Estudo: O que esperam consumidores e empresários do metaverso
O novo relatório da McKinsey & Company, Value Creation in the Metaverse, adianta que o metaverso tem um potencial para crescer até cerca de 4,77 biliões de euros em valor […]

Meios & Publicidade
Forbes Portugal e Forbes África Lusófona estreiam-se no Sapo
Coacionista da Nova Expressão ganha conta de meios da Spectrum por €728 milhões
Hugo Veiga no júri de Titanium do Cannes Lions
Meta faz ‘lobbying’ para evitar julgamento sobre abuso de posição dominante
Francisca Ponce da Silva e Sousa reforça realizadores da Hand
WPP investe em gestão de dados e IA com aquisição da InfoSum
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O novo relatório da McKinsey & Company, Value Creation in the Metaverse, adianta que o metaverso tem um potencial para crescer até cerca de 4,77 biliões de euros em valor até 2030. Segundo o estudo, o e-commerce surge como a maior força económica (quase 2,5 biliões de euros), à frente de setores como a aprendizagem virtual (257 mil milhões de euros), a publicidade (196 mil milhões de euros), e o gaming (119 mil milhões de euros).
O relatório tem por base várias análises, assim como um inquérito realizado a mais de 3.400 consumidores e executivos sobre a adoção do metaverso.
De acordo com os resultados, os consumidores estão entusiasmados com a transição para o metaverso, com quase seis em cada dez (59%) consumidores a preferirem pelo menos uma experiência no metaverso a uma alternativa física. Entre estes consumidores, são identificadas certas atividades que se destacam por serem as preferidas no mundo imersivo: compra de bens físicos ou virtuais (79%); assistir a eventos sociais virtuais ou jogar jogos sociais (78%); praticar exercício físico utilizando a realidade virtual (76%).
Já os líderes empresariais encaram o potencial do metaverso como impulsionador do impacto e do crescimento dos seus negócios. É que 95% dos líderes dizem esperar que o metaverso tenha um impacto positivo na sua indústria num espaço de cinco a dez anos, com 31% a afirmar que irá mudar fundamentalmente a forma como a sua indústria funciona. Um quarto dos líderes espera que a tecnologia do metaverso impulsione mais de 15% do crescimento da margem total da sua organização nos próximos cinco anos.