Reconstituição Portuguesa da FCB Lisboa soma mais dois ouros, agora nos Clio Awards
O projeto da FCB Lisboa para a Penguin Random House Portugal foi o único trabalho nacional distinguido na edição deste ano dos Clio Awards.

Pedro Durães
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O projeto da FCB Lisboa para a Penguin Random House Portugal foi o único trabalho nacional distinguido na edição deste ano dos Clio Awards. Reconstituição Portuguesa, que no último ano somou grandes prémios nos festivais Cannes Lions, Mad Stars, El Ojo e Eurobest, voltou a estar em destaque ao arrecadar agora dois ouros, nas categorias de Design e Relações Públicas.
Com este trabalho, recorde-se, a FCB Lisboa tornou-se a primeira agência portuguesa a conquistar um grand prix em Cannes. Desde então, o projeto somou já mais grandes prémios nos festivais Mad Stars e Eurobest, um bronze nos LIA, um ouro nos Epica Awards, tendo também conquistado o primeiro Gran Ojo para uma agência nacional no festival ibero-americano de publicidade El Ojo.
Inspirados na técnica de blackout poetry, um coletivo de poetas e ilustradores liderado pela dupla criativa Viton Araújo e Diego Torgo aplicou o lápis azul sobre as palavras da Constituição de 1933, distorcendo e subvertendo as suas palavras, rasurando e desenhando, dando origem a poemas e ilustrações que exaltam os valores de Abril. A iniciativa Reconstituição Portuguesa deu origem a um livro publicado pela Companhia das Letras (Penguin Random House). O livro foi lançado no dia 25 de Abril de 2022, no Museu do Aljube, no âmbito das comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos.