O telemóvel vai substituir o cartão de cidadão?
A tecnologia chama-se Mobile Connect e foi desenvolvida pela GSMA, a entidade responsável pelo Mobile World Congress, que está a decorrer em Barcelona.
Rui Oliveira Marques
Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações
TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
A tecnologia chama-se Mobile Connect e foi desenvolvida pela GSMA, a entidade responsável pelo Mobile World Congress, que está a decorrer em Barcelona. Os primeiros testes estão a decorrer com o apoio do governo regional da Catalunha, do Mobile World Capital Barcelona (MWCB) e das operadoras Telefónica, Vodafone e Orange. Em causa está uma tecnologia que poderá permitir que o telemóvel substitua o cartão de cidadão.
Como relata ao jornal El Periódico, Óscar Pallarols, director de transformação digital do MWCB “trata-se de una forma de identificação segura do utilizador que cumpre as regras europeias e que podia ser aplicada em qualquer país”. A tecnologia funciona em qualquer telemóvel e baseia-se num sistema encriptado no cartão SIM do telefone.
Nas próximas semanas o governo regional da Catalunha vai aprovar um decreto-lei de identidade digital. A autarquia de Castellar del Vallès será a primeira autoridade municipal a activar o Mobile Connect que permitirá activar a identidade digital de forma a que os cidadãos possam resolver online assuntos relacionados com a instituição. Quando, por exemplo, acede a um site de uma entidade pública, o utilizador poderá indicar o número de cartão de cidadão e o número de telefone. Depois, em função da tarefa poderá ter de introduzir um pin ou deixar a impressão digital no ecrã do telemóvel.