Audiências Euro 2024: Jogos das meias-finais são os mais vistos a seguir aos de Portugal
Excluindo as partidas da seleção nacional, os confrontos desportivos que opuseram os Países Baixos à Inglaterra e a Espanha à França foram os que atraíram mais telespetadores. Os cinco jogos em que a equipa portuguesa participou foram acompanhados, em média, por 3,26 milhões de adeptos
Meios & Publicidade
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
A 10 de julho realizou-se o último jogo das meias-finais do Euro 2024, entre os Países Baixos e a Inglaterra. A faltar apenas a final do próximo domingo, entre a Espanha e a Inglaterra, e analisando todos os jogos da competição realizados até ao momento, vemos que os jogos do Euro 2024 verificam uma audiência média superior quando comparados com os dois últimos europeus.
Os cinco jogos em que a seleção nacional participou registaram uma audiência média de 3 milhões e 261 mil telespetadores (+4% vs. Euro 2016 e +7% vs. Euro 2020). Os jogos em que a equipa das quinas não participou registaram uma audiência média de 1 milhão e 361 mil telespetadores (+7% vs. Euro 2016 e +24% vs. Euro 2020).
Os jogos das meias-finais Espanha x França e Países Baixos x Inglaterra impulsionaram as audiências dos jogos em que Portugal não participa. Registou-se um crescimento de 5% face aos jogos até aos
quartos de final.
Impacto das audiências em TV – Euro 2024
Apenas com a final do próximo domingo, dia 14 de julho, a faltar realizar-se, o dramático jogo entre Portugal e a Eslovénia, resolvido apenas nas grandes penalidades, mantêm-se como o jogo mais visto de toda a competição e o programa mais visto do ano. Entre os dias 14 de junho e 10 de julho, entre os canais generalistas, a TVI, apesar da diminuição face à média do mês de maio é a estação mais vista no período da competição, com um share de 15,8%.
Na segunda posição surge a SIC com um share de 15.3%, com a estação de Paço de Arcos a verificar um crescimento durante o período do europeu (+1.2 p.p. vs. a média de maio). Segue-se a RTP1 na 3ª posição com um share de 11.8% e, tal como a SIC, verifica um crescimento de +1.2 p.p. face à média de maio. A Sport TV1, apesar de ter um share residual, com a transmissão de todos os jogos do Euro 2024 é o canal do cabo que apresenta maior crescimento face à média de maio.
Jogo de Espanha frente a França foi o mais visto das meias-finais
Analisando apenas os jogos das meias-finais do Euro 2024, ambos transmitidos em canal aberto, vemos que o Espanha x França da RTP1 foi o mais visto. O jogo que apurou a Espanha para a final alcançou uma audiência média de cerca de dois milhões de telespetadores e um share de 42% (resultados acumulados RTP1 + Sport TV1).
Ambos os jogos das meias-finais despertaram interesse junto dos portugueses, com estes a quererem saber quais as equipas que iriam estar presentes na final de domingo. Os dois jogos das meias-finais entraram diretamente para a sexta e a sétima posição do top 10 dos jogos mais vistos em canal aberto, logo atrás dos jogos de Portugal na competição.
Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas