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TikTok queria expandir o TikTok Shop para a Europa, mas afinal vai-se focar nos Estados Unidos

Ao apostar nos Estados Unidos, o TikTok pretende rentabilizar os cerca de 170 milhões de utilizadores mensais que tem na região, fazendo frente à potencial proibição no país, que estará a desincentivar a adesão de comerciantes ao TikTok Shop

Daniel Monteiro Rahman
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TikTok queria expandir o TikTok Shop para a Europa, mas afinal vai-se focar nos Estados Unidos

Ao apostar nos Estados Unidos, o TikTok pretende rentabilizar os cerca de 170 milhões de utilizadores mensais que tem na região, fazendo frente à potencial proibição no país, que estará a desincentivar a adesão de comerciantes ao TikTok Shop

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Face ao sucesso e rápido crescimento do TikTok Shop, o TikTok estava a preparar o lançamento da plataforma de comércio eletrónico em Espanha, Alemanha, Itália, França e Irlanda, já em julho. Mas a ByteDance, empresa que detém o TikTok, decide agora deixar em pausa os planos de expansão da plataforma, que é uma das funcionalidades mais populares da aplicação, para a Europa, a fim de se concentrar no crescimento nos Estados Unidos, o mercado onde é mais lucrativo e enfrenta o risco de proibição.

Ao apostar nos Estados Unidos, o TikTok pretende rentabilizar os cerca de 170 milhões de utilizadores mensais que tem na região, fazendo frente à potencial proibição no país, que estará a desincentivar a adesão de comerciantes ao TikTok Shop, noticia a Bloomberg, citando uma fonte da ByteDance. De acordo com a mesma fonte, não está claro se o TikTok pretende retomar o processo de expansão nem quando isto irá acontecer.

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A decisão, que está a apanhar de surpresa anunciantes europeus, reflete o objetivo do TikTok de se consolidar nos Estados Unidos e de se pôr à prova junto dos comerciantes e consumidores norte-americanos. Um porta-voz do TikTok adianta à Bloomberg que a empresa é orientada pela procura. “Vimos o impacto positivo do TikTok Shop e estamos entusiasmados por continuar a experimentar esta nova oportunidade de negócio”, refere o porta-voz do TikTok, citado pela Bloomberg.

Outra preocupação da ByteDance é que a expansão europeia poderia implicar um problema de controlo regulamentar, semelhante ao que está a acontecer nos Estados Unidos e que a empresa quer evitar. Além da questão no mercado norte-americano, a Comissão Europeia está a investigar o TikTok em França e em Espanha, relativamente à versão TikTok Lite, devido aos potenciais riscos de vício e dependência.

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Campanha global da Dove que questiona padrões de beleza gerados por IA chega a Portugal (com vídeo)

Desenvolvida pela agência brasileira Soko, com direção criativa executiva de Vinícius Chagas, Rafael Alves e Marina Cota, direção de arte de Heloísa Lima, Pedro Miranda e Eduardo Diniz e redação de Lucas Abreu e Vitoria Ferrari, a campanha The Code (na foto) foi adaptada internamente pela Dove, para o mercado nacional

Lançada internacionalmente em abril, chega agora a Portugal a campanha publicitária The Code da Dove, desenvolvida pela agência criativa Soko, adquirida pela Accenture a 11 de junho. No ano em que assinala os 20 anos da promoção do conceito que valoriza a beleza real das mulheres, a marca alerta agora para os padrões estéticos gerados por inteligência artificial (IA), que tendem a apresentar rostos e silhuetas com padrões irrealistas, o que afeta a autoestima de milhares de consumidoras, de acordo com um estudo da Dove.

“Uma em cada cinco mulheres perderia um ano de vida para atingir o seu ideal de beleza e uma em cada cinco raparigas até aos 18 anos estaria disposta a sacrificar até cinco anos de vida para atingir o mesmo ideal”, informa a Dove em comunicado de imprensa. O inquérito realizado revela ainda que oito em cada 10 mulheres sentem ansiedade por causa das redes sociais e que, até aos 22 anos, metade das inquiridas dizem ser influenciadas a experimentar os produtos e tratamentos cosméticos que as influenciadoras digitais recomendam nas redes sociais.

A problemática vai ser discutida a 29 e 30 de junho, no Jardim da Estrela, em Lisboa, entre as 10h e as 18h, num evento de entrada gratuita. Além de aulas de ioga, workshops de cerâmica, sessões fotográficas e atividades para crianças, estão agendados quatro debates sobre beleza, autoestima, saúde mental e IA, moderados pela atriz e psicóloga Carla Andrino, que irá estar à conversa com nomes como Teresa Burnay, Ana Borges, Maria Seruya, José Sobral, Isabel Silva e Carolina Deslandes, que encerra o evento com um miniconcerto, no domingo.

O evento servirá também para fazer o lançamento oficial de The Code em Portugal. Com direção criativa executiva de Vinícius Chagas, Rafael Alves e Marina Cota, a nova campanha publicitária multimeios da agência brasileira Soko, que por via da aquisição da Accenture integra agora a Droga5, tem produção executiva de Marcelo Altschuler e Carol Pessini, direção de arte de Heloísa Lima, Pedro Miranda e Eduardo Diniz e redação de Lucas Abreu e Vitoria Ferrari. Barbara Alvarez assina a direção de fotografia.

Os materiais que a integram a campanha, com edição de Amy Rosenberg, de Malu Leopassi e da Cut + Run, têm produção da Saigon, efeitos visuais da The Mill e pós-produção visual da Nash. O filme publicitário foi adaptado internamente para o mercado nacional pela Dove, dando continuidade à estratégia de valorização feminina que a insígnia tem vindo a empreender desde 2004, com a ambição de combater estigmas e preconceitos que continuam a afetar a população feminina.

“Nos primeiros anos, a mensagem era sobretudo dirigida aos media e à indústria publicitária, mas, com a transferência do poder da criação de conteúdos a passar para a ponta dos nossos dedos, tornou-se imperativo educar e sensibilizar a população para a necessidade de não ajudar a propagar padrões de beleza irrealistas. Hoje, todos contribuímos com os conteúdos que partilhamos, quer seja no uso de editores de imagem, filtros ou no recurso à IA, que é uma ameaça real que afeta a autoestima das mulheres”, refere Maria Matos, diretora de marketing da Dove.

 

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Rodrigo Freixo assume direção executiva de negócio da Coca-Cola na VML

Na nova função, o profissional (na foto), formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Lusófona de Lisboa, tem a responsabilidade de liderar a equipa da VML que trabalha as marcas da The Coca-Cola Company na área comercial e de experiência de marca e do cliente

Rodrigo Freixo assume a direção executiva de negócio da The Coca-Cola Company através da agência VML, onde é diretor de experiência de marca. O profissional, que desde o início do ano acumula este cargo na VML com a direção de desenvolvimento de negócios na WPP Portugal, tem agora a responsabilidade de liderar a equipa da VML que vai trabalhar a área comercial e de experiência de marca e do cliente das marcas da The Coca-Cola Company.

“Tenho a responsabilidade de gerir uma equipa unida e criar soluções completas para a The Coca-Cola Company que ultrapassem barreiras geográficas, operacionais e de capacidades. Tudo isto integrado no Open X, solução criada pelo grupo quando ganhou a conta global e que tem revelado um êxito incrível ano após ano”, revela Rodrigo Freixo, em declarações ao M&P.

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Lusófona de Lisboa, Rodrigo Freixo começou o percurso profissional na McDonald’s Portugal, como gestor de relações públicas. Posteriormente, integrou o grupo Impresa, onde trabalhou durante nove anos como jornalista, fotógrafo e editor de vídeo.

Quando troca o jornalismo pela gestão, Rodrigo Freixo vai para a Grey London, agência de publicidade onde ascende a coordenador internacional da Team Volvo. Posteriormente, entra no Grey Group como diretor global, sendo promovido a diretor-geral executivo. Até janeiro de 2024, assumiu o cargo de CEO da VML Portugal.

“O desafio é enorme e super entusiasmante, sobretudo numa altura em que a The Coca-Cola Company aposta numa transformação de todo o seu marketing que passa muito por mudar o ‘mindset’, mais do que aplicar novos processos. Estamos já a fazer algumas campanhas globais para a empresa com a nossa equipa na Europa e conseguimos estar nos maiores palcos mundiais, como o Tribeca Festival, com a campanha de Natal, e Cannes, entre outros. O objetivo é ir ainda mais longe e atingir a excelência criativa ano após ano”, refere o diretor executivo de negócio da The Coca-Cola Company através da VML.

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Apple é alvo das primeiras acusações ao abrigo do novo Regulamento de Mercados Digitais

Se for considerada culpada, a Apple poderá ter de pagar uma multa de até 10% dos €357 mil milhões anuais de receitas globais que gera. A coima pode ser aumentada para 20% das receitas globais, se a infração for repetida

A Comissão Europeia (CE) acusou a Apple de violar o novo Regulamento dos Mercados Digitais por impedir os programadores de aplicações na App Store de encaminharem livremente os consumidores para serviços mais baratos. As acusações, apresentadas a 24 de junho, são as primeiras a serem decretadas ao abrigo do novo regulamento europeu.

O Digital Markets Act (DMA), que entrou em vigor no início de 2024, estabelece uma lista de regras destinadas a assegurar que todos, incluindo as grandes empresas tecnológicas, cumprem as regras do mercado digital em condições de concorrência equitativas. As conclusões preliminares da CE resultam de uma investigação aberta em março de 2024.

Se for considerada culpada, a Apple poderá ter de pagar uma multa de até 10% dos €357 mil milhões anuais de receitas globais que gera, destaca a CE em comunicado de imprensa. A coima pode ser aumentada para 20% das receitas globais da empresa, se a infração for repetida.

Em reação às acusações da CE, a Apple argumenta que efetuou as alterações necessárias nos últimos meses, para cumprir o novo regulamento e as exigências d0s criadores de aplicações.

“Hoje, tomamos novas medidas para garantir que a Apple cumpre as regras do Regulamento de Mercados Digitais. Temos razões para crer que as regras da App Store, que não permitem que os criadores de aplicações comuniquem livremente com os seus próprios utilizadores, violam o DMA”, reforça Thierry Breton, comissário europeu de Mercado Interno.

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Grupo Republica é parceiro oficial do programa TikTok Creative Exchange

A primeira colaboração com este programa da rede social da ByteDance é com a plataforma de reservas online de restaurantes TheFork. Envolveu a implementação de uma dinâmica criativa e a seleção de sete criadores de conteúdo nacionais, para as campanhas TheFork Summer e TheFork Fest

O Grupo Republica, que detém sete empresas ligadas ao marketing digital, é o novo parceiro oficial do TikTok Creative Exchange. Este programa conecta marcas com agências criativas, para produzir conteúdos orgânicos adaptados ao TikTok e às necessidades de cada marca, garantindo uma nova abordagem das marcas no que toca ao desenvolvimento de campanhas na plataforma digital.

“É uma situação de benefício mútuo, que permite às marcas investir um valor mínimo em meios e ter acesso a criadores de conteúdo para produzir os vídeos da campanha sem custo adicional. Estes conteúdos orgânicos, produzidos com as funcionalidades nativas do TikTok, ajustam-se bem ao que as audiências procuram na plataforma, potenciando os resultados da campanha. O segredo está em identificar os criadores certos para a marca e alinhados com os seus objetivos, sendo sempre necessário recorrer às agências parceiras do programa”, explica Diogo Soares Coelho, vice-presidente de estratégia e operações do Grupo Republica.

A primeira colaboração com este programa da rede social da ByteDance é com a plataforma de reservas online de restaurantes TheFork. Envolveu a implementação de uma dinâmica criativa e a seleção de sete criadores de conteúdo nacionais, para as campanhas TheFork Summer e TheFork Fest. As equipas internas do Grupo Republica analisaram tendências, determinaram a duração ideal dos vídeos e identificaram os criadores de conteúdo mais adequados. Desenvolveram guiões, ‘storytelling’ e finalizaram os conteúdos com ajustes visuais, edição e legendas, garantindo a conformidade com as diretrizes da campanha e o envolvimento do público-alvo.

“Estamos focados em continuar a trabalhar as marcas de uma perspetiva global, sem perder a nossa especialização. Contamos com equipas dedicadas nas áreas de estratégia, design, vídeo, UX/UI, desenvolvimento web e marketing digital, com líderes focados em indústrias específicas”, refere Martim Oliveira, CEO do Grupo Republica.

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Medialivre conclui aquisição da Rádio SBSR e da Rádio Festival

Com a compra, passa a integrar duas rádios e a estar presente em todos os setores da comunicação social, uma semana depois de ter lançado o canal noticioso Now. “Estas aquisições na área da rádio permitem ao grupo estruturar uma nova oferta”, diz Luís Santana, CEO da Medialivre, que detém a CMTV, o Correio da Manhã e a Sábado, entre outros

A Medialivre acaba de anunciar a conclusão da compra da Rádio SBSR e da Rádio Festival, dando continuidade à estratégia de crescimento do grupo de media, que passa a estar presente em todos os setores da comunicação social, integrando imprensa, televisão, digital e rádio. As aquisições permitem à Medialivre passar a ter um posicionamento de 360º graus, “oferecendo aos seus leitores, espetadores e ouvintes opções de qualidade, independência e de inovação”, informa o grupo de media em comunicado de imprensa.

“Há pouco mais de meio ano, quando criámos a Medialivre, anunciámos uma forte aposta na dinamização do setor em Portugal. O Now completou já uma semana de emissões, contribuindo para o aumento da oferta de televisão em Portugal e para a criação de emprego neste setor. Estas aquisições na área da rádio permitem ao grupo estruturar uma nova oferta, num meio que soube manter-se relevante e que é fundamental no panorama dos media nacionais”, defende Luís Santana, CEO da Medialivre, que detém a CMTV, o Correio da Manhã, a Sábado e o Record, entre outros meios de comunicação.

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Só 44% do ‘branded content’ é considerado relevante, revela estudo

Embora 73% dos portugueses afirmem que estão familiarizados com o formato, a maioria desvaloriza-o, avança o estudo Meaningful Brands, da Havas Media Network. De acordo com a análise da agência, apenas 46% dos consumidores nacionais consideram o ‘branded content’ memorável

Só 44% do ‘branded content’ é considerado relevante pelos consumidores nacionais, revela o estudo Meaningful Brands, conduzido internacionalmente pela Havas Media Network. Segundo a análise da agência, 73% dos portugueses sentem-se familiarizados com o formato promocional, mas só 46% é que o consideram memorável, com 54% dos inquiridos a assumir que, no contexto desafiante que a Europa vive atualmente, valorizam mais as marcas que apostem em conteúdos com mensagens positivas para se promoverem.

“Face à enorme quantidade de conteúdos disponíveis,  a credibilidade e a autenticidade são cruciais para assegurar relevância. Efetivamente, 84% dos portugueses acredita que as marcas devem ser transparentes em relação aos seus compromissos e promessas, logo os conteúdos que forem fiéis aos seus valores serão mais dignos de atenção por parte do público”, refere a Havas Media Network em comunicado de imprensa.

Segundo o estudo, 63% dos consumidores nacionais assumem que esperam que as insígnias apostem em comunicações que os ajudem a simplificar o seu dia a dia, enquanto 61% valorizam conteúdos que lhes indiquem formas de economizar tempo e dinheiro. Para 56%, o ideal é que essas comunicações apresentem novas ideias, “através da disponibilização de conteúdos que incluam novidades que sejam surpreendentes”, refere o documento, que salienta que “os conteúdos positivos serão mais facilmente notados”.

Quando são bem executadas, as propostas de ‘branded content’ tendem a inspirar as pessoas, levando-as a querer aprofundar os conhecimentos sobre as marcas e a partilhá-lo posteriormente com os que as rodeiam, defende a agência. “Os consumidores, quando se cruzam com conteúdos com os quais se identificam, procuram saber mais sobre o produto ou sobre a própria marca, e, sempre que tal sucede, são mais propensos a partilhá-los junto da sua comunidade”, garante a Havas Media Network.

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Marco Agency assume comunicação nacional da Mangopay

A agência de comunicação, sediada em Espanha e com escritórios em 18 países, incluindo Portugal, vai tratar da estratégia de comunicação e assessoria de imprensa da tecnológica francesa em território nacional.

A Marco Agency expande o seu portefólio de clientes em Portugal, com a prestação de serviços à Mangopay, empresa de infraestruturas de pagamentos para plataformas de comércio eletrónico. A agência de comunicação, sediada em Espanha e com escritórios em 18 países, incluindo Portugal, vai tratar da estratégia de comunicação e assessoria de imprensa da tecnológica francesa em território nacional.

“O contexto de forte aceleração na adoção de plataformas digitais, devido ao surgimento e à expansão do comércio eletrónico, permite-nos traçar novas estratégias de comunicação, conjugando a capacidade da agência nos setores B2B, B2C e tecnológico”, refere Diana Castilho, diretora da Marco Agency, agência que também comunica marcas como a Action, a Prime Video, o Spotify, a Subway, a Ringana e a Autodoc e organizações como a Friends of Glass Portugal e o Banco de Investimento Europeu.

A Mangopay, que conquistou o prémio Best Platform and Marketplace Provider nos Merchant Payments Ecosystem Awards com uma solução de prevenção de fraudes e um Fintech Breakthrough Award, em março de 2024, apoia cerca de 250 milhões de utilizadores finais e já processou mais de €100 mil milhões em transações desde que foi criada, em 2013.

“O conhecimento da agência em estratégias de comunicação e relações públicas será fundamental para amplificar a nossa presença e relevância no mercado português, e conectar-nos localmente de forma mais eficaz com os nossos clientes e parceiros”, afirma Nuno Póvoas, diretor comercial da Mangopay em Portugal.

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Crédito Agrícola promove sustentabilidade em campanha institucional da Branding Key

Produzida pela Rocky Studio, a campanha conta com direção criativa de Luísa Toffolo Rossit e direção de produção de Pedro Domingos, e está presente em rádio, imprensa, publicidade exterior, redes sociais e nas agências do banco

O Crédito Agrícola está a promover a sustentabilidade com a nova campanha institucional Valores Que Fazem Girar o Mundo, tendo por base os valores que o banco apoia. A campanha criada pela Branding Key integra-se na estratégia de comunicação para o triénio 2022-2024, sob o mote ‘Estamos cá por um bem maior’.

Os anúncios mostram pessoas em situações reais, que traduzem proximidade, solidariedade, competitividade e responsabilidade, sentimentos escolhidos com base nos investimentos sociais do Crédito Agrícola nestas áreas. Os múpis apresentam mensagens como ‘Proximidade faz girar o mundo’, ‘Solidariedade faz girar o mundo’, ‘Competitividade faz girar o mundo’ e ‘Sustentabilidade faz girar o mundo’, acompanhadas pela referência aos respetivos montantes investidos em cada uma delas.

A campanha, produzida pela Rocky Studio, conta com direção criativa de Luísa Toffolo Rossit e direção de produção de Pedro Domingues, e está presente em rádio, imprensa, publicidade exterior, redes sociais e nas agências do Crédito Agrícola. A locução é feita por Diogo Faria, José Pedro Vasconcelos e Luís Gaspar

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Anunciantes já têm planos de contingência para enfrentar proibição do TikTok nos EUA

Com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, a rede social da ByteDance é parte integrante das estratégias de marketing de inúmeras marcas. No entanto, segundo o Financial Times, os anunciantes estão a incluir cláusulas de rescisão que os protejam nos contratos que estão a assinar

As agências que trabalham com os maiores anunciantes do TikTok estão a preparar planos de contingência, para fazerem face à proibição da rede social nos Estados Unidos, prevista para janeiro de 2025. As medidas adotadas têm em conta cláusulas de rescisão nos contratos de investimento em publicidade que permitam cancelar o investimento, caso a plataforma chinesa da ByteDance venha a ser proibida no país, e redirecionar o investimento para outras plataformas.

O diretor de uma agência publicitária, citado pelo Financial Times, avança que a ameaça de proibição está a causar apreensão entre alguns anunciantes e até a ter um efeito inibidor nos investimentos de algumas marcas, mas apela à moderação. “É preciso manter uma certa distância”, refere o responsável, relembrando que “não existe falta de espaços para promover”. “O que acontece é que é no TikTok que muitos deles estão a investir mais neste momento”, refere a mesma fonte não-identificada.

Outro responsável de uma agência publicitária refere que a possível proibição está a condicionar os planos de investimento dos clientes, defendendo que as outras redes sociais vão certamente beneficiar com a eventual redistribuição de anúncios. “As audiências vão ter de ir para algum lado e o nosso investimento vai acompanhá-las”, afirma a fonte anónima.

Mesmo que os Estados Unidos não tomem nenhuma medida para banir a plataforma digital chinesa, os efeitos da publicidade negativa já afetaram negativamente a reputação do TikTok perante alguns anunciantes, o que terá repercussões ao longo dos próximos meses, refere um diretor de publicidade, questionado pelo Financial Times. “Há mais marcas a considerar o impacto negativo dos investimentos e o retorno que obtêm nesta rede social”, acrescenta.

O TikTok, que conta com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, é uma parte integrante das estratégias de marketing de diversas marcas, devido à sua popularidade entre as audiências mais jovens, menos propensas à publicidade tradicional.

