5º Congresso de Jornalistas terá lugar em 2024 e será presidido por Pedro Coelho
Pedro Coelho, jornalista da SIC, será o presidente do 5º Congresso de Jornalistas, que terá lugar no início de 2024.
Pedro Durães
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Pedro Coelho, jornalista da SIC, será o presidente do 5º Congresso de Jornalistas, que terá lugar no início de 2024. “O nosso camarada Pedro Coelho começa a partir deste momento a preparar um congresso que esperamos que seja um marco para os e as jornalistas e para o jornalismo, um momento fundamental de reflexão e de procura de caminhos porque é preciso combater a desinformação e só há uma forma de o fazer: com jornalismo, com jornalismo de qualidade”, informa o Sindicato dos Jornalistas, que, em conjunto com o Clube de Jornalistas e com a Casa da Imprensa, integra a comissão organizadora do congresso.
“Além do reconhecimento entre os seus pares, Pedro Coelho é também professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, o que corresponde, também, a uma preocupação comum das três entidades: a ligação cada vez mais profunda entre a academia e a profissão”, acrescenta-se sobre a escolha do jornalista da SIC, cujo nome foi apontado por unanimidade.
Ainda sem uma data definida, sabe-se apenas que o 5º Congresso de Jornalistas terá lugar nos primeiros meses de 2024, momento que, sublinha a entidade sindical, “encerra um simbolismo ao qual não poderíamos passar ao lado, já que será no início de um ano em que se comemora os 50 anos de 25 de Abril, que teve como uma das principais conquistas a conquista da Liberdade de Imprensa e de Expressão”. No mesmo ano, o Sindicato dos Jornalistas assinala 90 anos.
“Tal como no 4º Congresso, as três organizações representativas do setor unem esforços para a realização do congresso numa altura em que é urgente encontrar caminhos para o jornalismo que queremos, num contexto de profunda crise, de precariedade crescente e de uma galopante propagação da desinformação”, refere-se no comunicado onde é a anunciada a escolha de Pedro Coelho para presidir ao 5º Congresso.
Entre os temas que poderão integrar o programa, segundo o balanço da assembleia geral, recorde-se, estão os desafios do financiamento dos media, os baixos salários e a precariedade de jornalistas que trabalham com e sem vínculos, as questões de liberdade, diversidade e pluralismo no trabalho produzido ou a formação de jornalistas em matérias relacionadas com a liberdade de imprensa.
O 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses decorreu entre os das 12 e 15 de janeiro de 2017 no cinema São Jorge, em Lisboa.