Quase metade da geração Z abandona marcas por aborrecimento
Os consumidores mais jovens são particularmente atraídos pelo marketing inovador e a inteligência artificial é a chave para manter as marcas atuais e cativantes para a geração Z, revela estudo da SAP Emarsys, que analisa o que é que leva à fidelização dos clientes
Meios & Publicidade
YouTube cria ferramentas para proteger criadores de conteúdos da IA
Publicidade inclusiva é positiva para lucros, vendas e valor das marcas, diz estudo global
Perplexity desafia Google e negoceia com marcas novo modelo de anúncios
Há uma nova rede social onde apenas ‘bots’ de IA respondem às publicações
Maior notoriedade assistida dá melhores taxas de conversão no TikTok
Indústria dos eventos de marketing vai crescer 6,4% ao ano até 2032
Portugueses são os que mais acreditam que marcas usam sustentabilidade para fazer marketing
46% da geração Z no Reino Unido e 29% das outras gerações desistiram de uma marca à qual eram fiéis por motivo de aborrecimento, de acordo com o estudo ‘Índice Anual de Fidelidade do Cliente’ (CLI) da SAP Emarsys, que analisa o que é que leva à fidelização dos clientes. A análise reflete também a importância da inteligência artificial (IA) no marketing, publicidade e retenção de clientes.
O estudo, realizado com base em inquéritos a 2010 participantes do Reino Unido, revela que independentemente do quanto os consumidores se identificam com uma marca, a chave para se destacarem a longo prazo reside numa melhor personalização, em conteúdos mais relevantes e na oferta de perspetivas únicas, adaptadas aos interesses individuais de cada cliente.
De acordo com os dados do estudo, os consumidores mais jovens são particularmente atraídos pelo marketing inovador. Em comparação com os 23% de outros grupos demográficos, 30% dos inquiridos da geração Z experimentaram uma nova marca devido ao marketing criativo.
“É evidente que os consumidores de hoje, e não apenas a geração Z, esperam mais do que o ‘business-as-usual’ e querem experiências significativas e memoráveis. A chave para tal ser proporcionado é a personalização de cada cliente”, explica Sara Richter, CMO da SAP Emarsys. Mais de um quarto da geração Z (31%) é atraída por marcas que utilizam conteúdos ou imagens ‘cool’, face aos 21% dos outros grupos etários. No entanto, 28% da geração Z, em comparação com 17% de outros grupos demográficos, procuram marcas que proporcionem experiências memoráveis.
Os profissionais de marketing estão a recorrer cada vez mais à IA para promover a fidelização a longo prazo e alcançar novos públicos, sendo que podem, em média, poupar duas a três horas em tarefas manuais no lançamento de uma campanha de marketing, permitindo concentrarem-se mais em impulsionar a inovação e o crescimento das receitas.
De acordo com o estudo da SAP Emarsys, dois terços (66%) dos profissionais de marketing concordam que a IA será crucial para impulsionar o envolvimento dos clientes em 2024 e metade (50%) já registou um aumento do envolvimento, após a implementação da personalização baseada em IA.
“A IA é a única solução prática para proporcionar interações genuínas e personalizadas em grande escala, em todos os canais e no momento certo. As marcas que adotam a personalização com base na IA estão muito mais bem preparadas para manter os clientes envolvidos, especialmente quando os períodos de atenção são curtos e as exigências são elevadas”, salienta o estudo.