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Todos os vencedores dos Grandes Prémios do Cannes Lions 2024 (com vídeos)

O 71º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que decorreu entre 17 e 21 de junho, em França, distinguiu centenas de campanhas publicitárias. Estes são os vencedores dos Grandes Prémios da edição de 2024

Mais de 550 agências de 97 países, representado mais de 350 marcas, estiveram a concurso no 71º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que decorreu entre 17 e 21 de junho, em França. Estes são os vencedores dos Grandes Prémios da edição deste ano:

 

Health & Wellness

Campanha: The Last Barf Bag
Agência: FCB Chicago
Anunciante: Dramamine

 

Health For Good

Campanha: Child Wedding Cards
Agência: Impact BBDO Dubai
Anunciante: UN Women

 

Print & Publishing

Campanha: Recycle Me
Agências: WPP Open X + Ogilvy New York
Anunciante: Coca-Cola

 

Radio & Audio

Campanha: The Misheard Version
Agência: Golin London
Anunciante: Specsavers

 

Outdoor

Campanha: Find Your Summer
Agências: Lola MullenLowe + Colenso BBDO
Anunciante: Magnum

Campanha: Adoptable
Agência: Colenso BBDO
Anunciante: Pedigree

 

Pharma

Campanha: Magnetic Stories
Agência: Area 23
Anunciante: Siemens Healthineers

 

Design

Campanha: Sightwalks
Agência: Circus Grey
Anunciante: Cemento Sol

 

Digital Craft

Campanha: Spreadbeats
Agência: FCB New York
Anunciante: Spotify

 

Entertainment

Campanha: We Are Ayenda
Agências: Creative X + Palo Alto + Modern Arts
Anunciante: WhatsApp

 

Entertainment Lions for Gaming

Campanha: The Everyday Tactician
Agência: McCann London
Anunciante: Xbox

 

Entertainment Lions for Music

Campanha: Errata at 88
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Diageo

 

Entertainment Lions for Sport

Campanha: Women’s Football
Agência: Marcel
Anunciante: Orange

 

Film Craft

Campanha: The Square Meter
Agência: Heimat TBWA
Anunciante: Hornbach

 

Industry Craft

Campanha: The 100th Edition
Agência: Scholz & Friends
Anunciante: Frankfurter Allgemeine Zeitung

 

Creative B2B Lions

Campanha: Meet Marina Prieto
Agência: David
Anunciante: JCDecaux

 

Creative Data Lions

Campanha: Room For Everyone
Agência: McCann Poland
Anunciante: Mastercard

 

Direct Lions

Campanha: The Everyday Tactician
Agência: McCann London
Anunciante: Xbox

 

Media Lions

Campanha: Tá Na Mão
Agência: Gut
Anunciante: Mercado Livre

 

PR Lions

Campanha: The Misheard Version
Agência: Golin London
Anunciante: Specsavers

 

Social & Influencer Lions

Campanha: Michael CeraVe
Agência: Ogilvy PR
Anunciante: CeraVe

 

Brand Experience & Activation

Campanha: The First Edible Mascot
Agência: Weber Shandwick
Anunciante: Pop-Tarts

 

Luxury & Lifestyle

Campanha: Loewe x Suna Fujita
Agência: Loewe
Anunciante: Loewe

 

Innovation

Campanha: Voice 2 Diabetes
Agência: Klick Health
Anunciante: KVI Brave Fund

 

Creative Effectiveness

Campanha: It Has To Be Heinz
Agência: Rethink
Anunciante: Heinz Ketchup

 

Creative Strategy

Campanha: A Piece Of Me
Agência: Dentsu Creative
Anunciante: KPN

 

Creative Business Transformation

Campanha: Refurb
Agência: LePub
Anunciante: Phillips

 

Creative Commerce

Campanha: Cars To Work
Agência: Publicis Conseil
Anunciante: Renault

 

Glass: The Lion for Change

Campanha: Transition Body Lotion
Agência: Ogilvy Singapore
Anunciante: Vaseline

 

Film Lions

Campanha: Women’s Football
Agência: Marcel
Anunciante: Orange

 

Film Lions

Campanha: Play It Safe
Agência: The Monkeys
Anunciante: Sydney Opera House

 

Titanium Lions

Campanha: DoorDash-All-The-Ads
Agências: Wieden+Kennedy Portland + Superette
Anunciante: DoorDash

 

Sustainable Development Goals Lions

Campanha: Cars To Work
Agência: Publicis Conseil
Anunciante: Renault

 

Grand Prix For Good

Campanha: The First Speech – Russia
Agência: Innocean Berlin
Anunciante: Repórteres Sem Fronteiras

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