Lucros da Tesla caem 71% para €358 milhões devido ao efeito Musk
Sob pressão do mercado financeiro, o CEO da empresa anuncia que vai passar menos tempo em Washington a reduzir os custos governamentais e mais tempo a gerir a Tesla

Meios & Publicidade
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Publicis Groupe aumenta faturação em 9,4% para €3,53 mil milhões
Omnicom aumenta faturação em 1,8% mas vê lucro cair 9,7%
Receitas da Havas crescem 4% para €676 milhões
Receitas da Netflix sobem 12,5% para €9,26 mil milhões
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Marcas revelam estratégias para lidar com tarifas de Trump
Como as tarifas de Trump estão a impactar gastos em media e ‘upfronts’ de TV
China retalia tarifas de Trump e trava venda do TikTok
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
Os resultados financeiros da Tesla ficam aquém das expetativas dos analistas nos primeiros três meses do ano, com o lucro a cair 71%, para 409 milhões de dólares (€358 milhões), face ao período homólogo. Os dados dos observadores do setor, consolidados pela FactSet, apontavam para um lucro de 1,44 mil milhões de dólares (€1,26 mil milhões).
A empresa liderada por Elon Musk também viu as receitas ficarem aquém das previsões, com uma descida de 9,2% para 19,34 mil milhões de dólares (€16,93 mil milhões), contra as expetativas de 21,13 mil milhões (€18,53 mil milhões). A ação Tesla já desvalorizou, no que vai do ano, mais de 40%.
Os resultados são apresentados num momento em que a empresa sofre as consequências do envolvimento de Elon Musk no governo de Donald Trump, onde lidera o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), responsável por cortes massivos no orçamento de vários organismos públicos dos Estados Unidos.
Numa conferência telefónica com analistas, após a divulgação dos resultados trimestrais, Elon Musk promete “dedicar mais tempo à Tesla” a partir de maio. Musk disse que agora espera gastar apenas “um ou dois dias por semana em assuntos governamentais”.
A Tesla, através de um comunicado de imprensa, justifica que os resultados foram penalizados pela queda das vendas, “em parte devido à atualização do Model Y em todas as quatro fábricas de veículos”, além da “redução do preço médio dos veículos”. A fabricante disse ainda que vai reavaliar o ‘guidance’ para 2025 nos resultados do segundo trimestre e que, embora seja difícil avaliar o impacto da política comercial global, “a incerteza poderá ter impacto na procura no curto prazo”.
Em Portugal, os dados mais recentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) dão conta de que, nos primeiros três meses do ano, as vendas da empresa liderada por Elon Musk caem 5,7%, em relação ao mesmo período de 2024. Já a concorrente chinesa BYD vê as vendas dispararem 206,6%.