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Maria Flor Pedroso fala de “insinuações, mentiras e calúnias”

A até aqui directora de informação da televisão da RTP, Maria Flor Pedroso, afirma que “o projecto profissional a que esta direcção se entregou, por mim liderada, nunca cedeu a motivação outra, que não a da causa de uma informação livre, isenta, plural e independente”, refere a jornalista na carta enviada ao presidente da RTP, na qual pôs o lugar à disposição.

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Maria Flor Pedroso fala de “insinuações, mentiras e calúnias”

A até aqui directora de informação da televisão da RTP, Maria Flor Pedroso, afirma que “o projecto profissional a que esta direcção se entregou, por mim liderada, nunca cedeu a motivação outra, que não a da causa de uma informação livre, isenta, plural e independente”, refere a jornalista na carta enviada ao presidente da RTP, na qual pôs o lugar à disposição.

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A até aqui directora de informação da televisão da RTP, Maria Flor Pedroso, afirma que “o projecto profissional a que esta direcção se entregou, por mim liderada, nunca cedeu a motivação outra, que não a da causa de uma informação livre, isenta, plural e independente”, refere a jornalista na carta enviada ao presidente da RTP, na qual pôs o lugar à disposição, a que a Lusa teve acesso.

“Face à reiterada exposição pública de insinuações, mentiras e calúnias, à qual eu e a minha direcção somos totalmente alheios, face aos danos reputacionais causados à RTP, considero não haver condições para a prossecução de um trabalho sério, respeitado e construtivo, como tentámos realizar ao longo deste ano de mandato”, sublinha Maria Flor Pedroso, na mesma missiva, citada pela Lusa.

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A directora de informação cessante refere ainda que: “A construção de realidades alternativas a partir de meias verdades, da qual se alimenta um certo tipo de jornalismo no qual não me revejo, é um dos problemas da sociedade actual que precisa de um jornalismo vigoroso e rigoroso, livre e independente, isento e plural para robustecer as sociedades democráticas”.

“Tinha a expectativa de que – quando aceitei o seu convite que muito me honrou – ao escolher uma direcção de enorme valia profissional, diversa nos curriculuns (sic), nas experiências e no género, formada por jornalistas com provas dadas da sua competência e rigor, de poder contribuir para prestigiar o serviço público de televisão e todos os que nele trabalham”, acrescentou Flor Pedroso na mesma carta, de acordo com a Lusa.

O conselho de administração da RTP anunciou esta segunda que Maria Flor Pedroso tinha apresentado a demissão após várias relacionadas com o programa Sexta às 9, envolvendo uma reportagem sobre exploração do lítio e uma investigação sobre  o ISCEM.

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Audiências semanais: cabo é o único em queda

Na semana de 18 a 24 de novembro, dois jogos de futebol e o ‘Telejornal’ da RTP1, são os programas mais vistos. O consumo global de televisão aumenta ligeiramente, registando um aumento de quatro minutos por dia face à semana anterior

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O consumo global de televisão aumenta de forma ligeira esta semana cerca de quatro minutos por dia face à semana anterior, sendo agora de cinco horas e trinta e quatro minutos diárias, face à semana anterior.

Nas contas do ‘share’ de audiência, a RTP1 e o ‘outros’ (visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos) reforçam o valor do seu ‘share’, a SIC e a TVI mantêm o valor da semana anterior, e o cabo é o único canal que regista uma queda da quota de audiência esta semana.

Com o reforço do ‘share’, a RTP1 tem agora 12,4%. A SIC, que mantém o valor que já tinha, continua com 14,0% de ‘share’ e o mesmo acontece com a TVI, que mantém os mesmos 15,5% de quota que já detinha. O cabo desce esta semana até aos 39,1% de quota de audiência, ao contrário do que se verifica com o ‘outros’, que reforça e tem agora 17,9% de quota semanal.

No top 10 dos canais mais vistos do cabo, a SIC Notícias está de regresso ao pódio, que continua a ter nos primeiros lugares a CMTV e a CNN Portugal. Nas posições que se seguem estão os canais Star Channel, Hollywood, Globo, SIC Mulher e Star Movies. Na posição seguinte, destaque para o regresso do Canal 11 à tabela dos mais vistos da semana. A fechar este top 10 encontra-se o V+, antigo TVI Reality.

