Jornais em Espanha: Facturação com publicidade cresce mas vendas em banca caem
Os quase 80 jornais espanhóis membros da Asociación de Medios de Información (AMI) conseguiram melhorar as suas receitas de publicidade em 2018. Segundo dados divulgados pelo El Español, os jornais […]
Rui Oliveira Marques
Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações
TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Os quase 80 jornais espanhóis membros da Asociación de Medios de Información (AMI) conseguiram melhorar as suas receitas de publicidade em 2018. Segundo dados divulgados pelo El Español, os jornais facturaram 673,8 milhões de euros em publicidade durante o ano passado, o que significou uma melhoria de 1,4 por cento face a 2017.
De acordo com os dados partilhados pelos próprios jornais, a facturação com publicidade no digital cresceu 18,3 por cento, para os 230,7 milhões de euros, enquanto a publicidade em papel caiu 6 por cento por cento para 443,1 milhões. Com estes números verifica-se que o papel continua a valer 65 por cento do total das receitas dos jornais em Espanha.
No entanto, no conjunto, os jornais nacionais, regionais, desportivos e económicos de Espanha viram as receitas totais cair. ,As receitas totais dos grupos (publicidade, circulação e outras fontes de receitas) encolheram quatro por cento para os 1.179 milhões de euros. As vendas em banca em 2018, que representaram receitas de 540,8 milhões de euros, caíram 9,5 por cento. As vendas em banca corresponderam a uma fatia de 45 por cento do total de receitas dos jornais.
O mesmo relatório refere que o El País obteve receitas publicitárias na ordem dos 72,9 milhões de euros em 2018 (0,9 por cento a mais que no ano anterior), com o digital e o papel a estarem equilibrados com 36 milhões de euros, por suporte. Já o concorrente El Mundo registou 54,7 milhões de euros em publicidade em 2018 (-13 por cento), sendo que 29,6 milhões de euros de receitas vêm do papel e 25,1 milhões do online. O desportivo Marca facturou 42,4 milhões em publicidade (+14,5 por cento, graças ao Mundial de futebol da Rússia).