Maioria dos portugueses escolhe lojas físicas para as compras de Natal
Este Natal, 84% dos portugueses vão realizar as suas compras nas lojas físicas, sendo os mais velhos, com idades entre os 45 e os 74 anos, os que demonstram mais […]
Sandra Xavier
Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações
TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Este Natal, 84% dos portugueses vão realizar as suas compras nas lojas físicas, sendo os mais velhos, com idades entre os 45 e os 74 anos, os que demonstram mais esta preferência (86%). Os dados são do Observador Cetelem Natal 2022, a partir de um inquérito conduzido pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ.
O estudo revela ainda que 53% dos inquiridos vão fazer compras online – mais 36 pontos percentuais do que no ano anterior -, principalmente, os jovens dos 18 aos 34 anos (62%). Nestas compras, os inquiridos revelam que pretendem gastar em média cerca de 135 euros, mais 20 euros do que no ano passado.
O Observador Cetelem conclui ainda que 4% dos entrevistados refere que tenciona recorrer à venda direta ou por catálogo.
Já quanto aos estabelecimentos físicos onde pretendem fazer as suas compras, 71% dos portugueses demonstram preferência pelas lojas nas grandes superfícies/ centros comerciais e 70% pelos super e hipermercados. 51% dos entrevistados tencionam dirigir-se às grandes superfícies especializadas e 45% vão optar por lojas de comércio local/tradicional. Cerca de um em cada quatro pretende comprar em feiras e mercados de Natal.
A nível regional, os dados do estudo revelam que os indivíduos do Sul (73%) procuram mais os centros comerciais para as compras de Natal, os residentes do Centro optam mais pelos super e hipermercados (72%) e os do Norte preferem o comércio local (48%).