era diretora-geral da L’Oréal Paris, responsável pela implementação local de uma estratégia que era definida globalmente.

Quando vim para Paris, integrei uma equipa global, responsável pela inovação de produto com os nossos laboratórios, pela imagem de marca e estratégia de comunicação, incluindo todas as campanhas de publicidade, e pela estratégia de distribuição.

O marketing operacional local é mais tático, ágil e de curto prazo, enquanto o marketing global é mais estratégico e com um horizonte temporal muito mais longo. Neste momento, estou a trabalhar em 2026 e 2027, estando também envolvida em projetos que se estendem até 2030.

Quais são as mais-valias e os obstáculos que o ser portuguesa tem no seu trabalho?

Virmos de um país pequeno torna-nos mais abertos a outras culturas, falamos melhor línguas, somos mais sociáveis e, sobretudo, não temos a arrogância natural das pessoas nascidas nas grandes potências mundiais.

Nunca tivemos prioridade de passagem, pelo contrário, tivemos sempre de lutar mais. Isso torna-nos mais ágeis e criativos. Claro que, quando chegamos a um país diferente, demora algum tempo a descodificar a cultura, a comunicação não verbal e as regras sociais.

Mas os portugueses são bons nisso e, agora que já trabalhei vários anos em estruturas internacionais com pessoas vindas de todos os cantos do mundo, vejo até que ponto os portugueses têm facilidade em se integrarem. Somos descobridores natos. A capacidade de adaptação está-nos no sangue.

Que funções desempenha atualmente e que projetos tem em mãos?

Sou presidente mundial da Kérastase há sete anos. A marca já existe há 60 anos, mas, nos últimos anos, fizemos um profundo ‘turnaround’, um trabalho de marca, tornando-a mais jovem, mais luxuosa, mais inclusiva, mais ligada ao mundo e às tendências atuais. Mas também mudámos o modelo de negócio, que agora é omnicanal, permitindo-nos adaptar aos hábitos de compra dos consumidores de atualmente.

Qual é o balanço dessa estratégia?

A receita triplicou, com crescimentos recorde em todos os mercados e reforçando fortemente a nossa presença em mercados estratégicos como a China e os Estados Unidos. Solidificámos a nossa liderança e, ao mesmo tempo, contribuímos para o desenvolvimento da indústria profissional de cabeleireiros.

Quais são as particularidades de marketing e comunicação do mercado francês, na área dos cuidados capilares, em termos de desafios e de diferenças, face ao mercado português?

A parte fascinante do meu cargo atual é exatamente ter uma responsabilidade mundial. A Kérastase é a única marca capilar de luxo verdadeiramente global, o que implica estar constantemente atenta às grandes tendências mundiais e aos países onde a beleza é mais sofisticada, como o norte da Ásia, sem esquecer comportamentos como o pragmatismo das consumidoras norte-americanas.

O desafio é conseguir ter uma marca atrativa e relevante nos quatro cantos do mundo. A celebração recente dos 60 anos da marca é um tributo à sua longevidade, mas exige que tenhamos sempre de nos rejuvenescer e reinventar.

Qual é o momento que o mercado de produtos capilares atravessa em termos de consumo, comunicação e pontos de venda?

Nos últimos anos, assistimos a uma aceleração do mercado ‘premium’ de cuidados de cabelo e a Kérastase foi o maior contribuidor para esse crescimento, tornando-o mais inovador e sofisticado. Hoje em dia, os consumidores são mais exigentes, mais conhecedores, sobretudo através de meios como o TikTok.

Como tal, esperam resultados mais transformadores e experiências mais surpreendentes. O fenómeno da advocacia, como alavanca de notoriedade e penetração nas camadas mais jovens, está entre as grandes mudanças operadas na esfera internacional.

“O marketing operacional local é mais tático, ágil e de curto prazo, enquanto o marketing global é mais estratégico e com um horizonte temporal mais longo”, refere Rosa Carriço

Por outro lado, assistimos a uma multiplicação de ‘touchpoints’, de comunicação e de distribuição, que exige uma multiplicação de produção de conteúdos e uma nova complexidade na ativação. Tudo isto, juntamente com uma fluidez geográfica de ‘social media’ e uma mistura cultural cada vez maior, tornou o nosso trabalho enquanto ‘marketers’ e comunicadores muito mais desafiante e interessante.

Qual é a experiência profissional que teve em França que mais a marcou?

A experiência atual da Kérastase. Adoro viver o ‘turnaround’ de uma marca, o repensar e questionar tudo, desde a estratégia de comunicação ao modelo de negócio. Já tinha vivido uma experiência semelhante quando trabalhei na L’Oréal Paris e começa a ser a minha imagem pessoal de marca.

Acho que não fui feita para gerir o ‘status quo’ ou limitar-me a seguir as regras impostas por outros. Gosto da inquietação de desafiar as ideias pré-concebidas e de fazer o que ainda não foi feito.

Do que é que tem mais saudades do mercado português?

Tenho saudades dos portugueses. Já vivi em vários países e pertenci a várias equipas, mas nunca vou esquecer o espírito de equipa que tinha em Portugal. Uma mistura perfeita de paixão, ambição e espírito ‘work hard, play hard’. Pessoalmente, tenho saudades de viver à beira-mar e de estar perto da minha família, de quem sou tão próxima, bem como dos grandes amigos que ainda tenho em Portugal.

Pensa regressar a Portugal?

Claro que sim, porque Portugal é, provavelmente, um dos países no mundo com maior qualidade de vida e porque há, atualmente, uma nova geração de empreendedorismo e de criatividade que me dá imensa vontade de integrar, para poder contribuir para que Portugal seja cada vez melhor.

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GBT Clinic by Hugo Madeira dá cor a pontos icónicos de Lisboa

Desenvolvido pela Notable e pela No Ideas No Art, o conceito da campanha explora a tecnologia de ‘fake out-of-home’, um formato que simula ativações de marca em espaços exteriores, para divulgar um novo método de higienização oral

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A GBT Clinic by Hugo Madeira dá cor a alguns dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa para promover o método de terapia guiada por biofilme, o novo procedimento de remoção da placa bacteriana disponibilizado pela clínica lisboeta, conhecido internacionalmente como ‘guided biofilm therapy’ (GBT).

A iniciativa, amplificada através de uma campanha desenvolvida pela Notable em colaboração com a No Ideas No Art, e que está a ser divulgada nas redes sociais, recorre a um vídeo que utiliza a tecnologia de ‘fake out-of-home’ (FOOH), um formato digital que simula ativações de marca em espaços exteriores, gerando impacto visual. O novo método é representado através do jato de corante que é aplicado durante a higienização oral, passando a cidade a estar coberta pelas cores características da clínica: o rosa e o amarelo.

Para além da Sé de Lisboa, o vídeo mostra o Arco da Rua Augusta e a estátua do Marquês de Pombal coloridos, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção e da higiene oral, uma das bandeiras da clínica. Apresentado em meados de janeiro, o espaço disponibiliza a terapia guiada por biofilme, desenvolvida pela multinacional suíça EMS Dental.

“Pretendemos transmitir neste conteúdo visual aquilo que queremos com o método GBT, que a prevenção oral seja cada vez mais abrangente e cada vez menos uma higiene oral que vamos fazer ao dentista de seis em seis meses. O objetivo é mesmo esse, não passar despercebidos e alertar para a chegada deste método inovador a Lisboa, que quer contribuir para maior literacia, cuidados e prevenção oral”, explica Hugo Madeira, médico dentista e CEO da GBT Clinic by Hugo Madeira, citado em comunicado de imprensa.

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Zurich Portugal anuncia Patrícia Sampaio como nova embaixadora

“Estamos muito entusiasmados com esta colaboração com a Patrícia, a atleta olímpica que tem enchido os portugueses de orgulho. A sua trajetória de sucesso, a sua garra e a sua determinação são um exemplo para todos nós”, refere Emília Sanches, Diretora de Marketing da Zurich Portugal

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A Zurich Portugal acaba de anunciar a judoca olímpica Patrícia Sampaio como a sua nova embaixadora. Esta parceria estratégica une uma atleta de alta performance, reconhecida pela sua paixão pela modalidade, a uma marca global que valoriza a proteção e o compromisso com o futuro.