Esta semana há dose dupla de futebol no topo da tabela da programação global, com a liderança a ser ocupada pela transmissão de ‘Futebol – Liga das Nações/Croácia X Portugal’, feita pela RTP1, e a posição seguinte a pertencer a ‘Futebol – Taça de Portugal Generali Tranquilidade/Benfica X Estrela da Amadora’, também transmitido na RTP1. Seguem-se o ‘Telejornal’, da RTP1, o ‘Jornal da Noite’ da SIC e ainda o reality show da TVI ‘Secret Story’.

O programa informativo ‘Grande Jornal – Noite’, da CMTV, lidera o top dos conteúdos mais vistos da oferta do cabo, sendo seguido por ‘Grande Jornal – Tarde’ e pelo ‘Jornal 7’. Nas restantes posições encontram-se o desportivo ‘Golos: Segunda Parte/Moreirense X FC Porto/Ipswich Town X Manchester Utd’ e o ‘Jornal de Portugal’, ambos conteúdos da CMTV.

 

Data Insights, Havas Media Network

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Trabalhadores da TIN ainda não receberam salário de outubro

“Esta situação, que se prolonga há demasiado tempo, é lamentável. As dificuldades têm sido ainda maiores no que toca aos subsídios”, assume a administração da Trust in News em comunicado

Luis Batista Gonçalves

Os trabalhadores da Trust in News (TIN) ainda não receberam os salários de outubro. A administração da empresa comprometeu-se a iniciar o pagamento a 19 de novembro mas, até ao momento, nenhum dos colaboradores contactados pelo M&P tinha a situação regularizada, existindo também subsídios de alimentação e férias por liquidar.

Luís Delgado, proprietário da editora responsável pela publicação de títulos como Visão, Exame, Caras, TV Mais e Prima, contactado pelo M&P, remete as explicações para o comunicado público que a administração da TIN divulgou a 18 de novembro, sem adiantar mais pormenores.

“A administração tem feito todos os esforços para manter em dia os salários e subsídios de todos os trabalhadores, algo que, infelizmente, ainda não conseguiu cumprir integralmente. Esta situação, que se prolonga há demasiado tempo, é lamentável. As dificuldades têm sido ainda maiores no que toca aos subsídios”, refere o documento.

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Publicidade exterior falsa promove nova coleção da Lions of Porches

A campanha digital (na foto), que está a ser divulgada nas redes sociais da marca, aposta no elemento surpresa e no impacto visual da publicidade exterior falsa

A Lion of Porches está a lançar a sua primeira campanha com publicidade exterior falsa (‘Fake Out Of Home’), em que elementos digitais são representados no mundo real, através de realidade aumentada, para promover a coleção cápsula Lion of Porches x FDI – Portugal.

A campanha, que está a ser divulgada nas redes sociais da marca, aposta no elemento surpresa e no impacto visual da publicidade exterior falsa para captar a atenção do público.

No filme publicitário, turistas que se encontram num passeio de barco pelo rio Tejo são surpreendidos pela aparição de um modelo gigante do casaco técnico, uma das peças de destaque da coleção. A peça surge na água e transforma o cenário ao congelar o rio, enquanto os turistas gravam o acontecimento. De acordo com a marca, citada em comunicado, “o anúncio pretende representar o espírito dos desportos de inverno e refletir a capacidade de inovação da Lion of Porches e o seu espírito vanguardista”.


A nova coleção, desenvolvida em Portugal e em parceria com a Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI), é concebida para os atletas das seleções nacionais de desportos de inverno e para aqueles que irão participar nas qualificações para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. A linha de edição limitada está disponível em lojas selecionadas – NorteShopping, loja de rua de Braga, Centro Comercial Amoreiras e Vasco da Gama em Lisboa, e na loja da Covilhã, além da plataforma online da Lion of Porches.

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Jaguar faz anúncio sem carro (com vídeo)

Alegada “wokeness” da campanha (na foto) e reposicionamento para um público mais jovem e diverso é alvo de críticas. Em declarações ao Financial Times, Rawdon Glover, diretor-geral da Jaguar, defende o distanciamento da empresa dos “estereótipos tradicionais da indústria automóvel”

A Jaguar está a ser alvo de críticas, após lançar a campanha que dá a conhecer a nova imagem da marca, que a empresa de automóveis considera “destemida, exuberante e atraente”. Tendo em conta as reações nas redes sociais, no entanto, a melhor palavra para a descrever é “polarizadora”.

A marca britânica de automóveis lançou o ‘rebranding’ a par da nova campanha ‘Copy Nothing’, que está a dividir opiniões nas redes sociais, com a Jaguar a ser criticada por ser “woke” e “desequilibrada” devido ao anúncio, que mostra pessoas de etnias diversas e de todas as idades, num ambiente de ficção científica com cores vibrantes .

