Calzedonia ganha no Natal, mas falha na memorização direta da marca
O anúncio ‘Natal a Meias’ da Calzedonia (na foto) é o mais envolvente entre as três campanhas de Natal analisadas no estudo de neuromarketing da WYperformance, realizado em exclusivo para o M&P, que inclui também a Worten e o Aldi
Catarina Nunes
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O ‘Natal a Meias’ da Calzedonia é o anúncio de Natal com a melhor classificação geral nos quatro parâmetros analisados no estudo de neuromarketing da WYperformance, apesar de em termos de memorização se apresentar em pé de igualdade com o anúncio da Worten. A campanha publicitária do Aldi, outra das testadas, é a menos impactante das três.
“Em termos emocionais, a hierarquia de impacto é clara: o anúncio da Calzedonia é o mais envolvente, seguido pelo da Worten e pelo do Aldi. A diferença entre a Worten e o Aldi é pouco significativa, reforçando que ambos os anúncios conseguem cativar os participantes e transmitir as mensagens com eficácia”, avalia Benedita Santos, especialista em neuromarketing e comportamento do consumidor da WYperformance, em declarações ao M&P.
A análise de neuromarketing, desenvolvida em exclusivo para o M&P, inclui testes efetuados a 11 de dezembro de 2024 junto de 14 pessoas, combinando métodos neurocientíficos, qualitativos e quantitativos, com o objetivo de registar a reação subconsciente às três campanhas de Natal.
A avaliação é feita através de dispositivos que medem a resposta galvânica da pele e a frequência cardíaca (GSR), fazendo também o rastreamento ocular, enquanto os participantes visualizam os anúncios, para detetar em que elementos da imagem o olhar se fixa mais.
Sobre o critério de seleção dos anúncios, feita a partir de uma listagem de 23 campanhas, Benedita Santos avança que a escolha acabou por recair sobre “aqueles que não passam tanto em televisão e que são mais relacionados com o Natal, para surpreender os participantes. Por exemplo, os anúncios do Continente poderiam ser interessantes para testar, mas, como passaram constantemente na televisão, muitos participantes já os tinham visto, o que poderia enviesar os resultados”.
A importância da narrativa clara e envolvente
Benedita Santos considera que este estudo evidencia a importância de uma narrativa clara e envolvente, do uso de elementos emocionais como a música, o humor e as personagens, bem como da coerência com os valores da marca.
“A Calzedonia, apesar de captar a atenção emocional, falha parcialmente na memorização direta da marca. A Worten, com uma abordagem humorística e familiar, obtém uma receção positiva e consistente, enquanto o Aldi surpreende pela inovação e pelo impacto visual da combinação entre humanos e mascotes. Estes resultados sublinham a necessidade de equilibrar emoção, clareza e identidade de marca, para maximizar o sucesso publicitário”, argumenta a especialista.
Apesar do melhor desempenho geral do ‘Natal a Meias’ da Calzedonia (cinco estrelas na memorização e no envolvimento emocional e quatro estrelas e meia na atenção e no nível de interesse), a memorização é focada no conceito do anúncio e não na marca.
“Apenas três participantes identificam corretamente a marca, enquanto os restantes referem-se ao anúncio como ‘o das meias’ ou ‘o dos bombeiros voluntários’, evidenciando uma forte retenção do conteúdo visual e narrativo, mas uma menor associação com a marca”, salienta Benedita Santos.
O anúncio publicitário em causa mostra uma mulher bombeira a desfardar-se, ao fim de um dia de trabalho, descalçando as botas e mostrando umas meias encarnadas. A ação segue para a casa da bombeira, onde ela decora a árvore de Natal e calça umas meias à filha, quando chegam os familiares.
Durante o jantar, a ação centra-se no que se passa debaixo da mesa: os pés dos convidados, calçados com diferentes tipos de meias. No final, a voz ‘off’ do anúncio explica que ‘Natal a Meias’ ajuda os bombeiros portugueses.
‘Natal a meias’ limita associação à Calzedonia
Benedita Santos salienta que, no início, “os participantes demonstram dificuldade em compreender a ênfase nas pernas dos personagens, algo que só se torna claro à medida que o anúncio avança”. Ao longo da análise neurocientífica, isto traduz-se num “aumento gradual da frequência cardíaca e da resposta galvânica da pele, sinais típicos de envolvimento emocional crescente”.
“Registam-se dilatações das pupilas em dois momentos específicos: na cena em que os familiares se abraçam após a profissional ser chamada ao trabalho e na cena em que o cão da família surge, o que evidencia uma resposta emocional positiva”, relata ainda a especialista em neuromarketing da WYperformance.
“O pico de envolvimento ocorre precisamente no momento em que a notificação é recebida, embora se tenha verificado uma descida constante no envolvimento emocional após essa cena”, destaca Benedita Santos. Apresentado no final do anúncio, o slogan ‘Natal a Meias’, por seu lado, capta a atenção dos participantes, consolidando o conceito do anúncio.