“A Zurich Portugal é uma marca que partilha os meus valores de excelência e celebração de sucessos, e com a qual me identifico na missão de cuidar de mim e daqueles que me rodeiam. Espero que, com esta parceria, consigamos inspirar mais pessoas a acreditarem no seu potencial, a perseguirem os seus sonhos e a atingirem os seus objetivos”, diz Patrícia Sampaio, citada em comunicado de imprensa.

O percurso de Patrícia Sampaio inclui uma medalha de bronze nos últimos Jogos Olímpicos (Paris, 2024), uma medalha de ouro no Grand Slam de Paris no início do ano e uma medalha de bronze, conquistada este domingo, no Grand Slam de Tbilisi (Circuito Mundial de 2025).
A escolha da judoca reflete o compromisso da Zurich em apoiar talentos nacionais e em promover um estilo de vida ativo e saudável. “Estamos muito entusiasmados com esta colaboração com a Patrícia, a atleta olímpica  que tem enchido os portugueses de orgulho. A sua trajetória de sucesso, a sua garra e a sua determinação são um exemplo para todos nós. Acreditamos que a Patrícia é a embaixadora ideal para transmitir os valores da Zurich Portugal e para inspirar os nossos colaboradores, parceiros e clientes a alcançarem os seus resultados, de forma confiante”, refere Emília Sanches, Diretora de Marketing da Zurich Portugal, citada em comunicado.
A Zurich Portugal faz parte do Zurich Insurance Group, está em Portugal há 106 anos, conta com mais de 550 colaboradores e uma rede de distribuição com mais de 1.800 Agentes de Seguros, Corretores, Bancos e parcerias, que servem 830 mil clientes.
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Oracle e investidores norte-americanos juntam-se para comprar TikTok nos Estados Unidos

Nos termos do acordo, os investidores norte-americanos da ByteDance, incluindo as empresas de investimento General Atlantic, Susquehanna, KKR e Coatue, em conjunto com a Oracle, adquiririam as participações de investidores chineses na operação norte-americana do TikTok para criar uma ‘spin-off’

Alguns dos maiores investidores norte-americanos da ByteDance, detentora do TikTok, estão a negociar um acordo para comprar a rede social em conjunto com a Oracle, noticia o Financial Times. As negociações surgem em antecipação da data limite de 5 de abril, a qual estabelece que o TikTok deve cumprir a lei que proíbe a plataforma nos Estados Unidos, a menos que a proprietária, sediada em Pequim, venda a operação norte-americana a entidades não chinesas.

Nos termos do acordo, os investidores norte-americanos da ByteDance, incluindo as empresas de investimento General Atlantic, Susquehanna, KKR e Coatue, adquiririam as participações de investidores chineses na operação norte-americana do TikTok para criar uma ‘spin-off’, segundo fontes familiarizadas com o negócio citadas no Financial Times. A Oracle, cofundada por Larry Ellison, poderá adquirir uma participação menor na empresa.

A empresa de software já tem um acordo com o TikTok desde 2020, conhecido como Projeto Texas, para armazenar os dados pessoais dos utilizadores norte-americanos em servidores localizados nos Estados Unidos. Os investidores norte-americanos estão dispostos a aumentar o investimento e a apoiar a proposta da Oracle, com vista a proteger os interesses económicos, ainda de acordo com o Financial Times.

No âmbito de uma proposta conjunta com os investidores norte-americanos, a Oracle fornece garantias de segurança de que os dados dos utilizadores norte-americanos do TikTok estão protegidos. Por conseguinte, seria possível permitir que a ByteDance continuasse a utilizar o algoritmo que define a rede social, uma exigência fundamental do governo chinês. A ByteDance prefere a estrutura de negócio centrada na Oracle a outras alternativas, segundo ainda o Financial Times.

