Custo por mil impressões no Instagram e TikTok está a diminuir
Conteúdos chegam apenas a cerca de 19% a 20% da audiência total de um influenciador, no caso do Instagram, indica estudo da Primetag referente ao mercado nacional

Daniel Monteiro Rahman
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O custo por mil impressões (CPM) médio no Instagram e no TikTok em Portugal teve uma tendência decrescente em 2023, em particular entre os influenciadores com mais de 250 mil seguidores, onde as descidas foram mais acentuadas, revela o estudo ‘Influencer Economy: os dados do mercado sem filtros’, da Primetag.
A análise, divulgada a 4 de julho, aborda a evolução do marketing de influência no Instagram e TikTok durante o ano de 2023, através de cerca de 27 milhões de conteúdos, correspondentes a publicações de 32 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores.
O estudo indica uma redução significativa nos CPM, no entanto, o mercado parece estar a evoluir para dois níveis de preço distintos ao longo de 2023, sendo que influenciadores com menos de 250 mil seguidores registam CPM entre €26 e €30, um aumento face ao ano de 2022. Influenciadores com mais de 250 mil seguidores, por seu lado, apresentaram CPM na faixa de €13 a €16, o que significa um decréscimo em comparação com 2022.
No que diz respeito ao alcance dos conteúdos, o mercado demonstra uma tendência negativa, sendo que os conteúdos apenas chegam a cerca de 19% a 20% da audiência total de um influenciador, no caso do Instagram. No entanto, o Reels do Instagram apresenta uma realidade diferente, ao demonstrar um alcance médio de 56% das audiências dos influenciadores, um aumento de 16% face ao ano de 2022.
É destacado também o aumento da importância dos conteúdos próprios. “Os canais próprios das marcas estão a ganhar relevância no ecossistema do marketing de influência. Em 2023, os conteúdos publicados pelas marcas representam 31% do valor estimado dos conteúdos totais de ‘branded content’, em comparação com 19% em 2022”, refere o estudo da Primetag.
Em termos da representação dos setores de atividade, a Moda, o Desporto & Fitness e os Artigos de Luxo & Joalharia representam cerca de metade do valor total estimado dos conteúdos em 2023. Salientam-se setores como o Imobiliário e a Saúde & Bem-estar, que estão a crescer no mercado do marketing de influência.
O setor Imobiliário foi o que apresentou o maior crescimento em termos do valor estimado dos conteúdos, com mais 31%, em comparação com 2022, enquanto que a Saúde & Bem-estar registou um crescimento de 14% face ao ano de 2022.
O estudo inclui ainda um ranking comparativo de marcas, em que a TVI e a SIC são as mais relevantes no mercado. Marcas como Prozis, Zara e Zumub crescem em comparação com 2022. Uma novidade no ranking é a presença pela primeira vez das marcas Parfois, Pandora e Revolve.