Streaming em Portugal: Netflix lidera em subscrições e frequência de utilização, HBO com maior potencial de crescimento
A subscrição de serviços de streaming chega já a mais de três quartos dos portugueses, segundo um estudo da Multidados no qual 77,2% dos inquiridos afirma ter acesso a pelo menos uma plataforma.
Pedro Durães
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
A subscrição de serviços de streaming chega já a mais de três quartos dos portugueses, segundo um estudo da Multidados no qual 77,2% dos inquiridos afirma ter acesso a pelo menos uma plataforma. O Netflix lidera destacado, sendo o serviço mais acedido e também aquele que os portugueses dizem utilizar mais frequentemente. Já a HBO surge como aquela que apresenta maior potencial de crescimento no mercado nacional já que, além de ser apontada como a plataforma que os portugueses mais pretendem subscrever no futuro, é também o serviço com maior taxa de retenção estimada para os próximos seis meses.
Indicado por 79,1% dos utilizadores de serviços de streaming, o Netflix lidera destacado enquanto plataforma mais acedida, com a HBO a larga distância, referida por 25,2% dos utilizadores. Seguem-se, de acordo com os dados apurados pelo estudo inMarket da Multidados a partir de uma amostra de 1.000 indivíduos, Amazon Prime Vídeo (19,4%), NOS Play (13,7%), Disney Plus (11,5%), Apple TV (5,8%), Meo Filmes & Séries (7,9%) e Opto SIC (4,3%). “Apesar do acesso a diversas plataformas, apenas a Netflix apresenta uma utilização com grande frequência (72,7%), seguindo-se a HBO (10,1%) e a Amazon Prime Video (7,2%)”, detalha a empresa de estudos de mercado, concluindo que “muitos dos consumidores possuem diferentes plataformas mas utilizam-nas apenas em determinados momentos e não para consumo diário/ frequente”.
A partir desta análise, é igualmente traçada uma previsão de quais as plataformas que apresentam maior potencial de crescimento em Portugal, com base em dois indicadores. Um deles é a retenção estimada de subscritores, onde se chegou à conclusão de que 100% dos utilizadores da HBO e 77,8% da Amazon Prime Vídeo pretendem manter a subscrição nos próximos seis meses. “Em contrapartida, 21,6% dos portugueses afirmam não saber se desejam manter a subscrição da Netflix e 20% da Disney Plus”, indica o estudo. Outro indicador que permite aferir este potencial de crescimento é a resposta à questão sobre qual a plataforma de streaming que os portugueses pretendem aderir num futuro próximo. A HBO volta a surgir em destaque, sendo apontada por 28,3% dos inquiridos, seguindo-se Netflix (12,9%), Disney Plus (12,8%), Amazon Prime Vídeo (10,5%), Opto SIC (5,2%), Meo Filmes & Séries (3%) e NOS Play (2,5%).
Analisando os motivos que levam os portugueses a optar por cada uma das plataformas, a qualidade do conteúdo surge como principal razão de utilização da Amazon Prime Video (55,6%), Apple TV (50,1%), HBO (50%) e Meo Filmes & Séries (49,9%), enquanto a boa relação preço/qualidade destaca-se na HBO (37,5%), NOS Play (33,3%), Netflix (26,8%) e Amazon Prime Video (22,2%).