Audiências Euro 2024: Derrota de Portugal frente à França vista por mais de 5,4 milhões de telespetadores
O jogo que ditou a saída de Portugal do europeu de futebol teve um forte impacto nas audiências da TVI, que com a transmissão da partida, liderou no total do dia, com um share de 30,4%, seguida da SIC com 11,6% e da RTP1 com 7,6%
Meios & Publicidade
Prémios Marketing M&P estão de volta. Conheça o júri e inscreva-se
DAZN assegura direitos de transmissão gratuita do FIFA Club World Cup 2025
Um em cada cinco dólares de publicidade fora da China vai para a pesquisa Google
Deployteq chega a Portugal e junta-se à APPM como patrono
Auchan celebra quem está por trás das refeições de Natal (com vídeos)
Dentsu prevê aumento de 6,8% das despesas mundiais em publicidade, em 2025
BBDO reforça departamento criativo
TIN está oficialmente insolvente
Cristiano Ronaldo Jr. apresenta novo equipamento do Sporting em campanha da VML (com vídeo)
Black Friday 2024 bate recordes nacionais de vendas
Portugal não consegue repetir o feito de 2016 e perde com a França nas grandes penalidades, ficando assim pelos quartos de final do Euro 2024. Considerada por muitos, uma final antecipada, o jogo entre Portugal e a França não desiludiu. Um jogo intenso, bastante disputado e com a vitória a poder cair para qualquer uma das seleções, acabando por ser os gauleses os últimos a sorrir.
Em média, mais de 3,5 milhões viram a derrota de Portugal frente à França nas grandes penalidades
Com transmissão na TVI, a segunda do canal, depois do Geórgia x Portugal, o jogo foi visto por um total de 5,4 milhões de telespetadores, a que correspondeu a uma audiência média de 3,5 milhões de telespetadores e um share de 67%. O encontro, que também teve transmissão na Sport TV, foi visto por um total de 390 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 236 mil telespetadores e um share de 45,5%.
O jogo entre Portugal e França teve um forte impacto nas audiências da TVI, que devido à transmissão do jogo liderou no total dia com um share de 30,4% (mais 14.4p.p. face à média de maio). A SIC ficou na segunda posição com um share de 11,6%, seguida da RTP1 com um share de 7,6%. A TVI com este resultado, verifica o share mais elevado no total dia desde 2016. Destaque ainda para a Sport TV1, que com um share de 2,6% no total dia, foi o segundo canal de ‘pay TV’ mais visto do dia, atrás apenas da CMTV.
Comparativo jogo de Portugal nos quartos de final do Euro 2024 vs. jogo nos quartos de final do Euro 2016
O jogo dos quartos de final de Portugal no Euro 2024, quando comparado com o jogo dos quartos de final do Euro 2016, frente à Polónia registou uma audiência ligeiramente mais baixa. Curiosamente, ambos os jogos foram decididos nas grandes penalidades, no entanto no Euro 2016 foi Portugal quem acabou por sair vencedor.
O jogo da última sexta feira, verificou uma audiência média de 3,5 milhões de telespetadores (-3% vs. jogo com a Polónia do Euro 2016). A nível de share, o Portugal x França também verificou um share ligeiramente mais baixo do que o Portugal x Polónia.
Portugal x França com pico máximo de quase quatro milhões de telespetadores
A partida transmitida pela TVI, registou uma performance crescente ao longo da primeira parte. A atenção e interesse dos portugueses manteve-se estável durante a segunda parte. Durante o prolongamento a audiência foi um pouco mais instável, no entanto com início das grandes penalidades voltou a verificar-se um aumento do interesse dos portugueses na partida, tendo sido neste período quando se atingiu o pico máximo de audiência. O pico de audiência aconteceu durante a marcação das últimas grandes penalidades. Nesse período estavam sintonizados na TVI mais de 3,9 milhões de telespetadores.
Perfil jogos vs população: TVI Portugal x França
O perfil do público que assistiu ao encontro dos quartos de final entre Portugal x França, foi mais masculino e com idades diversificadas (maior afinidade com o público +45 anos). Quanto à classe social contou com afinidades superiores junto das classes sociais médias (B e C).
Impacto das audiências em TV – Euro 2024
Faltando apenas três jogos do Euro 2024 (meias-finais e final), o jogo de Portugal frente à Eslovénia mantém-se como o jogo mais visto de toda a competição, sendo inclusive o programa mais visto do ano. A partida foi vista por um total de 5,7 milhões de telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 3,8 milhões de telespetadores e um share de 69,1% (resultados acumulados RTP1 e Sport TV). O jogo entre França e Portugal dos quartos de final figura agora na segunda posição dos jogos mais vistos em canal aberto.
Entre 14 de junho e 6 de julho, entre os canais generalistas, as estações RTP1 e SIC são as únicas que verificam um aumento face à média do mês de maio. A TVI, que graças a transmissão do último jogo de Portugal na competição, reduziu a diferença face ao último mês (era de -0.8p.p. até aos oitavos de final da prova) registando agora apenas uma décima a menos do que no mês de maio.
Jogo de Portugal frente à França foi o mais visto dos quartos de final
Analisando apenas os jogos dos quartos de final, vemos que dos quatro jogos, três foram transmitidos em canal aberto. Destes três jogos, o Portugal x França, que teve transmissão na TVI destaca-se como o mais visto.
Na Sport TV, os quartos de final provocaram algumas alterações no top 3 de jogos mais vistos. O top 3 jogos mais vistos do canal, tem agora dois jogos dos quartos de final. O Portugal x França, que entrou diretamente para a primeira posição dos jogos mais vistos no canal de subscrição. O encontro contou com uma audiência total de 390 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 236 mil telespetadores e um share de 4,5%. Na terceira posição está o Espanha x Alemanha, que teve transmissão exclusiva na Sport TV1. O jogo alcançou uma audiência total de 393 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média 202 mil telespetadores e um share de 6,7%.
Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas