Facebook anuncia fundo europeu de 3 milhões para apoiar jornalismo
Foi anunciado esta quinta-feira um fundo de três milhões de dólares para apoiar meios de comunicação local durante a pandemia covid-19 através de uma parceria entre o Facebook Journalism Project e o European Journalism Centre.
Pedro Durães
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões
Foi anunciado esta quinta-feira um fundo de três milhões de dólares para apoiar meios de comunicação local durante a pandemia covid-19 através de uma parceria entre o Facebook Journalism Project e o European Journalism Centre. O European Journalism Covid-19 Support Fund destina-se a “organizações noticiosas de pequena ou média dimensão e jornalistas em necessidade nos países mais duramente atingidos na Europa, de modo a dar suporte ao seu negócio e ao trabalho de cobertura sobre o impacto da covid-19 nas suas comunidades locais”.
“Por toda a Europa, organizações noticiosas locais estão a enfrentar uma batalha pela sobrevivência”, alerta Adam Thomas, director do Europen Journalism Centre, lembrando que, “profundamente afectados pelo impacto comercial da covid-19, os jornalistas estão a fornecer cobertura essencial com recursos mínimos”. “Sem apoio urgente, serão incapazes de combater a desinformação e informar os cidadãos”, sublinha o responsável, explicando que o fundo “foi pensado para proteger jornalistas que estão a trabalhar em proximidade com as suas comunidades durante esta crise”.
A atribuição dos apoios será decidida pelo European Journalism Centre de forma independente do Facebook, não sendo obrigatório o uso de ferramentas e produtos disponibilizados pela rede social, sendo que o financiamento de projectos pode incluir, a título de exemplo, o apoio a iniciativas como o lançamento de uma newsletter dedicada à covid-19, a abertura de paywalls, contratação de jornalistas freelance ou o desenvolvimento de eventos online.