FPF acusa The Famous Grouse de “utilização abusiva do nome da selecção nacional”
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tinha já avisado que iria denunciar publicamente eventuais situações de apropriação da imagem da selecção nacional de futebol a propósito do Euro 2020. A primeira visada é a marca The Famous Grouse.

Rui Oliveira Marques
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tinha já avisado que iria denunciar publicamente eventuais situações de apropriação da imagem da selecção nacional de futebol a propósito do Euro 2020. A primeira visada é a marca The Famous Grouse. Esta terça-feira a FPF apontou em comunicado para “uma marca de uísque” por “utilização abusiva do nome da selecção nacional numa campanha de comunicação e marketing (…) relacionada com a presença de Portugal no campeonato da Europa 2020”.
Apesar de o comunicado da FPF não fazer referência à marca de uísque em concreto, o M&P confirmou junto de fonte próxima do processo que se trata da The Famous Grouse. No comunicado, a FPF “repudia de forma veemente o aproveitamento e a exploração irresponsável por parte daquela marca de direitos que não lhe pertencem e cuja utilização não foi autorizada” e acrescenta que “jamais permitirá que o seu nome seja associado a práticas relacionadas com apostas ou previsões desportivas”.
A The Famous Grouse contratou o humorista Hugo Sousa para criar uma série de vídeos, para ficarem disponíveis nas redes sociais da marca, onde, três dias antes de cada jogo e acompanhado pela mascote da marca, irá apresentar as previsões dos resultados dos jogos de Portugal durante o Euro 2020. Com presença em televisão, cinema, outdoors e digital, esta campanha representa um investimento de mais de 500 mil euros, de acordo com a marca. A campanha The Famous Portugal foi desenvolvida pela agência Upstairs, enquanto a declinação The Famous Predictions tem assinatura da Publicis. As iniciativas da marca não ficam por aqui, já que a The Famous Grouse lançou uma edição limitada onde a marca é substituída pelo nome The Famous Portugal, como forma de demonstrar o seu apoio à actual campeã europeia de futebol.
Guilherme Alves, group brand manager de The Famous Grouse, tinha referido em comunicado, quando do lançamento da campanha, que se tratava da “única marca de whisky a fazer investimentos junto do desporto-rei. Embora não esteja associada ao evento de forma oficial, The Famous Grouse pretende com esta campanha convidar os portugueses a recompensarem-se, celebrando os jogos de Portugal de uma forma mais especial, ao sabor de um bom uísque”.
O M&P contactou a The Famous Grouse com o intuito de saber se a marca iria manter a campanha no ar, aguardando resposta oficial. A FPF conta com a colaboração da Auto Regulação Publicitária (ARP) para alertar para as situações de aproveitamento abusivo associado ao Euro 2020 e à selecção nacional por parte de entidades não autorizadas, “pretendendo evitar assim todo e qualquer tipo de ambush marketing”.