Com a iniciativa de Donald Trump de prolongar o prazo da proibição do TikTok nos Estados Unidos, a Casa Branca assume o papel invulgar de intermediária em qualquer potencial acordo, incentivando várias empresas a apresentar propostas para comprar a operação da rede social nos Estados Unidos. JD Vance, vice-presidente dos Estados Unidos, refere que prevê a realização de um acordo até à data limite de 5 de abril que “satisfaça as preocupações de segurança nacional e permita a existência de uma empresa norte-americana distinta com base no TikTok”.

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ConsumerChoice nomeia nova diretora-geral e reestrutura equipa

Entre as novidades, está a passagem de Nassrin Majid para o cargo de Diretora-Geral e a de José Borralho para a posição de Chairman & Inspiration Officer

A ConsumerChoice, que desenvolve em Portugal os sistemas de avaliação Escolha do Consumidor, Escolha Sustentável, entre outros, anuncia uma reestruturação da sua equipa.
Entre as novidades, está a evolução da anterior Diretora Comercial, Nassrin Majid, para o cargo de Diretora-Geral, com responsabilidades ao nível da gestão executiva e operacional da empresa, e a de José Borralho, anteriormente CEO da marca, para a posição de Chairman & Inspiration Officer (CIO) do grupo.

Nassrin Majid passa a assumir a liderança da ConsumerChoice depois de cinco anos de experiência como responsável pelo departamento comercial. O seu percurso profissional é antecedido por passagens na FNAC, com responsabilidades na área de prestação de serviços ao cliente e, posteriormente, na empresa noMenu como Diretora de Marketing e Comunicação.

“A ConsumerChoice tem sido um símbolo de confiança e inovação, e estou determinada a reforçar esse legado, impulsionando o crescimento e a proximidade com os consumidores. Liderar é sobre inspirar, construir e evoluir junto com a equipa, e estou pronta para este novo capítulo”, assume Nassrin Majid.

Por sua vez, José Borralho, refere que a nomeação da Nassrin é o “reconhecimento da dedicação e de todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos. O futuro pertence às novas gerações de empreendedores e dar-lhes espaço não é apenas uma escolha, é a essência da evolução”.

A posição de Diretora Comercial vai ficar, atualmente, a cargo de Carmen Machado. Para além desta contratação, ingressa também na empresa, Joyce D´Avila, que vai assegurar a Direção Financeira e de Recursos Humanos.

Em comunicado, a ConsumerChoice confirma que esta transição reforça a “importância de reter os talentos presentes na organização, proporcionando o crescimento profissional, e ao mesmo tempo, apostar em novos profissionais especializados em diferentes áreas do mercado de trabalho”..

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TVI e CNN promovem conferência internacional sobre influenciadores digitais

A programação do ICON conta com influenciadores internacionais e nacionais como Chiara Ferragni, Camila Coelho, Mark Ritson, Cristina Ferreira, Lucas Rodrigues (Lucas With Strangers), Luís Correia e Nuno Agonia, entre outros

Nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2025, na MEO Arena, Lisboa transforma-se no palco mundial para algumas das vozes mais influentes da atualidade, numa conferência que reúne os maiores nomes do digital, dos negócios, do entretenimento, do marketing, da cultura e da inovação.

A programação do ICON conta com figuras de renome nacional e internacional, como Chiara Ferragni, Camila Coelho, Mark Ritson, Cristina Ferreira, Loren Gray, Lucas Rodrigues (Lucas With Strangers), Brodie Carr, Bruno Casanovas, Luís Correia ou Nuno Agonia, entre outros especialistas e líderes, que debatem as novas oportunidades de influência na era digital, estratégias de sucesso e tendências emergentes.

Organizado pela Iconference Events, TVI e CNN Portugal, este evento cria um momento de discussão em torno do conceito de influência e do seu papel na sociedade, na economia e no mundo corporativo. Segundo os organizadores citados em comunicado, o ICON representa “uma oportunidade única para líderes das mais diversas indústrias, marcas, agências, plataformas e futuros ícones acederem a ‘insights’ estratégicos, boas práticas e ferramentas inovadoras, promovendo a troca de conhecimento e impulsionando um futuro mais conectado e inovador”.

