Mark Read, Chief Operating Officer of WPP and Wunderman is photographed at WPP offices in London on April 20, 2018.
Grupo WPP aponta a poupança anual de 300 milhões de libras após restruturação
A WPP anunciou esta terça-feira ao mercado que a restruturação do grupo, com um custo associado de 125 milhões de libras esterlinas, a ser incorrido em 2024, vai gerar poupanças […]
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A WPP anunciou esta terça-feira ao mercado que a restruturação do grupo, com um custo associado de 125 milhões de libras esterlinas, a ser incorrido em 2024, vai gerar poupanças na ordem dos 125 milhões em 2025 e cerca de metade desse valor já este ano. Prevê ainda oportunidades de eficiência na ordem dos 175 milhões que resultam, sobretudo, de uma diminuição dos custos de backoffice e otimização da atividade comercial.
Recorde-se que o grupo – que conduziu ontem uma sessão dedicada aos investidores em Londres – fundiu, em 2023, duas das suas maiores agências criativas, a VMLY&R e a Wunderman Thompson na VML e simplificou a estrutura da sua agência de media, GroupM. Na semana passada, anunciou ainda a fusão de duas das suas marcas de comunicação, a Hill & Knowlton e a BCW na marca Burson, com efeito a partir do próximo mês de julho.
Em comunicado, o grupo anuncia que, após esta reestruturação, entra numa nova etapa de crescimento, com foco em quatro eixos estratégicos. O primeiro será um forte investimento em tecnologia e inteligência artificial (IA). Propõe-se investir anualmente 250 milhões de libras em tecnologia proprietária e gerar benefícios da aquisição da empresa de IA Satalia e das parcerias estratégicas que tem vindo a estabelecer com empresas líderes no setor, como a Google, a Meta, o TikTok ou a Microsoft.
Outra das grandes apostas é o reforço das seis marcas do grupo que representam atualmente 90% da faturação – AKQA, Ogilvy, VML, Hogarth, GroupM e Burson. A empresa acredita que, através da otimização transversal de toda oferta em termos do mix de comunicação e com alcance global, tem a capacidade de oferecer aos seus clientes um melhor serviço criativo mais robusto.
Estes três pilares estratégicos associados a uma redução estrutural de custos vai permitir o grupo continuar a crescer resultados líquidos nos próximos anos. Segundo, Mark Read, presidente-executivo do grupo WPP, “os investimentos que temos vindo a fazer em IA, incluindo a nossa plataforma alimentada por IA, a WPP Open, e a aquisição em 2021 da Satalia, uma empresa líder em IA no Reino Unido, são o centro de nossa oferta competitiva”.
“Para 2024, os nossos planos financeiros incluem um investimento anual contínuo de 250 milhões libras em dados e tecnologia para apoiar a nossa estratégia”, revela. “Embora tenhamos tido que navegar por um ambiente mais desafiador em 2023, notamos uma forte procura dos nossos serviços e estamos confiantes de que podemos acelerar o nosso crescimento a médio prazo”, afirma ainda.