O filme publicitário apresenta um elenco de pessoas vestidas com roupas futuristas, mas não aparece um único carro da marca. O objetivo da Jaguar com a campanha e a nova imagem, é afastar-se do tradicional e antiquado, que tem como herança, para abraçar valores mais inclusivos, disruptivos e modernos.

Uma das cenas do anúncio mostra um homem a apagar com com um pincel de tinta branca as palavras ‘delete ordinary’. Outra cena mostra uma mulher com um martelo, acompanhada pela frase ‘break moulds’.

A reação levanta questões sobre se a nova marca, destinada a apelar a um público mais jovem e mais diversificado, corre o risco de alienar os clientes fiéis da marca.

Entre as pessoas que ridicularizam o anúncio nas redes sociais, encontra-se o CEO da Tesla e proprietário do X, Elon Musk, que questiona: “vendem carros?”, uma referência ao facto de o vídeo não incluir quaisquer veículos.


Nas redes sociais, a Jaguar não se inibiu de responder às críticas. A marca respondeu a Elon Musk convidando-o para a Semana de Arte de Miami, no início de dezembro, que é patrocinada pela Jaguar e onde a marca planeia apresentar um novo carro concetual.

Em declarações ao Financial Times, Rawdon Glover, diretor-geral da Jaguar, defende o distanciamento da empresa dos “estereótipos tradicionais da indústria automóvel”, acrescentando que, apesar de a reação à campanha, que teve mais de 160 milhões de visualizações nas redes sociais, ter sido “muito positiva”, está desiludido com o “ódio e a intolerância” nos comentários dirigidos às pessoas que aparecem no vídeo.

Quanto ao novo logótipo da Jaguar, que utiliza um tipografia personalizada que combina letras maiúsculas e minúsculas, e que a marca descreve como uma “celebração do modernismo” com a sua “forma geométrica, simetria e simplicidade”, as vozes críticas sugerem que não estava à altura das aspirações ‘premium’ da Jaguar. A paleta de cores da Jaguar também está a mudar, passando a incluir tons de amarelo, vermelho e azul.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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TikTok e Polígrafo promovem literacia mediática (com vídeos)

“A campanha inclui várias funcionalidades interativas e recursos dentro da plataforma, especificamente desenhados para promover o consumo de informações precisas e incentivar uma abordagem crítica na avaliação de conteúdos”, informa o TikTok em comunicado de imprensa

O TikTok está a lançar uma campanha de literacia mediática em Portugal. Desenvolvida em parceria com o Polígrafo, organização de verificação de factos certificada pela International Fact-Checking Network (IFCN) e pela European Fact-Checking Standards Network (EFCSN), a iniciativa pretende combater a desinformação, através da partilha de vídeos informativos.

“A campanha inclui várias funcionalidades interativas e recursos dentro da plataforma, especificamente desenhados para promover o consumo de informações precisas e incentivar uma abordagem crítica na avaliação de conteúdos”, explica o TikTok em comunicado de imprensa.

Além de disponibilizar uma ‘app’ de literacia digital na plataforma, um ‘hub’ de informação dedicado que fornece aos utilizadores orientações para avaliar a credibilidade dos vídeos, com dicas para distinguir entre conteúdo factual e enganador, o TikTok está a divulgar anúncios educativos criados pelo Polígrafo.

“Os cinco vídeos abordam competências essenciais para a literacia mediática, que incluem métodos de verificação de factos, identificação de narrativas que tendem a propagar informação falsa, análise das fontes de informação e manutenção da vigilância contra a desinformação”, refere o documento.

A iniciativa está a ser divulgada através de uma campanha promocional no TikTok. A comunicação é amplificada através do envio de alertas de desinformação integrados. “Quando os utilizadores pesquisarem temas frequentemente associados a desinformação, serão direcionados para conteúdos relevantes de literacia mediática, reforçando a abordagem proativa de educar os utilizadores”, explica o TikTok.

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Dua Lipa promove ténis Puma Speedcat (com vídeo)

O anúncio mostra Dua Lipa (na foto) numa ‘roadtrip’ no deserto, ao volante de um carro vermelho descapotável, calçando uns Speedcat da mesma cor. Estes ténis são criados originalmente para os pilotos de Fórmula Um, em 1998, numa versão à prova de fogo

A cantora e compositora Dua Lipa, embaixadora da Puma, é o rosto da campanha global de promoção dos novos ténis Puma Speedcat. O filme publicitário já está a ser divulgado em televisão, suportes digitais e redes sociais, para promover os dois novos modelos Speedcat, que chegam ao mercado a 5 de dezembro.

