Um jornal local de Lisboa escalável a nível mundial
Catarina Carvalho protagonizou esta terça-feira a conversa “Building a trusted media startup from the ground up”, no âmbito da conferência tecnológica. Quais são os elementos diferenciadores da Mensagem de Lisboa […]
Rui Oliveira Marques
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Catarina Carvalho protagonizou esta terça-feira a conversa “Building a trusted media startup from the ground up”, no âmbito da conferência tecnológica. Quais são os elementos diferenciadores da Mensagem de Lisboa que fazem sentido partilhar num evento como a Web Summit?
“A Mensagem é um novo tipo de fazer jornalismo, mais próximo e com as pessoas. Os eventos na Brasileira do Chiado e a comunicação com as pessoas, nomeadamente as redações abertas, o facto de aceitarmos contribuições dos leitores são um tipo de trabalho horizontal, que se distingue do trabalho habitual dos media”, explica ao M&P a directora do jornal digital e comunitário que nasceu em Fevereiro de 2021.
“Tratamos de temas de que ninguém trata e falamos de pessoas de que não se fala habitualmente, mostrando uma cidade mais humana e por descobrir. Contamos a Lisboa que não se conhecia apesar de tantos media aqui estarem baseados. Tudo isto não é só conteúdo – é também um modelo de negócio, baseado num valor social e numa participação e pertença”, argumenta a ex-directora executiva do DN, acrescentando que se trata de um negócio “escalável a nível mundial, talvez por isso o projecto tenha levantado tanta curiosidade internacional”. Além de Catarina Carvalho já ter participado em várias conferências para apresentar o projecto, a Mensagem estabeleceu um acordo de partilha de conteúdos com os jornais Folha de São Paulo e o suíço 24 Horas. Quanto a números e resultados dos primeiros meses de actividade, Catarina Carvalho prefere não adiantar pormenores. “Ainda estamos muito no início”.
Também esta terça-feira a Mensagem promoveu, n’A Brasileira, a conversa “As Cidades Europeias e os Media: as histórias não contadas”, com a presença da vice-presidente da Comissão Europeia, Vera Jourová. A responsável pelos valores e transparência da UE também passou pela Web Summit, onde avançou que as regras europeias para a publicidade política online vão mudar.
Entretanto, a Mensagem de Lisboa vai integrar a primeira edição do Google News Initiative Startups Lab na Europa. O jornal digital ficou entre os 10 projectos escolhidos, após uma selecção que contou com 120 concorrentes, de 28 países. O laboratório é da responsabilidade do Media Lab Bayern, European Journalism Center e do Google News Initiative. O programa dura seis meses, com workshops, coaching e networking. No final, haverá uma bolsa de 25 mil euros para um projecto considerado inovador.
Acompanhe a Web Summit no site e na edição quinzenal do M&P