Maioria dos consumidores espera pela Black Friday para compras de Natal e lojas físicas voltam a ganhar força
Poupar é a palavra de ordem neste Natal e, por isso, a maioria dos consumidores pretende aproveitar a Black Friday, que se assinala esta sexta-feira, para comprar os presentes da […]
Sandra Xavier
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Poupar é a palavra de ordem neste Natal e, por isso, a maioria dos consumidores pretende aproveitar a Black Friday, que se assinala esta sexta-feira, para comprar os presentes da época festiva. É o que revela o estudo do Boston Consulting Group (BCG) “O que esperar da Black Friday em plena crise do custo de vida”, para o qual inquiriu mais de 9.000 consumidores, em três continentes.
Numa altura em que, segundo o estudo, mais de 80% dos indivíduos em todo o mundo se sentem ansiosos com o aumento dos preços e 75% afirmam estar preocupados com a perspetiva de uma recessão económica prolongada, conclui-se que, para além de a maioria dos consumidores estar a planear tirar ainda mais partido dos descontos deste ano, os consumidores da geração Z e os millennials querem comprar de forma sustentável e responsável. O BCG indica que 51% mostram vontade de comprar localmente, 37% em segunda mão e 40% a empresas orientadas para objetivos específicos.
O estudo alerta ainda que as empresas devem estar atentas às mudanças na dinâmica dos canais de comunicação, revelando que, se no ano passado, metade dos consumidores do efetuou as compras exclusivamente online na Black Friday, menos de um terço pretende fazê-lo em 2022, ou seja, o consumo na loja está a “renascer”. 70% de todos os potenciais compradores a pretenderem realizar, pelo menos, algumas das compras deste ano nas lojas, enquanto que 60% tencionam fazer compras digitais e presenciais.
De acordo com o inquérito do BCG, as empresas que já respondem a estas tendências com uma experiência omnicanal sem falhas, estarão melhor posicionadas para captar a atenção dos clientes relativamente às que ainda não o fazem.
O estudo conclui, igualmente, que o metaverso pode representar outra oportunidade para as empresas. Para já, menos de 40% dos consumidores afirmam saber o que é – apenas 15% admitem tê-lo utilizado -, mas um em cada dois consumidores imagina-se a fazer as compras da Black Friday num mundo virtual, num futuro próximo.