Sob o mote “Learn. Share. Lead.”, os participantes terão acesso a painéis de debate, ‘keynotes’ inspiradoras, sessões estratégicas e experiências imersivas, explorando o impacto da influência em áreas como o marketing, o entretenimento, a moda, a música, as empresas, o turismo ou o desporto.
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CGD é a terceira marca bancária que mais valoriza

A Caixa Geral de Depósitos (na foto) valoriza 163% face a 2023, sendo apenas ultrapassada pelo Revolut e pelo Nubank. No ranking geral Brand Finance Banking 500 2025, liderado por quatro bancos chineses, a CGD sobe da 249ª para a 208ª posição

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) é a terceira marca bancária que mais cresce, valorizando 163% face a 2023, no ranking Fastest Growing Banking Brands 2025, da Brand Finance. O primeiro lugar é ocupado pelo Revolut, que valoriza 795%. A vice-liderança pertence ao Nubank, com uma valorização de 195%. A marca Allied Irish Banks (AIB) surge em quarto lugar, com um crescimento de 158%, à frente do National Bank of Greece (NBG), que aumenta 148%.

No ranking geral Brand Finance Banking 500, que apresenta as marcas bancárias que mais valorizaram entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, a CGD sobe da 249ª para a 208ª posição, dois lugares abaixo do Millennium bcp, que sobe do 218º para o 206º lugar. Na listagem da consultora britânica, onde só constam três instituições bancárias portuguesas, o BPI surge na 431ª posição, descendo da 426ª.

“As taxas de juro elevadas, em muitas das principais economias, impulsionou o crescimento dos valores das marcas bancárias, aumentando os lucros e os preços das ações em 2024. No entanto, o crescimento do valor da marca a longo prazo está a ser moldado por quatro tendências principais: regulamentação, inovação digital, rendimento baseado em taxas em vez de margens de juros, e um foco na construção da marca para sustentar a vantagem competitiva”, salienta Annie Brown, diretora de valorização da Brand Finance, citada no estudo.

O ranking Brand Finance Banking 500 é liderado por quatro bancos chineses, com o primeiro lugar a ser ocupado pelo Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), que vale 79,1 mil milhões de dólares (€73 mil milhões), fruto do crescimento de 10% registado em 2024.

Em segundo lugar, surge o China Construction Bank, com 78,4 mil milhões de dólares (€72,4 mil milhões), e, em terceiro, o Agricultural Bank of China, com 70,2 mil milhões de dólares (€64,8 mil milhões). Os valores das instituições bancárias portuguesas não são tornados públicos.

De acordo com o Brand Finance Banking 500, elaborado com base numa metodologia desenvolvida pela Brand Finance, o valor das 500 maiores marcas bancária do mundo cresce 13% em 2024, face a 2023. “É a primeira vez, em quatro anos, que regista um aumento de dois dígitos, após dois anos em que o ritmo de crescimento não foi além dos 2%”, refere a análise da consultora financeira.

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Aron Piper é o novo embaixador da YSL Beauty em Portugal e Espanha

O ator e cantor Aron Piper (na foto), que tem 11,2 milhões de seguidores no Instagram, já promove a marca nas redes sociais. “É o melhor exemplo de uma nova masculinidade”, diz Judit de la Fuente, diretora-geral da YSL Beauty para Portugal e Espanha

Aron Piper é o novo embaixador da YSL Beauty em Portugal e Espanha, tendo sido escolhido para promover o perfume MYSLF na nova campanha nas redes sociais, em eventos e ativações de marca e em ações de marketing de influência. Filho de pai alemão e mãe espanhola, o ator e cantor, que tem 11,2 milhões de seguidores no Instagram e 552 mil no TikTok, ganhou visibilidade após participar na série ‘Elite’, da Netflix.

“Conhecido pelo seu espírito audaz, pelos papéis cativantes e pela sua intrépida autoexpressão, também no âmbito musical, ele é o melhor exemplo de uma nova masculinidade como imagem de MYSLF. Vamos poder observá-lo a incorporar os novos valores de YSL Beauty através de looks, conteúdos e eventos onde descobriremos o seu universo, energia única e uma atitude sem limites para inspirar uma nova geração que abraça a beleza nos seus próprios termos”, salienta Judit de la Fuente, diretora-geral da YSL Beauty para Portugal e Espanha, citada em comunicado de imprensa.