“Apesar de a associação à marca ser limitada, o foco visual nas meias e nas pernas revela-se eficaz para transmitir a narrativa central”, remata. As reações aos vários momentos e às imagens apresentadas são mais evidentes, através do mapeamento por cores sobrepostas nos ‘frames’ dos ‘spots’, que correspondem às emoções e ao foco da atenção, em relação aos conteúdos visionados.
O mapeamento gerado pelo ‘software’ de neuromarketing representa os locais do anúncio que são mais observados, em que as cores mais fortes, como o encarnado, o amarelo e o laranja, indicam onde o olhar se fixa mais. As cores mais claras, como os tons de azul, apontam as áreas observadas de forma mais rápida.
Os ‘screenshots’ publicados nestas páginas representam o resultado de apenas um participante. “No caso do anúncio da Worten, o vermelho sobreposto no rosto da Inês Aires Pereira indica que esse é efetivamente o ponto mais visto, mas como a apresentação dos anúncios é rápida, a mancha de vermelho não é muito ampla, o que pode dar uma impressão diferente e influenciar os resultados”, explica Benedita Santos.
Worten gera emoção com figuras públicas
O anúncio da Worten destaca-se pela energia e pelo envolvimento emocional, com um pico de emoção no momento em que aparecem os protagonistas, a atriz e apresentadora Inês Aires Pereira e o humorista Ricardo Araújo Pereira, evidenciando uma correlação entre a identificação das personagens e a resposta positiva ao humor presente no anúncio.
A responsável da WYperformance revela que “tanto a frequência cardíaca como a resposta galvânica da pele aumentam significativamente nesses momentos, acompanhados pelo efeito da música, que reforça a intensidade emocional”. O anúncio da Worten assenta numa recriação de “Nesta noite branca”, canção dos Anjos que conta com a participação de Susana, com a letra adaptada aos portugueses que deixam as compras de Natal para a última hora.
“O logótipo da Worten, exibido no final com o movimento dinâmico do W, capta a atenção dos participantes, funcionando como um elemento de reforço da marca e garantindo uma memorização eficaz”, destaca Benedita Santos, referindo-se ao ‘spot’ que faz o apelo: “Não deixes tudo para a última, deixa tudo para a Worten”.
Relativamente à memorização, os anúncios da Calzedonia e da Worten destacam-se como os mais lembrados, tendo sido mencionados por um número idêntico de participantes. O anúncio do Aldi ‘Um Natal em Equipa é um Natal Melhor’, por seu lado, encontra-se em último lugar, “embora com uma diferença mínima – apenas um participante a menos”, sublinha a responsável.
Aldi é menos impactante a nível emocional
Também a nível emocional, o ‘spot’ do Aldi é o menos impactante dos três anúncios testados, mas “a diferença para a Worten é mínima, consolidando o Aldi como um caso de comunicação bem-sucedida e memorável”, revela Benedita Santos.
No entanto, o ‘spot’ ‘Um Natal em Equipa é um Natal Melhor’ “surpreende positivamente os participantes, que destacam o seu caráter inovador e ‘fora da caixa’, em comparação com a imagem prévia que tinham da marca”, salienta a responsável da WYperformance.
O anúncio desta rede de lojas de retalho começa com uma mãe a tratar dos preparativos para o Natal, enquanto o marido e os filhos dormem no sofá da sala. As mascotes do Aldi (Al e Di) aparecem a tocar piano e a entoar uma canção, que lembra que o Natal não se faz sozinho, ao mesmo tempo que acorda os familiares que estão a dormir, recomendando-lhes que trabalhem em equipa.
“O humor e a combinação das mascotes com os elementos humanos são particularmente apreciados, especialmente nos momentos finais, em que a família se reúne à mesa com as mascotes presentes”, relata Benedita Santos.
O logótipo do Aldi, posicionado no canto superior direito ao longo do vídeo, é registado desde uma fase inicial, “garantindo múltiplas exposições ao estímulo visual da marca ao longo do anúncio, como, por exemplo, o próprio supermercado e o nome das mascotes, entre outros”.
As reações aos anúncios são recolhidas não só através da monitorização das reações fisiológicas involuntárias (resposta galvânica da pele e frequência cardíaca), que são complementadas com um dispositivo que cada participante roda para a esquerda ou para a direita, indicando se aquilo que está a ver a cada momento é positivo ou negativo.
O objetivo é perceber se a reação fisiológica é por boas ou más razões, o que se confirma no final do teste, através de um questionário e de uma conversa com os participantes em grupo, e de uma reunião de ‘feedback’ individual.
Benedita Santos considera que “os resultados revelam importantes informações sobre a memorização, envolvimento emocional e clareza das mensagens, bem como sobre a eficácia dos elementos narrativos e sensoriais utilizados”.
Os elementos que os participantes consideram mais relevantes nos ‘spots’ natalícios selecionados para a análise exclusiva da WYperformance para o M&P são a música, o humor e a presença de celebridades, “com vários a destacarem também a importância da mensagem transmitida, especialmente por se tratar de anúncios veiculados numa altura emocional como o Natal”, remata a especialista.