Como o Selina se tornou num case study
Manuel Rito é o responsável pelo marketing do grupo hoteleiro Selina a nível mundial. A estratégia para combater o impacto da covid-19 passou pelo co-living Em plena pandemia, as unidades […]

Rui Oliveira Marques
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Manuel Rito é o responsável pelo marketing do grupo hoteleiro Selina a nível mundial. A estratégia para combater o impacto da covid-19 passou pelo co-living
Em plena pandemia, as unidades hoteleiras do grupo Selina em Portugal tornaram-se num case study. “A estratégia de co-living para os hotéis foi um sucesso e neste momento todas as nossas unidades estão abertas com ocupação média superior a 80 por cento. A combinação entre co-living e hotelaria tradicional é uma estratégia que se manterá até ao final do ano”, comenta ao M&P Manuel Rito, que este mês assumiu o marketing da empresa a nível global. A crise gerada pela covid-19 trouxe ao Selina um novo modelo de negócio. Desde Maio de 2020, que os hotéis promovem estadias de 30 dias. “O co-living permitiu alargar o nosso segmento e conseguimos que os nossos hotéis de Lisboa e Porto se mantivessem abertos durante o ponto crítico desta crise. As quebras durante os meses de quarentena atingiram os 80 por cento de perda de receita, mas que estão agora em franca recuperação nos meses de Verão”, acrescenta.
O grupo Selina abriu a sua primeira unidade europeia em Portugal em 2018, altura em que Manuel Rito entrou na empresa como director de marketing e vendas para o mercado português, ficando também ligado ao processo de reposicionamento da marca e da operação na Europa. O marketeer passou em Dezembro do ano passado a assumir a tarefa de liderar toda a área de marketing do Selina para a Europa. Este mês foi promovido a global marketing project manager, ficando responsável pela gestão, coordenação e implementação de todos os projectos de marketing a nível mundial.
A pandemia não travou os planos do grupo. “O meu trabalho passa por três focos: construção de notoriedade de marca nas novas cidades e países onde o grupo vai abrir, definição e implementação de um plano de marketing para todas as novas unidades da região e coordenação e gestão de toda a equipa operacional dentro de cada país e hotel”, detalha. Antes de integrar o grupo Selina, Manuel Rito esteve três anos na NOS, onde desempenhou funções como brand manager para o departamento de patrocínios e activação. Passou pela agência de publicidade BAR, actualmente BAR Ogilvy, e pelo departamento de e-commerce do Continente.
No ano passado o grupo inaugurou cinco unidades em Portugal. Em 2020 foi a vez de Peniche. Segue-se Sagres. O grupo quer abrir mais 10 hotéis até ao final do ano nos Estados Unidos, Peru, Israel, Reino Unido e México. A prioridade do marketeer português passa por assegurar que estas unidades abrem com uma taxa de ocupação, nos primeiros 90 dias de funcionamento, de mais de 55 por cento. Mas como organizar estas funções distribuídas por territórios tão distintos? “O meu dia-a-dia profissional toca em três pontos: reuniões de status com as equipas locais de cada país sobre projectos em curso relativos a RP, social media, parcerias de marca e digital marketing, depois a construção, definição e apoio à implementação dos planos de marketing para as novas propriedades Selina na região e, finalmente, reunir com parceiros locais ou regionais para definição e implementação de parcerias”, descreve Manuel Rito.
Apesar de ser um grupo hoteleiro, a Selina gosta de se definir como uma plataforma hoteleira. “Utilizamos a hotelaria para materializar a nossa visão de unir comunidades globais a comunidades locais. É uma marca jovem, irreverente que vai buscar não segmentos demográficos, mas segmentos de experiência que procuram na oferta hoteleira a possibilidade de viverem uma ligação única e autêntica com cada cidade que visitam”, prossegue. Cada Selina encontra-se aberto à restante população que pode usufruir dos espaços do hotel, como bares e restaurantes. Em contextos normais, existe uma programação diária com workshops, DJ, encontros temáticos, conversas ou projecções de filmes. Há áreas com várias lojas, como no caso do Selina do Porto, ou então espaços de co-working. No Selina Gerês existe oferta de tipologia gampling. Outro exemplo de inovação: o staff do grupo hoteleiro Selina passou a ser vestido pela Levi’s, sendo que o novo showroom e gabinete de relações públicas da marca localiza-se agora no Selina de Lisboa. “O mercado tem de encontrar novas formas de inovar. Em Portugal temos sido pioneiros não só na criação de novos conceitos como somos utilizados pelos grupos internacionais como teste para todos os outros mercados, como no caso do Selina que abriu em Portugal primeiro e só depois no resto da Europa”, remata Manuel Rito.