Depois do ator norte-americano Austin Butler, que também foi o rosto de MYSLF na Península Ibérica, a marca recorre agora a Aron Piper para reforçar a notoriedade da YSL Beauty em Espanha e Portugal. Capas de revistas, entrevistas, produções de moda, concertos, primeiras filas de desfiles, são alguns dos universos nos quais Aron se move com naturalidade.
“É incrível fazer parte de YSL Beauty, uma marca que representa elegância e personalidade. Estou muito entusiasmado com o que está por vir.”, refere o novo embaixador, quando questionado sobre o início da sua colaboração com a YSL Beauty, citado em comunicado de imprensa

Após a série ‘Elite’ tê-lo tornado num ícone LGBTQIAP+, a YSL Beauty procura também chegar aos membros desta comunidade através do artista. Esta iniciativa faz parte do compromisso contínuo de celebrar a individualidade, iniciado com o lançamento do perfume MYSLF há dois anos. “Ter um propósito partilhado ajuda-nos a superar barreiras”, explica Aron Piper, citado em comunicado de imprensa.
Nos Estados Unidos, os rappers Lil Nas e Stuns também foram anunciados como embaixadores da fragrância em outubro de 2024.

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Ana Elisa Seixas assume marketing da New Balance na MEAI

“Estou ansiosa por consolidar ainda mais a nossa posição como a marca desportiva premium e exclusiva”, refere Ana Elisa Seixas (na foto), nova diretora de marketing da New Balance, na região Médio Oriente, África e Índia

Ana Elisa Seixas é a nova diretora de marketing da New Balance na região MEAI (Médio Oriente, África e Índia). A ‘marketer’ transita da Asics, onde desempenha o cargo de diretora de marketing da marca para o Médio Oriente, depois de ter trabalhado no Supreme Group, na Jincom, na Interface e na DHL, nos Emirados Árabes Unidos.

“Estou ansiosa por consolidar ainda mais a nossa posição como a marca desportiva premium e exclusiva, honrando a herança e a arte de fabrico da New Balance, numa altura em que a marca cresce e se expande nesta região”, refere Ana Elisa Seixas, citada em comunicado de imprensa.

A portuguesa tem a missão de alavancar o negócio nos mercados que coordena, sendo também responsável pelo desenvolvimento de campanhas, ativações e estratégias de marketing de influência que aumentem a notoriedade da marca.

Formada em economia pela Católica Lisbon School of Business & Economics, Ana Elisa Seixas estuda liderança no Blekinge Institute of Technology e estratégias de marketing B2B na Harvard Business School e marketing digital na Columbia Business School Executive Education.

A trabalhar o mercado árabe desde 2005, depois de uma passagem pelo Palladium Group, em Madrid, entre 2004 e 2005, a ‘marketer’ reporta agora a Stuart Henwood, diretor sénior da New Balance na região MEAI. “O seu historial comprovado de sucesso e abordagem inovadora que sempre demonstrou ter vão acelerar o nosso crescimento e aprofundar o envolvimento da marca com os consumidores”, refere Stuart Henwood, citado no documento.

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Redes sociais são o canal de venda que mais cresce no Reino Unido

Estudo da plataforma de gestão de entregas Scurri aponta o YouTube, o Instagram e o TikTok como as redes sociais mais relevantes para as marcas, apesar de os retalhistas britânicos continuarem a privilegiar o Facebook

As redes sociais são o canal de venda que mais cresce no Reino Unido e já representam 6% do comércio eletrónico, revela um estudo realizado pela plataforma de gestão de entregas Scurri. Em 2028, deverá representar 10% das compras digitais totais, antecipa a plataforma.

“Prevê-se que a indústria do comércio social do Reino Unido mais do que duplique nos próximos quatro anos, aumentando das 7,4 mil milhões de libras (€8,8 mil milhões) para quase 16 mil milhões de libras (€19,1 mil milhões), crescendo a uma taxa quatro vezes superior à das vendas de comércio eletrónico gerais”, refere o estudo, elaborado a partir da análise de indicadores económicos e dos resultados de um inquérito a cerca de 100 retalhistas britânicos.