O anúncio mostra Dua Lipa numa ‘roadtrip’ no deserto, ao volante de um carro vermelho descapotável, calçando uns Speedcat da mesma cor. Estes ténis são criados originalmente para os pilotos de Fórmula Um, em 1998, numa versão à prova de fogo.

Em alguns mercados, a campanha está a ser amplificada com a divulgação de um filme publicitário protagonizado por Rosé, membro da banda feminina Blackpink, outra das embaixadoras da marca desportiva, salienta a Puma em comunicado de imprensa.

“O novo modelo [de ténis] reflete um espírito de liberdade, imprevisibilidade e exploração ousada, quebrando limites a cada passo. Serve como um poderoso símbolo de autoexpressão, reescrevendo o legado desta silhueta icónica para uma nova geração”, refere o documento.

Lançados há 25 anos, os Puma Speedcat foram reintroduzidos no mercado no verão de 2024. Inspirados nas corridas profissionais, regressam com colaborações exclusivas e de lançamentos de edição limitada. Os novos modelos lançados agora estão disponíveis em vermelho e preto e na versão ‘pink blush’.

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Portugal arrecada nove prémios no ADCE

A agência do Porto Bürocratik é a única que arrecada Ouro, com a campanha Made for Nature (na foto), para a Kōzōwood Industries SA, na categoria de Design Interativo. No ADCE Student Awards há um Prata e quatro Bronzes

Portugal soma um total de nove prémios com um Ouro, três Pratas e cinco Bronzes, na 33a edição dos Prémios ADCE, cujos vencedores foram anunciados na Gala de Entrega de Prémios, a 22 de novembro, em Barcelona.

A agência do Porto Bürocratik é a única que arrecada Ouro com a campanha Made for Nature, para a Kōzōwood Industries SA, na categoria de Interactive Design.

Os três Pratas pertencem à Coming Soon, com a campanha Surfing Through the Odds, na categoria Photography; ao Studio Eduardo Aires, com a campanha Vicente Gajardo, na categoria Editorial Design; e à Poets & Painters, com a Cosmogonia da Identidade, na categoria Editorial Design.

Os cinco Bronzes dividem-se entre Paulo Mariano, com a campanha All_About_Francis, na categoria Any Other; José Mendes, com o livro
Arquipélago para a Written by Light; Studio Eduardo Aires com o novo design do símbolo da República Portuguesa; e para a Judas, que arrecada dois Bronzes com a campanha Madrasta, na categoria Logotype, e com a campanha League of All Leagues, na categoria Live Stunts Brand Activation.

No ADCE Student Awards, Gonçalo Salgado, aluno português a estudar em Barcelona, ganha um Bronze com o trabalho Heroes of Petanca, na categoria Brand / Communication Design.

O Morfeu Collective, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, arrecada dois prémios, um Prata, na categoria de Brand / Communication Design, e um Bronze, na categoria de Publication Design.

Lara Kerns, da Lisbon School of Architecture, ganha um Bronze com o trabalho SafeTrays. Com o trabalho Fogar, Mercedes Dinis Alves, aluna portuguesa e estudar na Elisava Barcelona School of Design and Engineering, ganha um prémio Bronze, na categoria Brand / Communication Design.

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Eventos desportivos de interesse público transmitidos em canal aberto a partir de 2025

Despacho do Governo publicado em Diário da República refere que a medida abrange “modalidades tuteladas em Portugal por federações desportivas detentoras de estatuto de utilidade pública desportiva”

A partir de janeiro do próximo ano, os eventos desportivos de interesse público passam a ser transmitidos em canal aberto. De acordo com o despacho publicado a 20 de novembro em Diário da República, a decisão abrange “modalidades tuteladas em Portugal por federações desportivas detentoras de estatuto de utilidade pública desportiva”.

Além da Volta a Portugal em Bicicleta, do Rali de Portugal e da final da Liga das Nações de futebol masculino, a lista divulgada inclui jogos das provas da UEFA, as meias-finais e finais das competições oficiais internacionais de desportos coletivos, entre clubes seniores, provas femininas e masculinas, em que participem equipas portuguesas, provas com participações de atletas portugueses nas modalidades individuais séniores, bem como das seleções nacionais principais nas fases finais de campeonatos do mundo e da Europa.

“O seu acesso [deve] ser facultado pelos adquirentes dos respetivos direitos exclusivos que emitam em regime de acesso condicionado ou sem cobertura nacional aos operadores interessados na sua transmissão televisiva que emitam por via hertziana terrestre com cobertura nacional e acesso não condicionado”, refere o diploma.

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Apple assume venda de anúncios na Apple News

O objetivo é aumentar as receitas de publicidade da criadora do iPhone e dos seus parceiros editoriais, que até agora estavam dependentes de fornecedores externos, para venderem anúncios na versão gratuita da Apple News

A Apple está a planear vender diretamente espaços publicitários na aplicação de notícias Apple News, assumindo o controlo das vendas e pondo fim à dependência de terceiros, noticia a Axios. O objetivo é aumentar as receitas de publicidade da criadora do iPhone e dos seus parceiros editoriais, que até agora estavam dependentes de fornecedores externos, para venderem anúncios na versão gratuita da Apple News.

A iniciativa, que está a ser apresentada aos anunciantes, prevê anúncios no ‘feed’ de notícias da empresa liderada por Tim Cook, com a possibilidade de anunciar em ‘feeds’ específicos e em artigos individuais, caso os anunciantes pretendam alinhar-se contextualmente com determinados temas.

A partir de 2025, a Apple vai vender conteúdos patrocinados ‘premium’, selecionados editorialmente para eventos relevantes, como a Met Gala e o Open dos Estados Unidos, entre outros. Para além dos patrocínios ‘premium’, a equipa da Apple News também está a propor a introdução de ‘banners’ e anúncios em vídeo em 17 formatos diferentes, incluindo anúncios em formato carrossel que apresentam diferentes produtos.

A Apple, que já vende o seu próprio catálogo de anúncios na pesquisa e na App Store desde 2016, vai conceder às empresas editoriais uma percentagem de 70% das receitas publicitárias, para os anúncios vendidos em artigos, e uma percentagem baseada no desempenho, para os anúncios no ‘feed’, em função do ‘engagement’ que gerarem. Os anúncios que não forem vendidos, serão disponibilizados a fornecedores de terceiros para venda em seu nome.

Uma previsão intercalar do GroupM e da eMarketer estima que o negócio de publicidade da Apple venha a valer cerca de 10 mil milhões de dólares em 2024. Embora a empresa não partilhe as receitas publicitárias, os analistas do GroupM estimam que a publicidade representa cerca de 10% do valor total de receitas de faturação do segmento de serviços da Apple, que ronda os 100 mil milhões de dólares.

Além da publicidade, as receitas de serviços da Apple provêm de subscrições e de transações, através de produtos como Apple Music, iCloud, Apple News+, Apple TV+, App Store e Apple Pay.

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Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações

A funcionalidade destina-se a utilizadores que sentem que as recomendações de conteúdos já não correspondem aos seus interesses, permitindo-lhes recomeçar do zero e treinar novamente o algoritmo da aplicação sobre os conteúdos que querem ver

O Instagram está a testar a possibilidade de os utilizadores reporem as suas recomendações, funcionalidade que permite recomeçar do zero e treinar novamente o algoritmo da aplicação, em relação aos conteúdos que querem ver na página Explore, no Feed e no Reels. A funcionalidade destina-se a utilizadores que sentem que as recomendações de conteúdos já não correspondem aos seus interesses.

Adam Mosseri, diretor do Instagram, publicou um vídeo na rede social em que refere que a nova funcionalidade não se destina a ser utilizada com frequência, sendo que foi concebida apenas para os casos em que se pretende uma renovação total. “Quero deixar claro que estamos a falar de uma mudança significativa”, enfatiza Adam Mosseri. A nova funcionalidade será lançada a nível mundial em breve, de acordo com o comunicado de imprensa do Instagram.

Caso um utilizador reponha o seu algoritmo, as recomendações de conteúdo vão começar a ser personalizadas novamente ao longo do tempo, com base nas publicações e contas com as quais o utilizador interage. É ainda dada a opção de rever a lista de contas que seguem, para deixarem de seguir contas que partilham conteúdos que já não lhes interessa.

“No início, vai tornar o Instagram muito menos interessante para o utilizador, porque vamos tratá-lo como se não soubéssemos nada sobre os seus interesses e vai demorar algum tempo a reaprendê-los. Por isso, não é algo que recomende que seja feito a toda a hora, mas caso o utilizador não se sinta bem com a sua experiência, isto fornece-lhe uma alternativa”, acrescenta o diretor do Instagram, no vídeo publicado no Instagram.

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