Havas e Raparigas da Bola entram a pés juntos na capa do desportivo A Bola (com vídeo)
Não há notícias sobre mulheres na capa dos jornais desportivos? Ao longo da semana em que se assinala o Dia Internacional da Mulher (8 de março), basta apontar o telemóvel para a capa do jornal A Bola para “mudar o género às notícias”.

Pedro Durães
Cristina Girão lidera direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
Casa do Passadiço assina bar da Aquazzura em Roma
47% das marcas com vendas omnicanal não fazem campanhas de conversão
Não há notícias sobre mulheres na capa dos jornais desportivos? Ao longo da semana em que se assinala o Dia Internacional da Mulher (8 de março), basta apontar o telemóvel para a capa do jornal A Bola para “mudar o género às notícias”. Numa ação que visa tomar de assalto “as capas do maior jornal desportivo de Portugal”, a Havas volta a entrar em campo ao lado da associação Raparigas da Bola numa nova iniciativa de combate à desigualdade de género no desporto. A agência, recorde-se, transformou no último ano as notícias dos três principais jornais desportivos nacionais em infográficos divididos em duas cores com o objetivo de para mostrar a diferença de exposição mediática dada a atletas homens e atletas mulheres. A campanha, criada para a mesma ONG, acabaria por ser uma das mais premiadas nacional e internacionalmente no último ano.
Desta vez, sob o hashtag #RaparigasNaBola, a associação chama a atenção que “não há nada para celebrar quando as capas dos jornais desportivos só dão destaque aos homens, muitas vezes até com notícias fúteis, que poderiam dar lugar a histórias de atletas mulheres”. Nesse sentido, a ONG desafia “atletas, influencers, jornalistas e qualquer pessoa que queira ajudar a dar mais visibilidade ao desporto feminino” a “virar o jogo” e “mudar o género às notícias”. Para isso, basta utilizar o smartphone e, através de realidade aumentada, trocar as capas do desportivo A Bola para dar destaque a notícias sobre mulheres.
A ação, que decorre até ao final deste semana, conta com a colaboração de jornalistas como Cláudia Martins e Cláudia Lopes, além do grupo Raparigas da Bola, liderados pela fundadora Marta Faria. O conceito, assinado pela Havas, teve desenvolvimento e implementação a cargo do Studio Akt Creative.