Dos 83% dos inquiridos que confirmam a crescente importância das redes sociais no ‘e-commerce’, 50% assumem que já não prescindem delas para aumentar a faturação. Embora considerem que o YouTube (55%), o Instagram (54%) e o TikTok (54%) são os canais de comércio social que as marcas mais valorizam, os retalhistas privilegiam o Facebook (57%), mais do que o Instagram (48%) e o TikTok (48%).

“Independentemente da plataforma social em que vendem, os parceiros de entregas dos retalhistas precisam de se integrar com as diferentes infraestruturas de tecnologia de atendimento, incluindo soluções de gestão de stocks ou de gestão de encomendas, para otimizar os processos, melhorar a experiência de entrega e tornar a jornada pós-compra mais apelativa”, defende Rory O’Connor, fundador e CEO da Scurri.

Na opinião de 86% dos inquiridos, o comércio social está a democratizar o setor do retalho, permitindo que empresas de menor dimensão concorram com os grandes retalhistas. Segundo o estudo, as empresas de média dimensão tendem a ser mais ativas do que as companhias maiores na ativação de parcerias pagas (42% face a 29%), na realização de eventos de compras ao vivo (46% face a 24%) e até no recurso a marketing de influência com macroinfluenciadores (32% face a 21%).

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VML Branding cria identidade visual do UEFA Euro 2028

“Podemos dizer que a história da ligação entre os fãs e o Euro vai continuar num novo capítulo, em 2028, com mais intensidade”, revela Hélder Pombinho, diretor criativo de design de marca da VML Branding, em declarações ao M&P

A VML Branding, unidade da VML Portugal especializada na criação de sistemas de identidade formada por uma equipa inteiramente portuguesa, é a agência escolhida para desenvolver a identidade visual do UEFA Euro 2028, que se realiza no Reino Unido e na República da Irlanda. O projeto é uma colaboração da VML Portugal com a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA).

Pedro González, diretor-geral da VML Branding, é o responsável pela gestão do projeto, cuja direção criativa está a cargo de Hélder Pombinho, diretor criativo de design de marca da VML Branding, que tem um histórico de projetos associados a este campeonato, tendo sido responsável pela criação da identidade visual do Euro 2004, 2012, 2016, 2020 e 2024.

“Em 2024 atingimos um novo nível, onde convidámos todos os fãs da Europa a fazer parte da marca. O logo representava um estádio onde todos tinham lugar, através da ligação das cores de todas as nações da Europa. Podemos dizer que a história da ligação entre os fãs e o Euro vai continuar num novo capítulo, em 2028, com mais intensidade”, revela Hélder Pombinho, em declarações ao M&P.

A VML Branding não é estranha à criação de identidades visuais para competições deste tipo. É também responsável pela criação da identidade do UEFA Euro 2020 e 2024, bem como de outros projetos, como a UEFA Nations League e a UEFA Women’s Nations League, incluindo a identidade visual da fase de qualificação do Campeonato Europeu de Futebol Feminino.

“Ao terceiro Euro consecutivo, continuamos a estabelecer novos patamares de excelência criativa. É com imenso orgulho que desenvolvemos mais este projeto emblemático para a UEFA, reforçando a nossa posição como agência de ‘branding’ de referência internacional, capaz de elevar continuamente os padrões criativos da indústria”, declara Pedro González.

A VML Branding tem colaborado ainda com outras organizações internacionais no setor desportivo, incluindo projetos para a Federação Internacional de Futebol (FIFA), nomeadamente o Mundial de Futsal 2024, no Uzbequistão, e o Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA 2025, nas Seychelles, além de outros projetos com a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

A candidatura conjunta do Reino Unido e República da Irlanda ao UEFA Euro 2028 é aprovada a 10 de outubro de 2023, e a competição está prevista para ocorrer entre 9 de junho e 9 de julho de 2028.

 

Leia mais sobre este tema na entrevista a Nuno Santos, CEO da VML, na edição 977 do M&P

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