Utilizadores de redes sociais batem recorde em 2024 e chegam aos 6,05 mil milhões em 2028
151 minutos é o tempo médio que os utilizadores estão a despender em plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e X, mais 40 minutos do que em 2015, refere a Statista. A mais usada é o Facebook, com cerca de 2,9 mil milhões de utilizadores ativos mensais
![Luis Batista Gonçalves](https://backoffice.meiosepublicidade.pt/app/uploads/2024/04/silhueta-120x120.jpg)
Luis Batista Gonçalves
Fora do Escritório com António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos
El Ojo de Iberoamérica anuncia calendário de inscrições
Receitas da Alphabet aumentam 14% no segundo trimestre
Segunda campanha da Havas Portugal para a APSI põe 26 crianças à prova (com vídeo)
Patrícia Ramos regressa à Repsol como gestora de marketing
Media Capital aumenta receitas publicitárias e reduz prejuízo
Havas trabalha embalagens, publicidade e redes sociais de nova gama da Milaneza
Venda de títulos da Global Media por €16,5 milhões será concluída esta semana
Carclasse associa-se à Camisola Montanha na Volta a Portugal em Bicicleta
Google, afinal, vai manter cookies de terceiros
O número de utilizadores de redes sociais atingirá um novo recorde mundial em 2024, chegando aos 5,17 mil milhões, mais 270 milhões do que em 2023, revela um estudo da Statista, plataforma digital de tratamento de dados estatísticos. A barreira dos seis mil milhões será ultrapassada em 2028, o último ano contemplado na análise, com 6,05 mil milhões de utilizadores.
“Não é surpresa que a penetração das redes sociais esteja constantemente a aumentar. Em janeiro de 2023, a taxa global de utilização era de 59%. Prevê-se que este número aumente à medida que os mercados digitais menos desenvolvidos alcancem outras regiões, no que diz respeito ao desenvolvimento de infraestruturas e à disponibilidade de dispositivos móveis baratos”, refere a Statista. “O Leste Asiático lidera o ranking global de penetração de redes sociais móveis, seguido por potências digitais estabelecidas, como as Américas e o Norte da Europa”, refere o estudo.
Segundo a análise, os utilizadores estão a despender, em média, 151 minutos por dia nas redes sociais, mais 40 minutos do que em 2015. Os maiores consumidores destas plataformas estão na América Latina. A mais usada é o Facebook. “Foi a primeira rede social a ultrapassar as mil milhões de contas registadas e, atualmente, conta com cerca de 2,9 mil milhões de utilizadores ativos mensais, tornando-se na rede social mais popular em todo o mundo”, avança a Statista.
“Em junho de 2023, as principais aplicações de redes sociais na Apple Store incluíam também as de mensagens móveis, como WhatsApp e Telegram Messenger, bem como a sempre popular versão da aplicação do Facebook”, refere o estudo. De acordo com a Statista, o número de utilizadores de redes sociais ronda hoje os 5,07 mil milhões em todo o mundo, o que corresponde uma taxa de penetração global de 62,3%, sendo a China o maior mercado destas plataformas, seguida pela Índia, pelos Estados Unidos, pela Indonésia, pelo Brasil, pela Rússia, pelo Japão e pelo México.
O número de utilizadores de redes sociais tem crescido continuamente desde que estas plataformas começaram a surgir. Eram 2,73 mil milhões em 2017, o primeiro ano abrangido na análise da Statista, devendo atingir os 5,42 mil milhões em 2025, os 5,65 mil milhões em 2026 e os 5,85 mil milhões em 2027.