FCB Lisboa e Animalife querem acabar com o abandono de animais idosos
Romário (13 anos), Kira e Romy (12) e Pirolito (11) são os protagonistas da campanha “Paixões não Envelhecem”, criada pela FCB Lisboa para a Animalife com o objetivo de alertar para o abandono de animais idosos.

Pedro Durães
Cristina Girão lidera direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
Casa do Passadiço assina bar da Aquazzura em Roma
47% das marcas com vendas omnicanal não fazem campanhas de conversão
Romário (13 anos), Kira e Romy (12) e Pirolito (11) são os protagonistas da campanha “Paixões não Envelhecem”, criada pela FCB Lisboa para a Animalife com o objetivo de alertar para o abandono de animais idosos. Segundo dados oficiais, todos os dias são abandonados, em média, 119 animais em Portugal, o que resultou em mais de 43 mil animais recolhidos das ruas só em 2021. “A idade avançada é, infelizmente, um dos motivos para entrega de cães e gatos em abrigos, onde acabam por passar os últimos dias de vida longe de quem gostam, muitas vezes confinados”, alerta a instituição.
“Cães velhos aprendem amores novos”, “O amor deles nunca se reforma” ou “Os tempos mudam. A lealdade nunca sai de moda” são algumas das frases que pretendem sublinhar a importância da relação entre tutores e animais e que acompanha mas fotografias assinadas por Daryan Dorneles, fotógrafo especializado em retratos com trabalhos publicados em títulos como GQ, Vogue, Bravo, Rolling Stone ou Esquire.
“Os animais fazem parte do nosso dia a dia e é importante relembrar que, apesar dos muitos momentos de alegria e de companhia que nos proporcionam, com o avançar da idade vão apresentar maior dificuldade em andar, a energia já não é a mesma e o corpo começa a dar sinais e alertas de cansaço”, salienta Rodrigo Livreiro, presidente da direção da Animalife, defendendo que, “como nós, quando envelhecemos, também precisam de paciência, carinho e compreensão”.
É nesse sentido que, afirma, “campanhas como esta são fundamentais porque permitem sensibilizar para a importância que os animais de companhia têm no nosso dia a dia, no nosso crescimento e desenvolvimento e para alertar que, em momento algum, o abandono é uma solução”. “É sim um ato cruel, principalmente para um animal idoso que muito dificilmente conseguirá resistir ou adaptar-se a uma vida numa instituição, fechado numa box”, chama a atenção Rodrigo Livreiro.
A campanha, que arranca esta segunda-feira, foi desenvolvida em regime pro bono pela FCB Lisboa, que abriu um casting a nível nacional para que tutores de cães idosos pudessem inscrever os seus animais. Uma vez selecionados os modelos (humanos e animais), o fotógrafo Daryan Dorneles aceitou o desafio de colaborar com o projeto, realizando todas as imagens. “A Animalife destaca-se há anos com uma voz ativa na proteção dos animais de estimação. Ficamos muito orgulhosos de, através da FCB Lisboa For Good, podermos contribuir para ajudar esta causa”, remata Edson Athayde, CEO e CCO da agência.