Maioria dos portugueses escolhe lojas físicas para as compras de Natal
Este Natal, 84% dos portugueses vão realizar as suas compras nas lojas físicas, sendo os mais velhos, com idades entre os 45 e os 74 anos, os que demonstram mais […]

Sandra Xavier
Cristina Girão lidera direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
Casa do Passadiço assina bar da Aquazzura em Roma
47% das marcas com vendas omnicanal não fazem campanhas de conversão
Este Natal, 84% dos portugueses vão realizar as suas compras nas lojas físicas, sendo os mais velhos, com idades entre os 45 e os 74 anos, os que demonstram mais esta preferência (86%). Os dados são do Observador Cetelem Natal 2022, a partir de um inquérito conduzido pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ.
O estudo revela ainda que 53% dos inquiridos vão fazer compras online – mais 36 pontos percentuais do que no ano anterior -, principalmente, os jovens dos 18 aos 34 anos (62%). Nestas compras, os inquiridos revelam que pretendem gastar em média cerca de 135 euros, mais 20 euros do que no ano passado.
O Observador Cetelem conclui ainda que 4% dos entrevistados refere que tenciona recorrer à venda direta ou por catálogo.
Já quanto aos estabelecimentos físicos onde pretendem fazer as suas compras, 71% dos portugueses demonstram preferência pelas lojas nas grandes superfícies/ centros comerciais e 70% pelos super e hipermercados. 51% dos entrevistados tencionam dirigir-se às grandes superfícies especializadas e 45% vão optar por lojas de comércio local/tradicional. Cerca de um em cada quatro pretende comprar em feiras e mercados de Natal.
A nível regional, os dados do estudo revelam que os indivíduos do Sul (73%) procuram mais os centros comerciais para as compras de Natal, os residentes do Centro optam mais pelos super e hipermercados (72%) e os do Norte preferem o comércio local (48%).