O projecto para a Nike que rendeu o segundo grande prémio a Hugo Veiga (com vídeo)
A AKQA São Paulo de Hugo Veiga sai da edição deste ano com dois grandes prémios. Depois de ter conquistado o prémio máximo em Entertainment for Music com Bluesman, o criativo português repetiu o feito ao conquistar o grande prémio na categoria de Media.
Pedro Durães
Mónica Brogueira assume liderança da Gato Preto
Cristóvão Monteiro assume direção de ‘place branding’ do CH Group
The New York Times testa modelo de assinaturas combinadas
Hugo Veiga vai liderar criatividade global da AKQA a partir de Portugal
Itália proíbe DeepSeek e investiga ‘chatbot’ chinês
Volvo premiada como marca comprometida com as mulheres (com vídeos)
Presidente da CCPJ desfilia-se do Sindicato dos Jornalistas
Receitas e lucros da Apple aumentam. Vendas do iPhone continuam a descer
Leroy Merlin desafia jovens criativos em Brief Aberto CCP
Amazon lança ferramenta de IA que otimiza difusão de campanhas em vídeo
A AKQA São Paulo de Hugo Veiga sai da edição deste ano com dois grandes prémios. Depois de ter conquistado o prémio máximo em Entertainment for Music com Bluesman, o criativo português repetiu o feito ao conquistar o grande prémio na categoria de Media. O troféu distinguiu o projecto Air Max Grafitti Stores, no qual a agência desafiou o grupo de street artists Instagrafite para pintar vários muros da cidade de São Paulo com desenhos alusivos a uma nova colecção de ténis Nike.
Além da componente de arte urbana, o projecto integrou componentes de interactividade e e-commerce já que, através de uma ferramenta de geolocalização, era possível a quem se aproximava de um dos murais receber um link no smartphone que permitia a compra imediata dos produtos da nova colecção num momento em que ainda não tinham chegado às lojas.
Com o grande prémio já conquistado pelo trabalho Bluesman para o rapper brasileiro Baco Exu do Blues, a AKQA, que tem Hugo Veiga como director criativo executivo, entra para o restrito número de agências a sair de uma só edição do festival Cannes Lions com dois grandes prémios. A última vez que uma agência brasileira alcançou o feito foi, em 2013, a Ogilvy São Paulo. Em comum com os dois grandes prémios agora conquistados pela AKQA esteve na altura também a criatividade portuguesa: a agência recebeu a distinção máxima em Titanium e Promo & Activação com os projectos Retratos da Real Beleza para Dove e Fãs imortais para Sport Club Recife, assinados, respectivamente, pelo mesmo Hugo Veiga e por João Coutinho, actualmente director criativo executivo da VMLY&R para a América do Norte.