TikTok queria expandir o TikTok Shop para a Europa, mas afinal vai-se focar nos Estados Unidos
Ao apostar nos Estados Unidos, o TikTok pretende rentabilizar os cerca de 170 milhões de utilizadores mensais que tem na região, fazendo frente à potencial proibição no país, que estará a desincentivar a adesão de comerciantes ao TikTok Shop
Daniel Monteiro Rahman
Prémios Marketing M&P estão de volta. Conheça o júri e inscreva-se
DAZN assegura direitos de transmissão gratuita do FIFA Club World Cup 2025
Um em cada cinco dólares de publicidade fora da China vai para a pesquisa Google
Deployteq chega a Portugal e junta-se à APPM como patrono
Auchan celebra quem está por trás das refeições de Natal (com vídeos)
Dentsu prevê aumento de 6,8% das despesas mundiais em publicidade, em 2025
BBDO reforça departamento criativo
TIN está oficialmente insolvente
Cristiano Ronaldo Jr. apresenta novo equipamento do Sporting em campanha da VML (com vídeo)
Black Friday 2024 bate recordes nacionais de vendas
Face ao sucesso e rápido crescimento do TikTok Shop, o TikTok estava a preparar o lançamento da plataforma de comércio eletrónico em Espanha, Alemanha, Itália, França e Irlanda, já em julho. Mas a ByteDance, empresa que detém o TikTok, decide agora deixar em pausa os planos de expansão da plataforma, que é uma das funcionalidades mais populares da aplicação, para a Europa, a fim de se concentrar no crescimento nos Estados Unidos, o mercado onde é mais lucrativo e enfrenta o risco de proibição.
Ao apostar nos Estados Unidos, o TikTok pretende rentabilizar os cerca de 170 milhões de utilizadores mensais que tem na região, fazendo frente à potencial proibição no país, que estará a desincentivar a adesão de comerciantes ao TikTok Shop, noticia a Bloomberg, citando uma fonte da ByteDance. De acordo com a mesma fonte, não está claro se o TikTok pretende retomar o processo de expansão nem quando isto irá acontecer.
A decisão, que está a apanhar de surpresa anunciantes europeus, reflete o objetivo do TikTok de se consolidar nos Estados Unidos e de se pôr à prova junto dos comerciantes e consumidores norte-americanos. Um porta-voz do TikTok adianta à Bloomberg que a empresa é orientada pela procura. “Vimos o impacto positivo do TikTok Shop e estamos entusiasmados por continuar a experimentar esta nova oportunidade de negócio”, refere o porta-voz do TikTok, citado pela Bloomberg.
Outra preocupação da ByteDance é que a expansão europeia poderia implicar um problema de controlo regulamentar, semelhante ao que está a acontecer nos Estados Unidos e que a empresa quer evitar. Além da questão no mercado norte-americano, a Comissão Europeia está a investigar o TikTok em França e em Espanha, relativamente à versão TikTok Lite, devido aos potenciais riscos de vício e dependência.